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Tribunal de Regata Virtual

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Mensagem por xavex Dom Out 30 2011, 10:45

Este tópico servirá para expor várias situações em regata e no qual todos nós poderemos ditar as nossas sentenças, que no final será ajuizado por uma equipa de júris de regata credenciados.

Todas as situações deverão ser, se possivél, ilustradas.
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Mensagem por NunoP Dom Out 30 2011, 10:52

Xaxex,

será só preciso ter em conta a parte das regras que é própria dos Micromagics.

Ate´hoje o que tem acontecido é os Juris reais terem alguma dificuldade em apitar os modelos. Especialmente os MM por serem pequenos e muito rápidos.

Um dos problemas que depois acontece é existirem muitas dúvidas acerca de matéria de facto.

Quando, por exemplo, no espelho de água chegaram 5 barcos À popa, duvido que alguém 1m fosse capaz de descrever toda a situação adequadamente.
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Mensagem por xavex Dom Out 30 2011, 11:43

Tribunal de Regata Virtual Situao1Olá!

Para exemplificar posso começart eu o "Tribunal".

O barco amarelo segue em direcção à bóia de sotavento e está numa zona de pouco vento. O barco vermelho segue também em direcção à bóia de sotavento mas está numa zona de vento que o acompanha até à mesma e acaba por chegar ao mesmo tempo à bóia que o barco amarelo.

Qual dos barcos tem direito a espaço?
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Mensagem por Ruben Luis Dom Out 30 2011, 12:18

A meu ver é o vermelho.. pois pelo desenho neste momento já estão sobreladeados.. mesmo com amuras opostas pelo desenho e pela logica o vermelho ainda camba ficando com as mesmas amuras...

Corrige-me se eu estiver errado lol!

Abraços
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Mensagem por NunoP Dom Out 30 2011, 12:37

Na minha opinião:

O rumo correcto para o amarelo e não para o vermelho é virar por davante. Logo não se aplica a regra 18

O Amarelo tem amuras a estibordo, logo tem direito a rumo.

È preciso também ter atenção que neste caso a viragem é por estibordo,
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Mensagem por BOEING747 Seg Out 31 2011, 14:53

O amarelo tem amuras!!!
Não há sobreladeamento estabelecido porque estão com amuras opostas.

O vermelho só tem é que orçar e passar à popa do amarelo.

Se eu fosse o vermelho, cambava imediatamente para conquistar a prioridade!!!
Se eu fosse o amarelo avisava já o vermelho para não se armar em costureira, a ver se passa no buraco da agulha.
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Mensagem por xavex Seg Out 31 2011, 20:26

Olá!!

Atenção aos termos técnicos que se leêm nas regras de regata.

A viragem por davante é uma viragem que se efectua fazendo a proa duma embarcação passar pela linha de vento e não o contrário.
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Mensagem por Ruben Luis Seg Out 31 2011, 20:31

Xavex,

pelo que percebi.. isto cada um diz o que pensa que sabe?!?

Depois vem a resolução?? Certo?

Abraço
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Mensagem por xavex Seg Out 31 2011, 20:46

Certooooo!

Mas aproveito para evitar indução ao erro.
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Mensagem por NunoP Seg Out 31 2011, 20:51

O amarelo de facto não precisa de virar por devante para contornar a boia.
Logo...
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Mensagem por xavex Seg Out 31 2011, 20:57

E o vermelho precisa?
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Mensagem por NunoP Seg Out 31 2011, 21:55

O vermelho precisa de virar em roda..
Ao Amarelo basta orçar pelo que não se aplica a excepção que eu tinha indicado inicialmente.
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Mensagem por spirifer Ter Nov 01 2011, 14:45

Aqui vai mais uma

1ºOs barcos estão a navegar mais folgados que 90º do vento verdadeiro, uma excepção á regra das amuras diferentes (ver defenição de sobreladeamento)

2º barco vermelho antes de entrar na area estabeleceu um sobreladeamento (ver defenição de sobreladeamento).

3º Assim aplica-se regra 18.2a o barco exterior (amarelo) deve conceder espaço ao barco interior (vermelho).
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Mensagem por Ruben Luis Ter Nov 01 2011, 14:58

cheers cheers cheers Boa correctíssimo
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Mensagem por xavex Sex Dez 02 2011, 18:09

Olá!!

Depois de 1 mês de avaliação chegou o momento de justiça.

A resposta mais acertada e correcta é a do SpifirerII seguida do Ruben Luis.

1ºOs barcos estão a navegar mais folgados que 90º do vento verdadeiro, uma excepção á regra das amuras diferentes (ver defenição de sobreladeamento)

2º barco vermelho antes de entrar na area estabeleceu um sobreladeamento (ver defenição de sobreladeamento).

3º Assim aplica-se regra 18.2a o barco exterior (amarelo) deve conceder espaço ao barco interior (vermelho).

De salientar que o sobreladeamento é efectuado quando a perpendicular do eixo do barco sobreladeado (sendo esta uma linha infinita como se pode ver na popa do barco amarelo do desenho) é atingida pelo barco alcançante.
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Mensagem por xavex Sex Mar 30 2012, 20:24

Viva!

Está na altura de usarmos mais uma situação para resolver.https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/69/figurabolina.jpg/

Qual dos barcos terá amuras de facto.
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Mensagem por Ruben Luis Sex Mar 30 2012, 22:16

Ohh Xavex..

Tribunal de Regata Virtual Figurabolina

Isto deve ser para gozar com o pessoal.. Mas não é, pois há muitos que não sabem ou fazem de conta que não sabem...

Mas posso explicar como apreendi no meu curso de Juiz , como também me ensinaram na vela lá no meu clube do calhau..

Nas regras de regata na Parte 2 (Quando os barcos se encontram), este capitulo está dividido em 4. E devemos ver este Menu de 4 partes por ordem..

Então começamos logo pela secção A e quando começamos a ver as 4 regras que lá estão escritas, paramos logo na 1º ou seja (regra 10 Amuras Opostas) e para este caso, já não precisamos avançar mais... Ficamos por aqui. Um barco amurado a Bombordo deve manter-se afastado. Quando há amuras opostas não há espaço em bóia nenhuma.

Caso fosse Mesmas Amuras aí teríamos de continuar por ali abaixo.. Ou seja devemos seguir as regras por ordem de como estão escritas.. (Pode não ser a melhor maneira, mas foi assim que eu aprendi) lol!


Resultado do Desenho:

aplica-se a regra 10 barco amurado a bombordo deve manter-se afastado do barco a estibordo. cheers


Abracinhos,



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Mensagem por xavex Sáb Mar 31 2012, 21:40

Tribunal de Regata Virtual Figurabolina

Boa noite!

Com a foto aqui é mais fácil.

Qual o barco com amuras de facto?
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Mensagem por João Prates Dom Abr 01 2012, 09:31

O azul entra primeiro na área em todo o seu comprimento, eu acho que é ele que tem prioridade (segundo a regra HTVGT&$#""! + GFRRYUJ(//&&&).Será?
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Mensagem por xavex Dom Abr 01 2012, 14:16

Bom dia!

Regra 18 - Espaço na bóia

Vejam a 18.1 A e B

Consultem também as definições de sobreladeamento sobre a excepção de amuras opostas
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Mensagem por NunoP Ter Abr 03 2012, 08:09

Aqui se percebe porque certas situações provocam problemas.

Temos dois velejadores top10 da frota com versões opostas...

Neste caso:
Dois barcos entram na zona com amuras opostas.
O barco interior, sem amuras a estibordo, pede espaço ao barco exterior, com amuras a estibordo.

Vou deliberadamente não responder pelas regras de regata.
Vou apenas dizer que pela regra do bom senso e para evitar confusão mais vale o barco exterior dar espaço ao interior.

Já sei que vou ser atacado por falar nesta regra do bom senso mas a verdade é que se ela for seguida evitam-se muitos problemas. A verdade é que tudo se passa tão rápido que muitas vezes as pessoas não conseguem articular certas regras menos simples em tempo útil.


Seguindo a hipótese B das regras:
considerando:
POR25 barco interior
POR8 barco esterior.
Sabendo pelo que ambos escreveram que ambos pensam ter direito a rumo, os barcos bateriam e começaria uma discussão.
Face ao mau ambiente criado pela discussão o Juri deveria desclassificar os dois.
Nesse momento o primeiro lugar da regata seria disputado entre o POR96 e o POR747.
Sim, afinal esta segunda versão até tem os seus méritos.

Very Happy
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Mensagem por xavex Ter Abr 03 2012, 09:21

Bom dia!

Bem na minha modesta opinião a regra do bom senso é dar amuras a quem se apresenta amurado a estibordo, que é a regra mais importante a ser respeitada, as regras de barcos interiores referem-se todas a barcos com as mesmas amuras à excepção de 1, como tal esta situação para ser ajuizada com bom senso deveria dar razão ao barco amurado por estibordo.

Na vela real uma situação como esta numa regata de frota de um barco a entrar amurado por bombordo numa bóia de bolina pode ser considerado uma "tentativa de homicidio", ou seja, pode até não lhe ser permitido a penalização e simplesmente ser desclassificado directamente. Aos olhos da maioria dos velejadores esta é a situação mais "animalesca" e fácil de ajuizar.

Esta coisa do bom senso não deve servir para adulterar as verdadeiras regras de regata que são pensadas e desenvolvidas por gente que passa muito tempo a pensar no assunto, e não deve servir também para que os velejadores não leiam as regras de regata. As regras existem para que o bom senso seja igual para todos, o que eu quero dizer é que o meu bom senso pode não ser igual ao teu e assim sucessivamente.
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Mensagem por NunoP Ter Abr 03 2012, 13:25

Eu peço desculpa porque não vi bem a imagem.
estava a comentar como se os barcos fossem À popa.

À bolina a situação é naturalmente diferente.

Naturalmente que o barco sem amuras não tem direito a rumo.
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