MicroMagic PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discussão de Regras

+6
Francisco Amaral
xavex
Duarte Menezes
NunoP
Ruben Luis
BOEING747
10 participantes

Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Discussão de Regras

Mensagem por BOEING747 Sex Out 21 2011, 15:51

Pelo titulo a coisa pode parecer estranha, mas não é!
Sem ir contra as regras internacionais do MMI, que não faz sentido nenhum, há 2 momentos nas regatas em que existe alguma abertura para decisões da comissão de regata: A largada e os cruzamentos de barcos em bordos opostos.

A minha proposta é votar 2 "regras" (vai de encontro às solicitações de momentos democráticos que temos recebido neste fórum) que passam a ser o comportamento dos competidores por defeito, em conjunto com as regras de regata em vigor.
Servirá para testarmos o sistema de votação do fórum, desenvolvido pelo Nuno e eliminar por completo os 2 principais motivos de dúvidas e de discussão nas nossas regatas.
Estas 2 regras ficariam ao critério de cada comissão de regata nas provas oficiais, mas passariam a ser pratica comum em todos os outros encontros MM:

Proposta 1 - Largadas
Durante a última metade da contagem para o sinal de partida (1 minutos se a contagem forem 2 e 30 segundos se a contagem for de 1 minuto), qualquer barco que cruze a linha é obrigado a rondar qualquer uma das extremidades para poder voltar a alinhar na partida.


Isto elimina 99,9% das confusões à largada e obriga os velejadores a desenvolver um pensamento estratégico que não é necessário na situação actual em que é possível vir de "marcha atrás", de dentro do campo de regata, para a frente dos outros.


Proposta 2 - Cruzamento de barcos em bordos opostos
Os barcos que rumam à bóia da bolina, têm sempre prioridade sobre os barcos que vêm à popa, tendo os segundos obrigatoriedade de ceder a passagem e o dever de não prejudicar o rumo livre dos primeiros.


Este procedimento simplifica o conhecimento necessário das regras para participar nos encontros MM e, estando previamente determinado, permite a todos os competidores (mesmo àqueles que só dominam as regras básicas da competição) desenhar o seu percurso minimizando as possíveis colisões e percas de prioridade.


Nenhuma destas propostas é novidade, só deixaram de ser praticadas, não sei bem porquê.
Proponho que a sua implementação seja votada neste fórum e que passem a ser parte integrante de todos os encontros de MM, excepto daqueles em que uma comissão de regata estabeleça o contrário.

Vamos a votos ou acham que não?


Última edição por BOEING747 em Sex Out 21 2011, 18:01, editado 1 vez(es)
BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por Ruben Luis Sex Out 21 2011, 16:10

Boas,

acho que sim isto da votação..

Para o caso 1 concordo.. e para mim aquela boia que colocamos na boia de estibordo para mim seria o ideal...

Para o caso 2.. já não concordo, já tivemos essa regra e não resultou..



Abraços
Ruben Luis
Ruben Luis
Velejador

Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por BOEING747 Sex Out 21 2011, 16:18

Não chego a tanto por uma questão de simplificação (isso nas LTC's não dá, já temos sorte quando há 2 bóias), mas pelo menos assim eliminam-se muitas confusões.
BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 16:45

Alex,

o nosso compromisso foi o de seguir as regras internacionais. Acho que sempre que possível não devemos inventar e criar um modelo diferente do de lá de fora.

Quanto ao ponto 1 é algo que tem sido decidido em alguns casos e consta nas instruções de regata ou é anunciado previamente pelo juri.
Torná-lo como regra para todos os casos é uma possibilidade mas por vezes até pode ser uma regra desnecessária.
No campeonato da Europa passado esta regra não foi aplicada. Na minha opinião devemos deixar este assunto À organização e juri de cada regata. Vejo isto mais como uma medida operacional.

Quanto ao ponto 2.
Tendo mais uma vez por base o que se faz lá fora voltamos ao campeonato da Europa da Suécia.
A regra lá, tal como nos últimos campeonatos da Europa foi a obrigatoriedade dos barcos que vão à popa se desviarem.
Sei que é algo polémico, principalmente para quem vem da vela, como eu, mas acho que nos devemos reger pelo que vem lá de fora.

O complicado é construir unidade. Só temos a ganhar aplicarmos o modelo internacional. Se não concordamos com alguma coisa é lá fora que devemos pedir a alteração. Neste caso no próximo europeu.


NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por BOEING747 Sex Out 21 2011, 17:33

Concordo que não se pode inventar!!!!!
Não inventei nada e não me passaria pela cabeça sugerir uma votação para novas regras que nos colocassem fora do contexto MMI.

Acho que temos muita gente a entrar na classe que ainda não conhece as regras de regata e provavelmente nunca passará do mínimo indispensável de conhecimentos para competir por divertimento.

A minha ideia é simplificar a aplicação das regras, com este tipo de "condicionamentos" e com isto minimizar a possibilidade de conflitos que trazem sempre mau estar a quem participa e a quem assiste.

Se calhar não é preciso votar nada ao nível geral e decide-se por unanimidade nos encontros em que não há uma comissão de regata e em que não há pessoas que tenham ido ao Europeu para ver como se faz ao nível internacional.

Mencionaste a vela em tamanho real e exactamente por comparação, nunca assisti em nenhuma regata a barcos que venham do lado do percurso da linha de largada, colocar-se à frente dos outros que estão lá preparados em posição de largar.... Nos MM, é tudo muito rápido, as manobras não custam e os toques e os empurrões não estragam nada, por isso é ao contrário, não vejo uma regata em que isso não aconteça à velocidade que nenhum Juiz consegue detectar.
O resultado é gritaria, discussão e na maior parte das vezes não há consequências para o infractor, que no final, até deve ficar a pensar que é assim que se faz...

BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 19:09


Eu pessoalmente concordo com a regra de não se ultrapassar a linha. Acho que deve ser aplicada sempre que necessário.

na regra da bolina popa as coisas talvez não sejam tão transparentes como escrevi antes.
últimos 4 euros
Roses - Creio que os parcos da popa tinham de se desviar
Faro - Creio que não se aplicou a regra da popa/bolina
Hungria - Creio que também não se aplicou a regra da popa/bolina
Suécia - Aplicou-se a regra da popa/bolina.

Isto parece ser um percurso meio errante.
O ideal seria o assunto poder ficar clarificado internacionalmente.de forma a que se ussasse sempre a mesma regra consistentemente
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por Duarte Menezes Sex Out 21 2011, 19:36

Boas

Proposta Nº1 Concordo

Proposta Nº2 Não Concordo

é esse o meu voto
Duarte Menezes
Duarte Menezes
Campeão Nacional

Mensagens : 94
Data de inscrição : 12/04/2011
Idade : 45
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 21:53

Bem tenho de confessar que a minha decisão foi difícil. Eu concordo com as duas uma vez que nem toda a gente domina o conhecimento das regras básicas de regata e do fairplay, estas últimas que a maioria descora e também podem ser usadas para desclassificar um concorrente de uma regata. Assim elimina-se a confusão da maioria das largadas e não se beneficia o infrator, na popa, como diz o Alex comata-se a deficiência dum não conhecimento mais aprofundado das regras de regata. Embora pareça muito simples não o é, o facto de um barco à popa estar amurado por estibordo não faz dele um barco com direito a rumo sobre um barco à bolina amurado por bombordo, existem condicionantes que o podem fazer perder o direito de amuras. Esta é só um dos casos em que as regras não são tão lineares como se pensa.

Pondo isto o meu voto é:

Nº1 Concordo

Nº2 Concordo

Alternativa à 2ª é usar tanto na bolina como na popa boias de desmarque para minimizar a confusão e eliminar as portas.

Não fazendo disto um sistema permanente mas sim durante o tempo suficiente para se interiorizar o minimo indispensável.

Em alternativa às propostas Nº1 e à Nº2 é começar a penalizar os infractores com a frequência necessária.

Em resposta ao Sr. Nuno Pimenta nem tudo o que é estrangeiro é que é bom, o produto nacional também tem muita qualidade. Sem adulterar as regras de regata e do MMI podem-se fazer ajustamentos às deficiências de cada país que é o que fazem lá "FORA".
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 22:09

AS Portas para mim são muito uteis.
Existe sempre algum confusão ao chegar À popa. A porta permite que a frota se divida evitando assim as concentrações de barcos. Muitas vezes existe na Porta uma boia beneficiada e eu prefiro ir À outra para evitar a confusão. Ás vezes ganha-se com isso.

