Boom-Jack Graupner Racing
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BOEING747
JPDP
NelsonGas
7 participantes
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Boom-Jack Graupner Racing
Boas a todos
Estou a fazer um Rig.
Vou utilizar para o Boom da Graupner por me parecer mais simples e sem rolamento ou seja a probabilidade de enferrujar não existe.
No entanto quero encurtar a peça como esta:
https://picasaweb.google.com/macgoy/20110205_ORN_MM?authkey=Gv1sRgCN_Juv7H-sa1hQE&eat=flashalbum#5572021232052908658
ou
https://picasaweb.google.com/macgoy/20110205_ORN_MM?authkey=Gv1sRgCN_Juv7H-sa1hQE&feat=flashalbum#5572020996783315714
tenho algumas dúvida que gostava que me esclarecessem:
Como se cola esta peças que vou encurtar? com ciano?
A peça junto ao mastro é colada ao mastro?
Obrigado
NelsonGas
Estou a fazer um Rig.
Vou utilizar para o Boom da Graupner por me parecer mais simples e sem rolamento ou seja a probabilidade de enferrujar não existe.
No entanto quero encurtar a peça como esta:
https://picasaweb.google.com/macgoy/20110205_ORN_MM?authkey=Gv1sRgCN_Juv7H-sa1hQE&eat=flashalbum#5572021232052908658
ou
https://picasaweb.google.com/macgoy/20110205_ORN_MM?authkey=Gv1sRgCN_Juv7H-sa1hQE&feat=flashalbum#5572020996783315714
tenho algumas dúvida que gostava que me esclarecessem:
Como se cola esta peças que vou encurtar? com ciano?
A peça junto ao mastro é colada ao mastro?
Obrigado
NelsonGas
NelsonGas- Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Olá Nelson
É mais fácil de mostrar do que explicar.
Em primeiro lugar eu só corto uma das partes, que é a que trabalha por fora, e que passa a trabalhar por dentro (corto o suficiente para que esta passe a trabalhar por dentro).
Colo tudo com ciano, mas uso uma vara de carbono (acho de de 2mm x 1 mm mas vou confirmar) para dar rigidez à peça que encurtei.
Abraço
ZP
É mais fácil de mostrar do que explicar.
Em primeiro lugar eu só corto uma das partes, que é a que trabalha por fora, e que passa a trabalhar por dentro (corto o suficiente para que esta passe a trabalhar por dentro).
Colo tudo com ciano, mas uso uma vara de carbono (acho de de 2mm x 1 mm mas vou confirmar) para dar rigidez à peça que encurtei.
Abraço
ZP
JPDP- Campeão Nacional
- Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 62
Localização : Lisboa
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Boas
Como ontem teve um excelente dia para "model bilding"... comecei a inventar.
Mas depois achei que a rotação da vela ficava muito afastada do mastro... sei que existem alguma teorias neste campo (que gostaria de saber a vossa opinião sobre rotação no mastro/rotação afastada do mastro).
Então, cortei o "tubo" que fica dentro do mastro e dei folga para poder rodar livre. Depois colei a peça ao "tubo". Não sei como vai funcionar, mas ficou assim:
Apesar do "tubo" estar a rodar bem, livre e com folga no mastro, não sei como funcionará com pouco vento.
Como ontem teve um excelente dia para "model bilding"... comecei a inventar.
Isto foi exactamente o que fiz numa primeira fase. Incluindo o carbono como reforço que coloquei na ranhura que existe na peça que encurtei.JPDP escreveu:Em primeiro lugar eu só corto uma das partes, que é a que trabalha por fora, e que passa a trabalhar por dentro (corto o suficiente para que esta passe a trabalhar por dentro).
Colo tudo com ciano, mas uso uma vara de carbono (acho de de 2mm x 1 mm mas vou confirmar) para dar rigidez à peça que encurtei.
Mas depois achei que a rotação da vela ficava muito afastada do mastro... sei que existem alguma teorias neste campo (que gostaria de saber a vossa opinião sobre rotação no mastro/rotação afastada do mastro).
Então, cortei o "tubo" que fica dentro do mastro e dei folga para poder rodar livre. Depois colei a peça ao "tubo". Não sei como vai funcionar, mas ficou assim:
Apesar do "tubo" estar a rodar bem, livre e com folga no mastro, não sei como funcionará com pouco vento.
NelsonGas- Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Mesmo que fique a rodar bem.... o que não vai acontecer... falta-te um travão em cima e um travão em baixo, que vão completar o atrito suficiente para que a retranca só se mexa acima dos 10 nós.
Não é por aí!!!
Quando começámos na nossa saga MM, e criámos o grupo dos Malveirões, não conhecíamos quase ninguém e fartámo-nos de inventar em sistemas de boomjack.
neste link estão alguns exemplos feitos por nós:
http://malveiroes.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
Até que, começámos a aprender com quem já cá está há muito tempo e já experimentou tudo.
A minha conclusão pessoal é a seguinte:
Não inventar porque o essencial é que o sistema não falhe. Nem com pouco, nem com muito vento.
Ficam assim a existir 2 soluções que oferecem a confiança suficiente para não nos deixar ficar mal, à volta do mastro com rolamentos e afastado do mastro com o sistema Graupner transformado como o Zé Pedro sugeriu.
A primeira mantém-te a afinação da esteira da vela igual na popa e na bolina e é melhor comprar qualquer uma das existentes no mercado.
A segunda faz com que a vela folgue a esteira à popa como se faz nos barcos grandes.
Qual é a melhor?
O Zé Pedro utiliza o segundo sistema e já sabes o que ele anda.
O João Prates utiliza o primeiro (da Graphite) e os resultados também falam por si.
Conclusão????
Para utilizares o sistema Graupner transformado, poderia fazer um desenho mas como disse o Zé Pedro, é mais fácil mostrar, recomendo ainda outra solução:
Não construas sistemas fixos ao mastro, faz coisa modular para poderes montar e desmontar os rigs mais facilmente se quiseres mudar para outras velas.
Eu tenho Graphite e Graupner e passei a montar os Graupner com a modularidade da Graphite:
- O topo do mastro Graupner é colado num tubo de 5mm que encaixa nos mastros de 6, nem é preciso colar. Quando quiseres desmontar, basta cortar o cabo da vela. Para rigs B,C e D, enfias um tubo de 5 dentro de um de 6, sendo o de 6 mais curto, atravessas com um tubo de 3, colado e já está, um sistema de encaixe.
- Fixação do estai: Um furo no mastro, passas um cabo ou um cabinho de acço, fazes sair pelo topo e colocas uma terminação. Uma miçanga se for em cabo ou se utilizares o aço, nem é preciso dizer. Voltas a puxar o cabo para baixo e está fixo. Na outra ponta colocas uma argola ou uma gancho de abrir se quiseres ter a possibilidade de mudar de estai. (este sistema só é viável se o teu topo for como explicado em cima porque se o cabo se parte, podes facilmente substituir, retirando o topo e cortando apenas um cabo que segura a vela)
- BoomJack: Faze aquilo que começaste a fazer e utilizas o resto da peça da Graupner que iria à volta do mastro. Provavelmente terás que a cortar em baixo para descer a retranca o mais possível. Em vez de a colares ao mastro, colas num pedaço de tubo de 6 que ficará alinhado pelo topo do plástico e a sobrar em baixo, além do comprimento do plástico, cerca de 1,5 a 2 cm. Por dentro destas duas partes, passas um tubo de 5 que sai em cima o que quiseres (4cm?) para encaixar o mastro e em baixo o comprimento suficiente para apoiar no fundo do barco (ou não..... )
Ficas assim com outro sistema de encaixe que podes re-utilizar.
- Cuningham: para aqui há muitas soluções, eu vou descrever a minha.
Faço um furo lateral no mastro, a 7 ou 8 cm do boomjack. passo um cabo com uma miçanga como fiz na fixação do estai. Fico com um cabo preso ao mastro onde passo um afinador (peçinha com 3 furos) venho abaixo ao primeiro furo da peça plástica da Graupner e passo a ponta do cabo, de baixo para cima (de fora para dentro), vou ao olhal da vela (de fora para dentro) e volto a passar pelo mesmo furo, agora de dentro para fora (ou de cima para baixo). O cabo volta a subir e fica atado ao afinador. Caças para cima e folgas para baixo.
Espero que valorizes o meu esforço de explicação e que percebas o que eu tentei ilustrar... O melhor mesmo é mostrar.
Não é por aí!!!
Quando começámos na nossa saga MM, e criámos o grupo dos Malveirões, não conhecíamos quase ninguém e fartámo-nos de inventar em sistemas de boomjack.
neste link estão alguns exemplos feitos por nós:
http://malveiroes.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
Até que, começámos a aprender com quem já cá está há muito tempo e já experimentou tudo.
A minha conclusão pessoal é a seguinte:
Não inventar porque o essencial é que o sistema não falhe. Nem com pouco, nem com muito vento.
Ficam assim a existir 2 soluções que oferecem a confiança suficiente para não nos deixar ficar mal, à volta do mastro com rolamentos e afastado do mastro com o sistema Graupner transformado como o Zé Pedro sugeriu.
A primeira mantém-te a afinação da esteira da vela igual na popa e na bolina e é melhor comprar qualquer uma das existentes no mercado.
A segunda faz com que a vela folgue a esteira à popa como se faz nos barcos grandes.
Qual é a melhor?
O Zé Pedro utiliza o segundo sistema e já sabes o que ele anda.
O João Prates utiliza o primeiro (da Graphite) e os resultados também falam por si.
Conclusão????
Para utilizares o sistema Graupner transformado, poderia fazer um desenho mas como disse o Zé Pedro, é mais fácil mostrar, recomendo ainda outra solução:
Não construas sistemas fixos ao mastro, faz coisa modular para poderes montar e desmontar os rigs mais facilmente se quiseres mudar para outras velas.
Eu tenho Graphite e Graupner e passei a montar os Graupner com a modularidade da Graphite:
- O topo do mastro Graupner é colado num tubo de 5mm que encaixa nos mastros de 6, nem é preciso colar. Quando quiseres desmontar, basta cortar o cabo da vela. Para rigs B,C e D, enfias um tubo de 5 dentro de um de 6, sendo o de 6 mais curto, atravessas com um tubo de 3, colado e já está, um sistema de encaixe.
- Fixação do estai: Um furo no mastro, passas um cabo ou um cabinho de acço, fazes sair pelo topo e colocas uma terminação. Uma miçanga se for em cabo ou se utilizares o aço, nem é preciso dizer. Voltas a puxar o cabo para baixo e está fixo. Na outra ponta colocas uma argola ou uma gancho de abrir se quiseres ter a possibilidade de mudar de estai. (este sistema só é viável se o teu topo for como explicado em cima porque se o cabo se parte, podes facilmente substituir, retirando o topo e cortando apenas um cabo que segura a vela)
- BoomJack: Faze aquilo que começaste a fazer e utilizas o resto da peça da Graupner que iria à volta do mastro. Provavelmente terás que a cortar em baixo para descer a retranca o mais possível. Em vez de a colares ao mastro, colas num pedaço de tubo de 6 que ficará alinhado pelo topo do plástico e a sobrar em baixo, além do comprimento do plástico, cerca de 1,5 a 2 cm. Por dentro destas duas partes, passas um tubo de 5 que sai em cima o que quiseres (4cm?) para encaixar o mastro e em baixo o comprimento suficiente para apoiar no fundo do barco (ou não..... )
Ficas assim com outro sistema de encaixe que podes re-utilizar.
- Cuningham: para aqui há muitas soluções, eu vou descrever a minha.
Faço um furo lateral no mastro, a 7 ou 8 cm do boomjack. passo um cabo com uma miçanga como fiz na fixação do estai. Fico com um cabo preso ao mastro onde passo um afinador (peçinha com 3 furos) venho abaixo ao primeiro furo da peça plástica da Graupner e passo a ponta do cabo, de baixo para cima (de fora para dentro), vou ao olhal da vela (de fora para dentro) e volto a passar pelo mesmo furo, agora de dentro para fora (ou de cima para baixo). O cabo volta a subir e fica atado ao afinador. Caças para cima e folgas para baixo.
