MicroMagic PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida nas regras à chegada

+7
Duarte Menezes
Ruben Luis
NunoP
BOEING747
xavex
José Cardoso
JSilvaRamos
11 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Duvida nas regras à chegada

Mensagem por JSilvaRamos Sex Out 21 2011, 10:02

duvida nas regras à chegada

Bom dia a todos,
Não há duvida que os LTC são essenciais, além de transformar a nossa semana numa coisa melhor, permite a existência de situações esquisitas, como aquela ultrapassagem a 6 barcos na bóia de sotavento...
Mas o que eu queria partilhar convosco foi uma situação estranha, à chegada com o petrov.
Vínhamos à popa para chegar, par a par a discutir cada refrega, e o petrov bate na bóia de chegada. Se podemos bater na bóia à partida ele tocou na linha de chegada, por isso chegou. Mas imaginem que a seguir passa pelo lado errado da linha (Se com as chegadas à popa tem menos hipóteses de acontecer, com as chegadas à bolina isso pode acontecer perfeitamente), ou se toca na bóia no lado contrário à linha, ou se toca na boia e anda para trás (à bolina).
Dei por mim a pensar nisto porque as regras que temos à chegada são partindo do princípio que não batemos na bóia. Se podemos bater o jogo muda um bocado de figura.
Gostava de ver os vossos comentários...antes de afirmar que o melhor é não se poder bater na bóia de chegada (penso que nas outras não há problema).
JSilvaRamos
JSilvaRamos
Velejador Português Internacional

Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por José Cardoso Sex Out 21 2011, 11:02

Bom dia
Espero que ajude
Chegar
Um barco chega quando qualquer parte do seu casco, ou tripulação ou equipamento na posição normal, corta a linha de chegada vindo da direcção da última baliza do percurso, ou pela primeira vez, ou após cumprir uma penalização ao abrigo da regra 44.2 ou, depois de corrigir um erro cometido na linha de chegada, em conformidade com a regra 28.1.
http://game.finckh.net/indexp.htm

José Cardoso
Velejador Português Internacional

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 11:10

Olá!

Ora ai está uma questão que merece uma pequena discussão.

De facto é como tu dizes, se levarmos à risca o podermos tocar nas boias em todas as situações existem uma serie de regras que deixam de se poder aplicar e passam a beneficiar o infrator. Assim em meu entender penso que o júri terá de avaliar se o toque na boia foi intencional a fim de se aproveitar de uma situação ou foi não intencional devido ao facto da percepção de proximidade ser deficiente.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por BOEING747 Sex Out 21 2011, 11:39

A minha modesta opinião diz-me que em caso de dúvida deve ser utilizado o bom-senso.
Neste caso, a linha chegada, tal como a de largada, são definidas pelo interior das bóias.
Por isso, chegar com uma pancada no lado exterior da bóia, não é chegar.
Cruzar a linha, em qualquer dos sentidos, não é a mesma coisa que ir contra a bóia que a define. (até porque se pensarmos em termos físicos, quando se empurra a bóia, empurra-se a linha, portanto nunca se chega a cruzar nada que vamos empurrando.)

Mas é só uma opinião que tal como o bom-senso, cada um tem o seu.
BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 12:15

a opinião do Alex parece-me correcta
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 12:20

Eheheheh!!

Isso do bom-senso não é para todos!

O bom-senso tem que que ver com o conhecimento das regras que e sabemos que as regras não são do conhecimento geral, como tal há situações em que se deve expressar exactamento o que se pretende.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 12:34

A linha de chamada é pelo interior das boias.
Logo, como para chegar é necessário que alguma parte do barco cruze a linha de chegada, qualquer toque na boia dado numa zona não interior da boia implica que obarco não chegou.
O conceito de zona interior da boia tem logicamente a ver com o lado da linha de chegada.

NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por Ruben Luis Sex Out 21 2011, 15:40

Boas,

já via algumas respostas às várias dúvidas.. e a mais correcta seria a do Cardoso.. Mas infelismente nos MM não é assim.. eu sempre defendi que na chegada e na largada não se deveria tocar nas boias.. assim evitavamos estas dúvidas..



Sendo assim o que o Nuno a cima disse é a mais correcta..

Muito em breve irei ter uma pessoa, e um local para nos falar de regras e tirar algumas dúvidas.. acho que todos vão querer alinhar?!?



Abracinhos,
Ruben Luis
Ruben Luis
Velejador

Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por Duarte Menezes Sex Out 21 2011, 19:51

Boas,

na minha opinião não deveriamos poder tocar em boias nenhumas assim evitava se muita coisa e ninguem mergulhava para as boias e toda gente respeitava mais as regras do espaço a boia.toca na boia penaliza era simples.
Duarte Menezes
Duarte Menezes
Campeão Nacional

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/04/2011
Idade : 45
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 20:50

Sim!!

O ideal seria não se poder tocar nas boias mas a 20 ou 30 metros da boia e de um ângulo dificil é pior a emenda que o soneto uma vez que se pode correr o risco de incorrer noutra infração que é o de não usar o espaço suficiente e necessário para a rondagem podendo assim beneficiar outros barcos que estejam atrás e se aproveitem do buraco deixado por uma má avaliação de espaço na boia, ou seja, resolve-se um problema e cria-se outro muito mais complicado.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por Duarte Menezes Sex Out 21 2011, 21:27

xavex intendo o k tas a dizer mas essa ma avaliação de espaço a boia faz tudo parte da vela é por isso que temos melhores que outros é estas boas e más avaliações que ganhamos e perdemos regatas.
Duarte Menezes
Duarte Menezes
Campeão Nacional

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/04/2011
Idade : 45
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 21:29

A base do principio internacional de se poder tocar nas boias foi:

O facto de ser dificil ver à distancia se um barco toca ou não numa boia.
O facto de ao bater na boia um barco perder mais tempo do que o que possa ganhar.

O não poder tocar nas boias só iria originar confusões e discussões.

Estou mesmo a ver a coisa:
-POR991 Tocaste na boia
-Não toquei nada
-Tocaste, tocaste, penaliza
- Não toquei nada, naõ tenho de penalizar.

Ou algo como :
-POR992 - tocaste na boia penaliza.
- toquei por o POR 993 me empurrou
- POR 993 penaliza
- Não penalizo não, dei espaço suficiente
- Não deste não.
.....
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por Duarte Menezes Sex Out 21 2011, 21:52

se vai se pensar assim nunca vai se ter regras,o propio velejador é que tem de assumir se tocou ou nao na boia afinal de contas somos todos crescidos,e como é que sabes se não vao fazer igual as chegadas um diz que tocou outro diz que não.
Duarte Menezes
Duarte Menezes
Campeão Nacional

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/04/2011
Idade : 45
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 22:14

Quantas vezes a discussão é se a pessoa cruzou ou não a boia da bolina. Uns dissem que sim, outros que não.
Quanto mais se se toca ou não na boia.

Nas regras actuais pode-se bater sempre nas boias, mesmo nas largada e chegadas.
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por Duarte Menezes Sex Out 21 2011, 22:23

ok
Duarte Menezes
Duarte Menezes
Campeão Nacional

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/04/2011
Idade : 45
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 22:29

Bem, se formos a ver as coisas escrupulosamente não há ninguém aqui que tenha razão a 100%. A verdade é que a boia de chegada pode ser tocada mas só de uma única forma. Se um barco cruzar a linha de chegada e para isso basta a pontinha da proa no caso dos MM basta o contra-peso do estai (vela de proa) que está saliente 1 centimetro da proa de seguida pode até lamber a boia toda com o resto do casco que não é desclassificado ou penalizado uma vez que no momento que o começa a fazer já está fora de regata. Isto nas regras de regata normais.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 22:40

xavex escreveu: A verdade é que a boia de chegada pode ser tocada mas só de uma única forma.

Não percebi.
Uma única forma de tocar a boia?
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 22:44

A única forma de se poder tocar sem ser penalizado, ou seja, quando tocas na boia já cruzaste e linha de chegada.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 22:47

Nos Micromagics podes sempre tocar nas boias.
Isso é verdade nas regras da ISAF puras.

Tenho de me preparar para as regras da ISAF. Amanhã vou fazer regatas de vela ligeira após um interregno de uns 15 anos
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 22:56

Boaaaaaaaaaaaa!

Boa sorte!

Agora não tentes fazer largadas à pára-quedista senão eles metem-te fora da linha.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NelsonGas Sáb Out 22 2011, 19:03

Boas a todos Laughing Laughing

1.Uma linha de chegada é uma recta.

2.Uma recta é definida por dois pontos.

Alguém conhecem alguma modalidade de corrida/regata/etc., a nadar/correr/saltar/velejar/pilotar/etc. em que seja possível ganhar sem atravessar a linha/recta de chegada??

Pelos vistos seremos os primeiros a inventar uma nova forma de ganhar uma prova... cheers cheers

Desculpem o desabafo mas ainda não percebi qual o objectivo de estar a levar até a exaustão e a dissecar desta forma as regras de regata.... Quando em prova (e pelo que tenho visto) os que sabem muitas vezes fingem que não sabem (quando não convém.. claro!).

Então vale a pena complicar??? Ou o melhor é vermos formas construtivas de termos cada vez mais pessoas a velejar MM.

Além disso quando ouvi que a exigência na Suécia não foi nem de perto nem de longe a que se está a querer ter cá pelos nosso lados..

Não estou com isto a dizer que: Viva a anarquia...

Mas pelo caminho que isto está a levar:
-POR991 infringiste a regra 28.2
-Não infringi nada a regra 28.2. Tu é que infringiste a regra 18.1
-Infringiste, infringiste, a regra 28.2 e a 13.1, penaliza. E não infringi nada a regra 18.1. Penaliza tu!!
- Não infingi nada a rega 28.2 e a 13.1, não tenho de penalizar. Tu é que infringiste a regra 18.1 e além disso a 9.3. Penaliza mas é já antes que me chegue a mostarda ao nariz!!!!
etc.
etc.
-Não penalizo, pois tu é que infingiste a regra 28.2, 13.1, 9.2, 2.1, 87.4, e o artigo 105.5 do código civil.... E deixa-me tirar o barco da água que já falamos... É melhor é dares a corda aos sapatos que vou-te já às trombas!!!!
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Se o caminho é este, sugiro que seja obrigatório a obtenção de uma carta/licença especial para a comandar Micro Magics. Como a de Patrão de Alto Mar.
Quem infringir tira-se a carta/licença e deixa de poder participar em prova. Assunto arrumado... Very Happy

É só mais 1 cêntimo para a discussão....

Abraço a todos

NG

PS: Oh Xavex não tinhas ficado de organizar para ai uma prova??? Isso é que era muita bom!!!
NelsonGas
NelsonGas

Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por xavex Sáb Out 22 2011, 20:12

Boas!

O sr. Nelson deve ter acordado com a veia poética de fora hoje.

É grave os que sabem as regras por vezes fingir que não as sabem por conveniência mas mais grave é os que não as sabem e não quererem sequer ouvir falar delas, que parece ser o teu caso.lol!

Em relação ao recrutamento de novos velejadores MM o mais natural é que sejam pessoas com ligações à vela real como tal convém que quando chegam aqui não se deparem com situações que os façam desistir no primeiro mês de MM.

Agora falando de organizar uma prova que tal apontar para Domingo dia 30 no Espelho de Água ou no Jamor?
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NelsonGas Dom Out 23 2011, 10:26

xavex escreveu:É grave os que sabem as regras por vezes fingir que não as sabem por conveniência mas mais grave é os que não as sabem e não quererem sequer ouvir falar delas, que parece ser o teu caso.

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

De facto temos ido a regatas/provas bem diferentes um do outro.... É que às regatas a que eu tenho ido as discussões são sempre, repito SEMPRE, entre experientes e doutorados velejadores sabedores de todas as regras e de todos os números e artigo de cor e salteado.... Na última prova, em Troia, que tu com certeza não foste, houve um que até ameaçou que se vinha embora.... Quanto aos ignorantes, como eu, geralmente não se ouvem... Mas repito Xavex, isto é nas provas que eu tenho ido.... que não são as mesmas que tu vais... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Assim, fica a pergunta: Afinal que é que sabe as regras??

xavex escreveu:Em relação ao recrutamento de novos velejadores MM o mais natural é que sejam pessoas com ligações à vela real como tal convém que quando chegam aqui não se deparem com situações que os façam desistir no primeiro mês de MM.

Aqui peço imensa desculpa a todos... Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed De facto foi esquecimento meu, e mais uma vez peço desculpa. Pois qualquer pessoa com "ligações à vela" percebe que um barco que bata na boia e atravesse a linha de chegada pelo lado oposto da boia (e da linha de chegada) ganhará a prova.... Peço desculpa... foi mesmo esquecimento meu. É que já na altura que fazia vela de Cruzeiro isso era normal: ver barcos a albarroar as boias, a passar por fora da linha e a GANHAR... Peço desculpa pelo meu esquecimento..... Tens TODA a razão... Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed

NelsonGas
NelsonGas

Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por xavex Dom Out 23 2011, 11:24

Olha Nelson desisto!

Não consigo tirar-te essa paixão pelos carrinhos de choque.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por NunoP Dom Out 23 2011, 16:28

NelsonGas escreveu:discussões são sempre, repito SEMPRE, entre experientes e doutorados velejadores sabedores de todas as regras e de todos os números e artigo de cor e salteado....

É verdade que as discussões são muitas vezes entre os mais experientes. Na minha opinião isso acontece por 3 motivos:
- Nem todos conhecem tão bem as regras como se pensa. Para além disso algumas regras são complexas e existem excepções.
- Tudo se passa muito rápido, por vezes muito longe e por vezes com muitos barcos. È muito dificil uma avaliação clara de muitas situações, especialmente quando se está a correr. Quando estamos a correr certas coisas parecem de uma forma e depois não são. È algo que está inerente aos seres humanos.
- O factor competitividade é tendencialmente mais forte entre os mais rápidos. Actualmente existe muita gente a andar bem e isso faz com que muita gente sinta muita pressão. Quando agimos sobre pressão tudo é mais comlicado e o motivo que citei acima é exponenciado.

O principio do bom senso tem de ser muito importante nos MM para suavizar todas estas situações.
Para termos boas regatas é importante que se sigam certas regras básicas. As nossas instruções de regata padrão, que estão na zona dos principios do Forum, forum feitas tendo em referência as regras dos campeonatos europeus. São um bom ponto para começar.
Seguir as regras é especialmente importante para os mais rápidos. E tu Nelson, já começas a ser muito rápido. Se não fossem as tuas avarias...
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida nas regras à chegada Empty Re: Duvida nas regras à chegada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos