MicroMagic PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As importantes regras de regata

4 participantes

Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty As importantes regras de regata

Mensagem por xavex Dom Fev 27 2011, 14:04

olá!
Aqui deixo um link para um site que para os que pretendem conhecer as regras de regata um pouco melhor é indespensável, pois tem exemplos com animação.
http://www.eziofonda.com/en/
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty Re: As importantes regras de regata

Mensagem por Ruben Luis Sex Jun 03 2011, 20:18

Boas,

há outras regras que não são tão importantes mas devemos ter uma noção que existem.

Na prova de Apuramento para o Europeu uma das regatas regatas foi anulada por um barco (Canoa) estar ao meio do percurso e deste ter tocado num dos MM's que estava a correr.

Pois como eu disse e bem não devíamos ter anulado.

Então a regra diz o seguinte:

Na parte - Protestos, pedidos de reparação, audiências, conduta impropria e apelações.

Regra 62- Pedido de Reparação

62.1 Um pedido de reparação ou a decisão de uma comissão de protestos de considerar reparação serão baseados numa reivindicação ou possibilidade de que a pontuação de um barco numa regata ou numa série ter sido, sem culpa própria, significativamente piorada por

(b) ter sofrido lesões ou danos materiais provocados por um barco que infringiu uma regra da Parte 2, ou por uma embarcação que, não estando em regata, tinha a obrigação de se manter afastada.

A grande Dúvida era a pontuação, como eu disse.. Na altura falei na média da pontuação.. Mas aqui vai:

Pontuação

A10 Orientação quanto a reparação

Se a comissão de protestes decide conceder reparação alterando a pontuação de um barco numa regata, deve considerar atribuir-lhe

(a) pontos iguais à média, aproximada ao décimo de ponto mais próximo (0,05 arredondado para cima), dos seus pontos em todas as regatas da série, excepto da regata em causa;

(b) pontos iguais à média, aproximada ao décimo de ponto mais próximo (0,05 arredondado para cima), dos seus pontos em todas as regatas antes da regata em causa; ou

(c) pontos baseados na posição do barco na regata no momento do incidente que justificou a reparação.




Como podem ver deve-se sempre andar com a regata para a frente, porque em vês de prejudicar 1 prejudicamos mais.

Estamos sempre a aprender..

Abraços,
Ruben Luis
Ruben Luis
Velejador

Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty Re: As importantes regras de regata

Mensagem por NunoP Sex Jun 03 2011, 23:07

Só que nos Micromagics não existem pedidos de reparação.
E como o juri é soberano para tomar uma decisão que entenda ser a mais correcta....

Uma coisa importante é ler as instruções de regata dos últimos Euros ou deste da Suécia. Ajudam uma pessoa a familiarizar-se com algumas especificidades dos Micromagics.
As regras de regata padrão para as provas MMPT de uma forma geral traduzem o espirito das regras internacionais pelo que podem igualmente ser lidas para esse fim. Especialmente para quem não dominar bem o inglês.
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty Re: As importantes regras de regata

Mensagem por Ruben Luis Sex Jun 03 2011, 23:50

Onde está escrito que não existe pedidos de reparação? Que eu saiba não pode vir protestos para terra. Nada impede de fazer um pedido de reparação. O juri é soberano mas tem de ser coerente com as decisões.
Aqui fica o que me mandas-te ler e a sublinhado o mais importante

1 Regras

1.1 As regatas são regidas por regras tipo ISAF 2009-2012+ Apêndice E (RRV). por estas instruções padrão, pelas regras internacionais da Classe e pelo Heat Management System (HMS 2007) caso se use várias frotas. Adicionalmente é possível a organização de alguma prova em que pelas suas características seja mais adequado um sistema de frotas como o “Ouro e Prata”


14 Comportamento e Atitude dos competidores
OS protestos não são permitidos. Qualquer disputa por resolver após o fim da regata será tratada por um Parent, de acordo com o Apêndice A. Isto substitui a parte 5 e E5 das RRV.

Por favor resolvam todos os casos na água de forma a que a prova corra o melhor possível . Os casos resolvidos após o fim da regata podem originar classificações DSQ. É muito melhor cumprir uma penalização de 360º durante a regata.



Não fala em momento algum em pedido de reparação.



Mas se tu preferes prejudicar uma frota a beneficio de um, tudo bem (não é o espírito Micro Magic).. Mas isso tem de estar escrito. Pois as regras que nós usamos são as da Vela... Caso não seja diz-me onde estão essas regras.

E como sabes houve muita gente que ficou descontente com a situação.

O curso que os meus pais me deram no Cambridge ainda dá para eu perceber o que está escrito no Internacional.

Abraço,
Ruben Luis
Ruben Luis
Velejador

Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty Re: As importantes regras de regata

Mensagem por BOEING747 Sáb Jun 04 2011, 00:27

Independemente da regra aplicada, a decisão do João não poderia ter sido outra.

Não se tratou exclusivamente de um barco que foi "colhido" pela canoa, mas sim de um obstáculo com aproximadamente 10 vezes o tamanho dos nossos barcos que se colocou entre o percurso da bolina e a bóia (posso imaginar uma regata de cruzeiros com um petroleiro a tapar a bóia).

1 Barco foi apanhado e todos os outros que iam atrás depararam-se com um percurso diferente daqueles que já tinham feito a rondagem. Eu já ia na poupa e consegui ver que o resto do pessoal começou a fazer bordos para chegar à bóia, que não estavam no programa.

Esta é para mim a principal razão pela qual nunca se devem discutir as decisões do júri (para além de outras), a nossa visão individual, tem o nosso barco no centro e o resto é paisagem. Nos MM, O júri tem uma visão geral do campo de regata e consegue aperceber-se facilmente duma situação deste género, e tomar uma decisão, enquanto cada concorrente vai concentrado no seu barco e no caminho para a próxima bóia que tem que rondar.

O Ruben, provavelmente nem reparou no que estava a acontecer aos barcos todos que iam mais atrás. Seria mais de metade da frota com direito a pedido de reparação. O equivalente a uma chamada geral numa largada. Não vejo sequer que outro tipo de decisão poderia ser tomada.

Não há nada nas regras, que permita alterar o percurso sem aviso ou que preveja uma alteração que só se aplica a parte da frota.

Eu também gosto de ter razão, por isso compreendo a tua posição.
Mas desta vez, não tens Very Happy
BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty Re: As importantes regras de regata

Mensagem por NunoP Sáb Jun 04 2011, 08:02

Ruben,

COmo sabes também não gosto que as provas sejam anuladas. È no entanto uma decisão e juri não sujeita a apelo.
No caso em questão eles entenderam que foi a melhor alternativa.

Quanto às reparações tens abaixo o transcrito das instruções de regata do Euro de 2007

13 Behaviour and attitude of competitors
13.1 Protests are not allowed
13.2 Requests for redress are not allowed

Em 2008 foi Igual. Não tenho há mão as instruções de regata de 2009.

Contudo de facto em 2010 esta menção às reparações desapareceu e surgiu no apendice A a possibilidade de reparação.
Vamos ver se o que acontece para 2011.

Acho que ontem andava desactualizado quanto a esta questão das reparações.
(Ou eventualmente actualizado dependendo do que sair agora na prova da Suécia.)

NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty Re: As importantes regras de regata

Mensagem por Ruben Luis Sáb Jun 04 2011, 08:33

Boas,

eu nao estou a criticar o trabalho do jurí.. mas sim a apresentar uma hipotese para que nao haja amuados lol! . Eu até nao ia muito bem, para mim foi melhor.

E alex, eu por acaso vi a situaçao e foi só um, foi na segunda bolina entre a linha de largada e a boia de bolina. O resto da frota tem de ver a canoa como obstaculo. E quando um obstaculo nao interfere com 1/3 da frota ela continua.

E como eu disse no inicio isto é para nós irmos vendo as coisas de outra maneira. O QUE O JURI DIZ TÁ DECIDIDO... Longe de mim critica-lo.... Mas posso ter as minhas opiniões ou não? cheers


Abraços,
Ruben Luis
Ruben Luis
Velejador

Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty Re: As importantes regras de regata

Mensagem por NunoP Sáb Jun 04 2011, 08:44

Tu neste momento não podes ter opiniões.
A andar como estás tens é de focar-te em ganhar regatas no Euro.
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

As importantes regras de regata Empty Re: As importantes regras de regata

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos