Tribunal de Regata Virtual
+2
NunoP
xavex
6 participantes
Página 1 de 1
Tribunal de Regata Virtual
Este tópico servirá para expor várias situações em regata e no qual todos nós poderemos ditar as nossas sentenças, que no final será ajuizado por uma equipa de júris de regata credenciados.
Todas as situações deverão ser, se possivél, ilustradas.
Todas as situações deverão ser, se possivél, ilustradas.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
Xaxex,
será só preciso ter em conta a parte das regras que é própria dos Micromagics.
Ate´hoje o que tem acontecido é os Juris reais terem alguma dificuldade em apitar os modelos. Especialmente os MM por serem pequenos e muito rápidos.
Um dos problemas que depois acontece é existirem muitas dúvidas acerca de matéria de facto.
Quando, por exemplo, no espelho de água chegaram 5 barcos À popa, duvido que alguém 1m fosse capaz de descrever toda a situação adequadamente.
será só preciso ter em conta a parte das regras que é própria dos Micromagics.
Ate´hoje o que tem acontecido é os Juris reais terem alguma dificuldade em apitar os modelos. Especialmente os MM por serem pequenos e muito rápidos.
Um dos problemas que depois acontece é existirem muitas dúvidas acerca de matéria de facto.
Quando, por exemplo, no espelho de água chegaram 5 barcos À popa, duvido que alguém 1m fosse capaz de descrever toda a situação adequadamente.
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: Tribunal de Regata Virtual
Olá!
Para exemplificar posso começart eu o "Tribunal".
O barco amarelo segue em direcção à bóia de sotavento e está numa zona de pouco vento. O barco vermelho segue também em direcção à bóia de sotavento mas está numa zona de vento que o acompanha até à mesma e acaba por chegar ao mesmo tempo à bóia que o barco amarelo.
Qual dos barcos tem direito a espaço?
Para exemplificar posso começart eu o "Tribunal".
O barco amarelo segue em direcção à bóia de sotavento e está numa zona de pouco vento. O barco vermelho segue também em direcção à bóia de sotavento mas está numa zona de vento que o acompanha até à mesma e acaba por chegar ao mesmo tempo à bóia que o barco amarelo.
Qual dos barcos tem direito a espaço?
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
A meu ver é o vermelho.. pois pelo desenho neste momento já estão sobreladeados.. mesmo com amuras opostas pelo desenho e pela logica o vermelho ainda camba ficando com as mesmas amuras...
Corrige-me se eu estiver errado
Abraços
Corrige-me se eu estiver errado
Abraços
Ruben Luis- Velejador
- Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal
Re: Tribunal de Regata Virtual
Na minha opinião:
O rumo correcto para o amarelo e não para o vermelho é virar por davante. Logo não se aplica a regra 18
O Amarelo tem amuras a estibordo, logo tem direito a rumo.
È preciso também ter atenção que neste caso a viragem é por estibordo,
O rumo correcto para o amarelo e não para o vermelho é virar por davante. Logo não se aplica a regra 18
O Amarelo tem amuras a estibordo, logo tem direito a rumo.
È preciso também ter atenção que neste caso a viragem é por estibordo,
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: Tribunal de Regata Virtual
O amarelo tem amuras!!!
Não há sobreladeamento estabelecido porque estão com amuras opostas.
O vermelho só tem é que orçar e passar à popa do amarelo.
Se eu fosse o vermelho, cambava imediatamente para conquistar a prioridade!!!
Se eu fosse o amarelo avisava já o vermelho para não se armar em costureira, a ver se passa no buraco da agulha.
Não há sobreladeamento estabelecido porque estão com amuras opostas.
O vermelho só tem é que orçar e passar à popa do amarelo.
Se eu fosse o vermelho, cambava imediatamente para conquistar a prioridade!!!
Se eu fosse o amarelo avisava já o vermelho para não se armar em costureira, a ver se passa no buraco da agulha.
BOEING747- Malveirões
- Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais
Re: Tribunal de Regata Virtual
Olá!!
Atenção aos termos técnicos que se leêm nas regras de regata.
A viragem por davante é uma viragem que se efectua fazendo a proa duma embarcação passar pela linha de vento e não o contrário.
Atenção aos termos técnicos que se leêm nas regras de regata.
A viragem por davante é uma viragem que se efectua fazendo a proa duma embarcação passar pela linha de vento e não o contrário.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
Xavex,
pelo que percebi.. isto cada um diz o que pensa que sabe?!?
Depois vem a resolução?? Certo?
Abraço
pelo que percebi.. isto cada um diz o que pensa que sabe?!?
Depois vem a resolução?? Certo?
Abraço
Ruben Luis- Velejador
- Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal
Re: Tribunal de Regata Virtual
Certooooo!
Mas aproveito para evitar indução ao erro.
Mas aproveito para evitar indução ao erro.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
O amarelo de facto não precisa de virar por devante para contornar a boia.
Logo...
Logo...
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: Tribunal de Regata Virtual
E o vermelho precisa?
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
O vermelho precisa de virar em roda..
Ao Amarelo basta orçar pelo que não se aplica a excepção que eu tinha indicado inicialmente.
Ao Amarelo basta orçar pelo que não se aplica a excepção que eu tinha indicado inicialmente.
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: Tribunal de Regata Virtual
Aqui vai mais uma
1ºOs barcos estão a navegar mais folgados que 90º do vento verdadeiro, uma excepção á regra das amuras diferentes (ver defenição de sobreladeamento)
2º barco vermelho antes de entrar na area estabeleceu um sobreladeamento (ver defenição de sobreladeamento).
3º Assim aplica-se regra 18.2a o barco exterior (amarelo) deve conceder espaço ao barco interior (vermelho).
1ºOs barcos estão a navegar mais folgados que 90º do vento verdadeiro, uma excepção á regra das amuras diferentes (ver defenição de sobreladeamento)
2º barco vermelho antes de entrar na area estabeleceu um sobreladeamento (ver defenição de sobreladeamento).
3º Assim aplica-se regra 18.2a o barco exterior (amarelo) deve conceder espaço ao barco interior (vermelho).
spirifer- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 150
Data de inscrição : 21/01/2011
Re: Tribunal de Regata Virtual
Boa correctíssimo
Ruben Luis- Velejador
- Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal
Re: Tribunal de Regata Virtual
Olá!!
Depois de 1 mês de avaliação chegou o momento de justiça.
A resposta mais acertada e correcta é a do SpifirerII seguida do Ruben Luis.
1ºOs barcos estão a navegar mais folgados que 90º do vento verdadeiro, uma excepção á regra das amuras diferentes (ver defenição de sobreladeamento)
2º barco vermelho antes de entrar na area estabeleceu um sobreladeamento (ver defenição de sobreladeamento).
3º Assim aplica-se regra 18.2a o barco exterior (amarelo) deve conceder espaço ao barco interior (vermelho).
De salientar que o sobreladeamento é efectuado quando a perpendicular do eixo do barco sobreladeado (sendo esta uma linha infinita como se pode ver na popa do barco amarelo do desenho) é atingida pelo barco alcançante.
Depois de 1 mês de avaliação chegou o momento de justiça.
A resposta mais acertada e correcta é a do SpifirerII seguida do Ruben Luis.
1ºOs barcos estão a navegar mais folgados que 90º do vento verdadeiro, uma excepção á regra das amuras diferentes (ver defenição de sobreladeamento)
2º barco vermelho antes de entrar na area estabeleceu um sobreladeamento (ver defenição de sobreladeamento).
3º Assim aplica-se regra 18.2a o barco exterior (amarelo) deve conceder espaço ao barco interior (vermelho).
De salientar que o sobreladeamento é efectuado quando a perpendicular do eixo do barco sobreladeado (sendo esta uma linha infinita como se pode ver na popa do barco amarelo do desenho) é atingida pelo barco alcançante.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
Viva!
Está na altura de usarmos mais uma situação para resolver.https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/69/figurabolina.jpg/
Qual dos barcos terá amuras de facto.
Está na altura de usarmos mais uma situação para resolver.https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/69/figurabolina.jpg/
Qual dos barcos terá amuras de facto.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
Ohh Xavex..
Isto deve ser para gozar com o pessoal.. Mas não é, pois há muitos que não sabem ou fazem de conta que não sabem...
Mas posso explicar como apreendi no meu curso de Juiz , como também me ensinaram na vela lá no meu clube do calhau..
Nas regras de regata na Parte 2 (Quando os barcos se encontram), este capitulo está dividido em 4. E devemos ver este Menu de 4 partes por ordem..
Então começamos logo pela secção A e quando começamos a ver as 4 regras que lá estão escritas, paramos logo na 1º ou seja (regra 10 Amuras Opostas) e para este caso, já não precisamos avançar mais... Ficamos por aqui. Um barco amurado a Bombordo deve manter-se afastado. Quando há amuras opostas não há espaço em bóia nenhuma.
Caso fosse Mesmas Amuras aí teríamos de continuar por ali abaixo.. Ou seja devemos seguir as regras por ordem de como estão escritas.. (Pode não ser a melhor maneira, mas foi assim que eu aprendi)
Resultado do Desenho:
aplica-se a regra 10 barco amurado a bombordo deve manter-se afastado do barco a estibordo.