Quanto ao que é bom ser cá de fora ou lá de dentro não é o que disse ou quis deixar de dizer. Para mim o importante é que se consiga uma uniformidade a nível mundial de regras. Se cada país brincar com as suas regras não se consegue depois fazer provas a uma escala global.
Eu sou um defensor de seguir sempre as regras internacionais. O próprio Forum assumiu esse cimpromisso com o MMI o ano passado. E acreditem que existem muitas regras internacionais que eu não concordo.

Na vela federada toda a gente segue as regras da ISAF. Havia de ser bonito ser a FPV ou FVP resolvessem criar regras próprias.

Quanto aos dois pontos colocados pelo alex.
1 - É algo que concordo. Já o ano passado foi algo usado em diversas provas oficiais juntamente com a boía da cunha.
2 - Acho que é uma questão que deve ser aclarada internacionalmente uma vez que temos andado aos zig zas nos últimos anos. È uma questão muito polémica quer a nível nacional quer internacioal. Os ingleses, por exemplo, que são muito ISAF Strict têm sido dos principais adversários desta regra.
Eu por um lado acho que simplifica as regatas. Por outro percebo aqueles preferem que não abramos mais uma excepção a uma regra da ISAF.

NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 22:42

Para que saibas as regras da ISAF permitem o ajustamente de algumas regras para determinados eventos e inclusive as autoridades locais também o podem fazer, não as adulterando mas criasndo algumas condicionantes.

Em relação ao lá de fora e ao cá de dentro já te levei aos arames e agora é só meter as molas. Hihihihi.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por NunoP Sex Out 21 2011, 22:45

Aos arames eu?
Até estou a estranhar o forum hoje estar cheio de trocas de idias construtivas.
Parece que demos um passo em frente.

NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por xavex Sex Out 21 2011, 22:49

Os meus comentários são sempre construtivos, os espirítos é que por vezes estão muito fechados.

Por falar em ideias construtivas eu dou aqui a ideia para instalar no forum o programa Teamspeak que proporciona falar à viva voz e discutir assuntos sem ter que nos reunirmos e estarmos para aqui a teclar que nem loucos. Já uso este programa à dez anos num site de vela virtual no qual sou menbro e jogo o virtual skipper.

http://teamspeak.com/
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por Francisco Amaral Seg Out 24 2011, 09:47

Boas,

Proposta 1 - Concordo

Proposta 2 - Não concordo, vai contra uma das regras mais básicas da vela. Acho que não podemos exigir que todos saibam o manual das regras, mas a regra das amuras é a fundamental e se não é usada sempre nunca vai ser aprendida por todos.
Francisco Amaral
Francisco Amaral
Velejador Português Internacional

Mensagens : 121
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 49
Localização : Cascais

http://www.tkdchungsan.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por crebelo Seg Out 24 2011, 14:28

Concordo com as 2 regras, se bem que na 1ª regra vamos ter problemas, um barco que larga fora no meio da frota/linha para voltar as extremidades vai ter de atravessar sempre uma serie de barcos.
crebelo
crebelo
Velejador Português Internacional

Mensagens : 214
Data de inscrição : 06/10/2010
Idade : 47
Localização : Sesimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por Gonçalo Dias Pinheiro Seg Out 24 2011, 14:53

Concordo com a Proposta 1
Não concordo com a proposta 2 pela mesma razão que o Francisco apontou. Apesar da regra, por uma questão de bom senso quando vou à popa tento sempre desviar-me dos barcos da bolina, até porque practicamente não se perde nada com isso, agora não posso é ser penalizado se tiver com amuras e houver uma colisão.

Mas sobretudo acho que tem de haver fair-play entre os concorrentes, na ultima LTC (que são regatas a brincar) houve muita falta de fair-play o que eu considero não ser aceitável e que sinceramente não me faz ter muita vontade de lá voltar...
Gonçalo Dias Pinheiro
Gonçalo Dias Pinheiro

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por BOEING747 Seg Out 24 2011, 16:49

Essa é que é essa!!!

Embora, eu ache sinceramente que não é falta de fair-play, mas sim falta de conhecimento das regras.
Acho mesmo que há muita gente que diz que sabe, reclama e discute e na verdade não tem bem a certeza do que está a dizer. Ou ainda, tem a certeza errada que é o que origina normalmente a discussão.

Não há mal nenhum em não saber!!!!
(daí a minha proposta de simplificação de algumas situações)

Como existe a possibilidade de não simplificar, e porque acredito que quem só faz regatas de MicroMagic, não deve ter a mínima pachorra para memorizar as regras de regata da ISAF (É muito mais fácil aprender na vela em tamanho real, onde acontece tudo mais devagar e o nosso corpinho e dinheirinho estão expostos aos nossos erros), deixo aqui as principais variáveis que acontecem quando se passa da bolina para a popa. (há muitas mais, mas acho que tem que ser aos poucos)



Deixo ainda, para quem está desactualizado e diz que sabe mas afinal não....
a versão actual das regras para refrescar a memória:

http://imageshack.us/photo/my-images/560/rrs20092012pt.pdf/

Quem achar que não é o romance de cabeceira ideal, é só desviar-se sempre, pelo sim pelo não, que aos poucos vai-se entranhando a coisa.

BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por Sales Seg Out 24 2011, 19:17

Boas,

Na minha opinião e tratado-se o MicroMagic uma classe que muita gente esta a dar os primeiros passos nas lides da vela, sou a favor da simplificação (mesmo que estas vão contra alguns princípios fundamentais da vela).

As propostas do Alex são fulcrais em 2 momentos chave das regatas em que por vezes podem-se estragar regatas a velejadores. Se impormos estas 2 regras em acção, será mais fácil para um iniciado pegar um comando e começar a correr, do que estar a explicar-lhe regra por regra. Acredito que quem vem da vela saiba as regras de A a Z,, mas esta malta nova que esta agora a iniciar-se que não tem nenhuma experiência de vela torna-se muito complicado pegar no livro das regras e saber quando se aplica determinada regra, ate porque estas têm varias condicionantes.

Eu sou a favor de aplicar estas duas regras.

E na próxima regata na região, vou propor a utilização destas regras...
Sales
Sales

Mensagens : 110
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por xavex Seg Out 24 2011, 20:57

crebelo escreveu:Concordo com as 2 regras, se bem que na 1ª regra vamos ter problemas, um barco que larga fora no meio da frota/linha para voltar as extremidades vai ter de atravessar sempre uma serie de barcos.

Boas!

Aqui o problema que o barco que larga adiantado tem ou cria é o mesmo a única diferença é que vai perder mais tempo para largar, isto se fizer o que está correcto fazer que é folgar velas deixar passar todos os barcos e depois continuar a sua manobra.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por NunoP Seg Out 24 2011, 23:33

Gonçalo Dias Pinheiro escreveu:Mas sobretudo acho que tem de haver fair-play entre os concorrentes, na ultima LTC (que são regatas a brincar) houve muita falta de fair-play o que eu considero não ser aceitável e que sinceramente não me faz ter muita vontade de lá voltar...

Voçês já viram no que dá as confusões.
Menos praticantes, menos público, menos apoios.
E o pior é que se os mais calmos se afastam ficam só os mais "agitados".
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por João Prates Qua Out 26 2011, 20:44

Eu também "seria" a favor de aplicarem as regras como nas outras classes.

"Lá fora" foi o que se tentou fazer mas, principalmente na frota C, a confusão era total!!!

Daí ter-se pensado nesta solução (dos que vão á bolina terem sempre prioridade sobre os que vão á popa) que logo começou a resultar. Como sabem esta é uma classe que prima por têr velejadores de todos os níveis e com diversas ambições. Para os menos habituados ás lides não é fácil, rápidamente, perceber se têm amuras á popa sobre um barco que vem á bolina.

Da minha experiência nesta classe, tendo exprimentado as duas soluções, tenho de admitir que a solução apresentada é a ganhadora. Tornou tudo mais fácil, inclusivé para os juris.

Contudo penso que "nós por cá" não temos obrigatóriamente de seguir o que se passa lá fora, desde que essas decisões não afetem o nosso andamento nem alterem drásticamente as regras do jogo (dos MM's).

Logo concordo com as duas propostas!

Um abraço
João Prates
João Prates
Campeão Europeu 2010

Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 58
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por João Prates Qua Out 26 2011, 20:51

Entretanto se quiserem entreter-se com regras á séria venham brincar aqui: http://www.virtualregatta.com/

No "Challenge Trapani" as regatas são muito parecidas ás nossas.

Confesso que estou completamente viciado!!!Very Happy

Outro abraço
João Prates
João Prates
Campeão Europeu 2010

Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 58
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Regras Empty Re: Discussão de Regras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos