Construção/pesos
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Construção/pesos
Boas,
Comprei a semana passada um MM Racing e lá me pus a montá-lo com todo o hardware stock.
(Guiei-me pelo manual deste site http://www.freewebs.com/peterbsmicromagic/index.htm e para uma primeira afinação das velas vi o video do youtube sobre a afinação básica de MM)
Portanto, dado ser 100% leigo em termos de náutica (bem, talvez 99% com o que tenho andado a ler de MM nas últimas semanas!), tenho para já algumas dúvidas:
Ao ler as regras das regatas de Micro Magic, leio que o peso mínimo é de 820gramas. Lembrei-me à pouco de pesar o meu e tenho algures entre as 725~750gr (balança antiga).
-É normal este tipo de pesos de origem? Colocam o que falta somente no casco dado pouco dar para acrescentar no bolbo? (Não cheguei a pesar o leme e o patilhão... os do MM Classic ao serem maiores devem ajudar mais uns pós neste campo!?)
-Alguém já usou durante algum tempo o patilhão do MM Racing? Qual a posição em que o deixo?
-Finalmente, onde colocar o CG pelo menos para começar? Não tenho grande forma de ver como fica o nível de água antes de o inaugurar, daí dar jeito pelo menos um ponto de principio)
Para já é só de dúvidas. Dado que ainda não o meti na água e repetindo o inicio... sou demasiado ignorante para sequer as conseguir ter!
Devo inaugurar amanhã no Jamor após o trabalho.
Ah, já agora, normalmente, para que lado costumam mover o stick no rádio para caçar ou folgar as velas??? Não que me faça grande diferença... é só para não ficar ao contrário do normal...
Gonçalo Perpétuo
Comprei a semana passada um MM Racing e lá me pus a montá-lo com todo o hardware stock.
(Guiei-me pelo manual deste site http://www.freewebs.com/peterbsmicromagic/index.htm e para uma primeira afinação das velas vi o video do youtube sobre a afinação básica de MM)
Portanto, dado ser 100% leigo em termos de náutica (bem, talvez 99% com o que tenho andado a ler de MM nas últimas semanas!), tenho para já algumas dúvidas:
Ao ler as regras das regatas de Micro Magic, leio que o peso mínimo é de 820gramas. Lembrei-me à pouco de pesar o meu e tenho algures entre as 725~750gr (balança antiga).
-É normal este tipo de pesos de origem? Colocam o que falta somente no casco dado pouco dar para acrescentar no bolbo? (Não cheguei a pesar o leme e o patilhão... os do MM Classic ao serem maiores devem ajudar mais uns pós neste campo!?)
-Alguém já usou durante algum tempo o patilhão do MM Racing? Qual a posição em que o deixo?
-Finalmente, onde colocar o CG pelo menos para começar? Não tenho grande forma de ver como fica o nível de água antes de o inaugurar, daí dar jeito pelo menos um ponto de principio)
Para já é só de dúvidas. Dado que ainda não o meti na água e repetindo o inicio... sou demasiado ignorante para sequer as conseguir ter!
Devo inaugurar amanhã no Jamor após o trabalho.
Ah, já agora, normalmente, para que lado costumam mover o stick no rádio para caçar ou folgar as velas??? Não que me faça grande diferença... é só para não ficar ao contrário do normal...
Gonçalo Perpétuo
gperpetuo- Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/12/2010
Re: Construção/pesos
Olá Gonçalo
Começando pelo fim, o stick costuma ser a caçar para baixo e a folgar para cima.
Quanto ao peso, esse valor é já com as baterias a bordo? Se assim fôr é bastante bom para começar. Atenção que o patilhão e o bolbo não podem exceder as 420gr. O peso suplementar (chumbo) deverá andar o centro do barco, podendo variar mais para a frente (perto da caixa do patilhão) com pouco vento e mais para trás com mais vento.
Sobre a posição do patilhão do MM racing, o meu filho usa um e sempre na posição intermédia.
Bem, só não sei o que é o CG, de resto espero têr respondido a tudo.
Um abraço
Começando pelo fim, o stick costuma ser a caçar para baixo e a folgar para cima.
Quanto ao peso, esse valor é já com as baterias a bordo? Se assim fôr é bastante bom para começar. Atenção que o patilhão e o bolbo não podem exceder as 420gr. O peso suplementar (chumbo) deverá andar o centro do barco, podendo variar mais para a frente (perto da caixa do patilhão) com pouco vento e mais para trás com mais vento.
Sobre a posição do patilhão do MM racing, o meu filho usa um e sempre na posição intermédia.
Bem, só não sei o que é o CG, de resto espero têr respondido a tudo.
Um abraço
João Prates- Campeão Europeu 2010
- Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 58
Localização : Évora
Re: Construção/pesos
CG é centro de gravidade. Entretanto ao pensar melhor, estando mais de metade do peso concentrado no bolbo, realmente deve ser coisa com que não me devo preocupar à partida para inauguração. (deve ser uma preocupação à conta do aeromodelismo...)
O peso que indiquei é com o barco completo com toda a electrónica:
Hitec HS81, Graupner DES587BB, pack 6V 800mAh (posso então aumentar aqui a capacidade) e RX Corona 6Ch Sintetizado.
O conjunto patilhão/bolbo está completamente de origem (incluindo capas). Só levou umas marteladas para lhe acertar a forma, pelo que nem me tinha preocupado a pesar. Desmontei agora, pesei e aparenta ter ~410gr (ou melhor, algures entre as 400 e as 420...).
Caçar para baixo... por coincidência era como estava!
Obrigado!
O peso que indiquei é com o barco completo com toda a electrónica:
Hitec HS81, Graupner DES587BB, pack 6V 800mAh (posso então aumentar aqui a capacidade) e RX Corona 6Ch Sintetizado.
O conjunto patilhão/bolbo está completamente de origem (incluindo capas). Só levou umas marteladas para lhe acertar a forma, pelo que nem me tinha preocupado a pesar. Desmontei agora, pesei e aparenta ter ~410gr (ou melhor, algures entre as 400 e as 420...).
Caçar para baixo... por coincidência era como estava!
Obrigado!
gperpetuo- Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/12/2010
Re: Construção/pesos
Caro Gonçalo,
não costumamos usar as capas do patilhão, pois não trazem vantagens a nível de performance.
Marteladas no patilhão não são coisa boa. espero que ele naõ tenha ficado marcado...
O peso minimo do barco é de 860g pronto a navegar.
Isto implica o casco, leme e patilhão, tampa, electrónica, baterias, mastro e velas.
Se com isto tudo pesava 725g ou a balança está estragada ou está-se a dar um milagre.
Boa sorte para a inauguração. È importante que tudo funcione bem para o barco poder ter um bom comportamento!
Uma boa parte dos barcos mais competitivos tem uma construção ligeira, sem grande parte dos reforços que vêm de origem e mesmo assim poucos são os que andam pelas 800g sem lastro adicional.
não costumamos usar as capas do patilhão, pois não trazem vantagens a nível de performance.
Marteladas no patilhão não são coisa boa. espero que ele naõ tenha ficado marcado...
O peso minimo do barco é de 860g pronto a navegar.
Isto implica o casco, leme e patilhão, tampa, electrónica, baterias, mastro e velas.
Se com isto tudo pesava 725g ou a balança está estragada ou está-se a dar um milagre.
Boa sorte para a inauguração. È importante que tudo funcione bem para o barco poder ter um bom comportamento!
Uma boa parte dos barcos mais competitivos tem uma construção ligeira, sem grande parte dos reforços que vêm de origem e mesmo assim poucos são os que andam pelas 800g sem lastro adicional.
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: Construção/pesos
Bem, dei marteladas (marteladas... quase sem força) dado que a frente do chumbo estava achatada de origem à frente e a parte de trás estava bastante torta. Apenas deixei a frente arredondada e a traseira direita de modo a encaixar nas capas. Usei as capas porque não tinha tempo de trabalhar nisso no fim de semana como deve ser!
Devo depois comprar um conjunto do MM I quando estes estiverem disponíveis. Também daí não me preocupar em usar as capas neste.
Quanto ao peso. Experimentei pesar uma embalagem de 500gramas de massa e deu ~500gramas, e uma embalagem de 1kg de açúcar e deu... ~1kg...
Como eu próprio desconfio bastante do peso, amanhã ou mais provavelmente na quarta feira devo pesar numa balança digital em casa de um colega. Aqui só tenho ou a balança velha de agulha da culinária ou a balança de precisão... max 200gr com resolução 0.01gr... um bocado inútil para pesar um barco...
Ainda para mais dado que utilizei os pedaços todos de contraplacado do kit. Não me apeteceu alterar nada no primeiro que faço (tenho demasiadas coisas primeiro a aprender para que menos um pedaço de contraplacado me faça a mínima diferença no desempenho do barco, as maiores peças pesam 3gramas ou menos).
Aliás, com esta conversa de pesos, uma coisa que me tem metido alguma confusão é ver fotos de barcos todos pipis depois com um "arame" no topo do mastro. Em cheio no local em que cada grama a mais, mais gramas vai "roubar" ao bolbo... (~4.5 de chumbo por cada grama no topo do mastro de origem).
Devo depois comprar um conjunto do MM I quando estes estiverem disponíveis. Também daí não me preocupar em usar as capas neste.
Quanto ao peso. Experimentei pesar uma embalagem de 500gramas de massa e deu ~500gramas, e uma embalagem de 1kg de açúcar e deu... ~1kg...
Como eu próprio desconfio bastante do peso, amanhã ou mais provavelmente na quarta feira devo pesar numa balança digital em casa de um colega. Aqui só tenho ou a balança velha de agulha da culinária ou a balança de precisão... max 200gr com resolução 0.01gr... um bocado inútil para pesar um barco...
Ainda para mais dado que utilizei os pedaços todos de contraplacado do kit. Não me apeteceu alterar nada no primeiro que faço (tenho demasiadas coisas primeiro a aprender para que menos um pedaço de contraplacado me faça a mínima diferença no desempenho do barco, as maiores peças pesam 3gramas ou menos).
Aliás, com esta conversa de pesos, uma coisa que me tem metido alguma confusão é ver fotos de barcos todos pipis depois com um "arame" no topo do mastro. Em cheio no local em que cada grama a mais, mais gramas vai "roubar" ao bolbo... (~4.5 de chumbo por cada grama no topo do mastro de origem).
gperpetuo- Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/12/2010
Re: Construção/pesos
Agora sim, 823gr. A velha balança da culinária não dá para os gastos mesmo
Adicionalmente, foi a estreia no Jamor.
Vento fraco e inconstante mas já deu para dar umas quantas voltas.
Adicionalmente, foi a estreia no Jamor.
Vento fraco e inconstante mas já deu para dar umas quantas voltas.
gperpetuo- Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/12/2010
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