Abracinhos,
Isto deve ser para gozar com o pessoal.. Mas não é, pois há muitos que não sabem ou fazem de conta que não sabem...
Mas posso explicar como apreendi no meu curso de Juiz , como também me ensinaram na vela lá no meu clube do calhau..
Nas regras de regata na Parte 2 (Quando os barcos se encontram), este capitulo está dividido em 4. E devemos ver este Menu de 4 partes por ordem..
Então começamos logo pela secção A e quando começamos a ver as 4 regras que lá estão escritas, paramos logo na 1º ou seja (regra 10 Amuras Opostas) e para este caso, já não precisamos avançar mais... Ficamos por aqui. Um barco amurado a Bombordo deve manter-se afastado. Quando há amuras opostas não há espaço em bóia nenhuma.
Caso fosse Mesmas Amuras aí teríamos de continuar por ali abaixo.. Ou seja devemos seguir as regras por ordem de como estão escritas.. (Pode não ser a melhor maneira, mas foi assim que eu aprendi)
Resultado do Desenho:
aplica-se a regra 10 barco amurado a bombordo deve manter-se afastado do barco a estibordo.
Abracinhos,
Ruben Luis- Velejador
- Mensagens : 251
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 41
Localização : Funchal
Re: Tribunal de Regata Virtual
Boa noite!
Com a foto aqui é mais fácil.
Qual o barco com amuras de facto?
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
O azul entra primeiro na área em todo o seu comprimento, eu acho que é ele que tem prioridade (segundo a regra HTVGT&$#""! + GFRRYUJ(//&&&).Será?
João Prates- Campeão Europeu 2010
- Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 58
Localização : Évora
Re: Tribunal de Regata Virtual
Bom dia!
Regra 18 - Espaço na bóia
Vejam a 18.1 A e B
Consultem também as definições de sobreladeamento sobre a excepção de amuras opostas
Regra 18 - Espaço na bóia
Vejam a 18.1 A e B
Consultem também as definições de sobreladeamento sobre a excepção de amuras opostas
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
Aqui se percebe porque certas situações provocam problemas.
Temos dois velejadores top10 da frota com versões opostas...
Neste caso:
Dois barcos entram na zona com amuras opostas.
O barco interior, sem amuras a estibordo, pede espaço ao barco exterior, com amuras a estibordo.
Vou deliberadamente não responder pelas regras de regata.
Vou apenas dizer que pela regra do bom senso e para evitar confusão mais vale o barco exterior dar espaço ao interior.
Já sei que vou ser atacado por falar nesta regra do bom senso mas a verdade é que se ela for seguida evitam-se muitos problemas. A verdade é que tudo se passa tão rápido que muitas vezes as pessoas não conseguem articular certas regras menos simples em tempo útil.
Seguindo a hipótese B das regras:
considerando:
POR25 barco interior
POR8 barco esterior.
Sabendo pelo que ambos escreveram que ambos pensam ter direito a rumo, os barcos bateriam e começaria uma discussão.
Face ao mau ambiente criado pela discussão o Juri deveria desclassificar os dois.
Nesse momento o primeiro lugar da regata seria disputado entre o POR96 e o POR747.
Sim, afinal esta segunda versão até tem os seus méritos.
Temos dois velejadores top10 da frota com versões opostas...
Neste caso:
Dois barcos entram na zona com amuras opostas.
O barco interior, sem amuras a estibordo, pede espaço ao barco exterior, com amuras a estibordo.
Vou deliberadamente não responder pelas regras de regata.
Vou apenas dizer que pela regra do bom senso e para evitar confusão mais vale o barco exterior dar espaço ao interior.
Já sei que vou ser atacado por falar nesta regra do bom senso mas a verdade é que se ela for seguida evitam-se muitos problemas. A verdade é que tudo se passa tão rápido que muitas vezes as pessoas não conseguem articular certas regras menos simples em tempo útil.
Seguindo a hipótese B das regras:
considerando:
POR25 barco interior
POR8 barco esterior.
Sabendo pelo que ambos escreveram que ambos pensam ter direito a rumo, os barcos bateriam e começaria uma discussão.
Face ao mau ambiente criado pela discussão o Juri deveria desclassificar os dois.
Nesse momento o primeiro lugar da regata seria disputado entre o POR96 e o POR747.
Sim, afinal esta segunda versão até tem os seus méritos.
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: Tribunal de Regata Virtual
Bom dia!
Bem na minha modesta opinião a regra do bom senso é dar amuras a quem se apresenta amurado a estibordo, que é a regra mais importante a ser respeitada, as regras de barcos interiores referem-se todas a barcos com as mesmas amuras à excepção de 1, como tal esta situação para ser ajuizada com bom senso deveria dar razão ao barco amurado por estibordo.
Na vela real uma situação como esta numa regata de frota de um barco a entrar amurado por bombordo numa bóia de bolina pode ser considerado uma "tentativa de homicidio", ou seja, pode até não lhe ser permitido a penalização e simplesmente ser desclassificado directamente. Aos olhos da maioria dos velejadores esta é a situação mais "animalesca" e fácil de ajuizar.
Esta coisa do bom senso não deve servir para adulterar as verdadeiras regras de regata que são pensadas e desenvolvidas por gente que passa muito tempo a pensar no assunto, e não deve servir também para que os velejadores não leiam as regras de regata. As regras existem para que o bom senso seja igual para todos, o que eu quero dizer é que o meu bom senso pode não ser igual ao teu e assim sucessivamente.
Bem na minha modesta opinião a regra do bom senso é dar amuras a quem se apresenta amurado a estibordo, que é a regra mais importante a ser respeitada, as regras de barcos interiores referem-se todas a barcos com as mesmas amuras à excepção de 1, como tal esta situação para ser ajuizada com bom senso deveria dar razão ao barco amurado por estibordo.
Na vela real uma situação como esta numa regata de frota de um barco a entrar amurado por bombordo numa bóia de bolina pode ser considerado uma "tentativa de homicidio", ou seja, pode até não lhe ser permitido a penalização e simplesmente ser desclassificado directamente. Aos olhos da maioria dos velejadores esta é a situação mais "animalesca" e fácil de ajuizar.
Esta coisa do bom senso não deve servir para adulterar as verdadeiras regras de regata que são pensadas e desenvolvidas por gente que passa muito tempo a pensar no assunto, e não deve servir também para que os velejadores não leiam as regras de regata. As regras existem para que o bom senso seja igual para todos, o que eu quero dizer é que o meu bom senso pode não ser igual ao teu e assim sucessivamente.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Tribunal de Regata Virtual
Eu peço desculpa porque não vi bem a imagem.
estava a comentar como se os barcos fossem À popa.
À bolina a situação é naturalmente diferente.
Naturalmente que o barco sem amuras não tem direito a rumo.
estava a comentar como se os barcos fossem À popa.
À bolina a situação é naturalmente diferente.
Naturalmente que o barco sem amuras não tem direito a rumo.
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Tópicos semelhantes
» Regata de Natal MMPT Sul/Centro - Moita - 1 de Dezembro
» Regata São Silvestre
» As importantes regras de regata
» Regata São Silvestre 2011
» Regata Final de Tarde
» Regata São Silvestre
» As importantes regras de regata
» Regata São Silvestre 2011
» Regata Final de Tarde
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Sáb Jul 06 2019, 20:38 por Admin
» Prova de apuramento para o EuroCup 2015
Sex Jul 24 2015, 20:09 por Fernando Passeiro
» regatas
Seg Jun 29 2015, 22:25 por pedro.videira.5
» 4ª Prova Campeonato da Madeira de Micro Magic 2014 2015
Qua Jan 28 2015, 08:02 por Duarte Menezes
» World Championship NAVIGA Cherkassy Ucrânia
Seg Jan 12 2015, 07:09 por ukr30
» Classificação Geral após a 3ªProva!
Qua Dez 10 2014, 10:35 por Nucleo MicroMagic Madeira
» 3ª Prova Campeonato da Madeira de Micro Magic 2014 2015
Dom Dez 07 2014, 21:24 por Nucleo MicroMagic Madeira
» Futuro da Classe! Importante!!!!!!
Dom Nov 30 2014, 10:03 por Duarte Menezes
» Open Nacional 2014
Sáb Nov 29 2014, 09:27 por NunoP
» Apuramento para a época de 2015!?!?!?
Qua Nov 26 2014, 18:20 por Duarte Menezes
» 1ª Prova Trofeu Regional de MicroMagic 2014/2015
Qui Nov 13 2014, 21:00 por Nucleo MicroMagic Madeira
» Calendário Campeonato da Madeira de MicroMagic 2014/2015
Seg Set 29 2014, 09:40 por Nucleo MicroMagic Madeira
» Campeonato Europeu 2014 - Espanha
Seg Set 22 2014, 20:06 por Sales
» Compra de micro magic
Sex Ago 29 2014, 19:45 por por2375
» Vendo MicroMagic
Sex Ago 29 2014, 17:06 por Princesa do Tejo
» Situação actual e questões relacionadas com a Associação MicroMagic de Portugal
Seg Jul 07 2014, 14:24 por JSilvaRamos