Espero que valorizes o meu esforço de explicação e que percebas o que eu tentei ilustrar... O melhor mesmo é mostrar.
BOEING747- Malveirões
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Idade : 56
Localização : Cascais
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Grande Lição de Mastros!!!!
Estou a ver que já pensas-te e repensas-te isto milhares de vezes!!!!
Obrigado pela partilha e pela explicação!!!
Já percebi que fiz disparate por aqui.
Primeiro erro: estava a ver a "coisa" para ter um boom para cada vela. Vou alterar de forma a que tenha um para todos os rigs.... Julgo que no Porto o "Espanhol" tinha isso assim. Tenho é que adaptar a forma como a vela grande fixa na retranca.
Julgo que é que tu tens no Graphite.
O Cuningham, e para ter a possibilidade de partilhar a afinação terá que ser na retranca.
Fiquei foi sem perceber quais as vantagens de ter a vela a folgar a esteira (sistema graupner curto) ou não (sistema graphite com rolamento).
No Graupner tenho menor área vélica à popa. No entanto ao largo fico com mais "saco" na vela. Pode ser bom
No sistema Graphite a vela não perde tanto a forma e à popa fico com mais área.
Qual será o melhor??? Também não estou a ver...
Só uma pergunta: No sistema da Graupner altera-se o eixo da peça (a tal que encurtei) para mais perto do mastro? Ou fica como vem?
Mais uma vez obrigado
NG
NelsonGas- Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
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Re: Boom-Jack Graupner Racing
Como vem.
Atenção que eu tenho uma retranca e boomjack em cada vela.
Eu consigo é reutilizá-los quando compro velas novas.
Quanto menos tempo levares a trocar de rig, melhor.
Se utilizares cunningham e esteira com gancho, ganhas uma distancia da vela para a retranca que é desnecessária.
Atenção que eu tenho uma retranca e boomjack em cada vela.
Eu consigo é reutilizá-los quando compro velas novas.
Quanto menos tempo levares a trocar de rig, melhor.
Se utilizares cunningham e esteira com gancho, ganhas uma distancia da vela para a retranca que é desnecessária.
BOEING747- Malveirões
- Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais
Re: Boom-Jack Graupner Racing
BOEING747 escreveu:....ganhas uma distancia da vela para a retranca que é desnecessária.
Estava a pensar seguir uma solução idêntica a esta...
NelsonGas- Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Os rigs sempre prontos, sempre. Não mudes de vela no mesmo rig. Só mesmo para mudar de velas... de vez. Ao contrário do Alex, eu uso tudo fixo e definitivo, e para mudar de vela tenho de re construir tudo de novo ( o que é bom para incorporar as inovações ).
Quanto aos boomjack eu uso os da Graupner encurtados.
Já exprimentei os de rolamento e não me dei bem com eles, se bem que é uma escolha muito pessoal.
Em teoria, a vantagem vai (mais vezes) para os da Graupner que, ao folgarem a esteira da vela, lhe dão mais potencia, o que é útil no MM na maior parte das circunstancias.
No entanto e para mim, a maior vantagem é mesmo a simplicidade e a manutenção.
ZP
Quanto aos boomjack eu uso os da Graupner encurtados.
Já exprimentei os de rolamento e não me dei bem com eles, se bem que é uma escolha muito pessoal.
Em teoria, a vantagem vai (mais vezes) para os da Graupner que, ao folgarem a esteira da vela, lhe dão mais potencia, o que é útil no MM na maior parte das circunstancias.
No entanto e para mim, a maior vantagem é mesmo a simplicidade e a manutenção.
ZP
JPDP- Campeão Nacional
- Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 62
Localização : Lisboa
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Boas
Depois de perceber que a peça que tinha feito não ia funcionar, rendi-me ao sistema Graupner rebaixado pois já deu provas, é fácil é barato e não dá milhões.
Aqui ficam as fotos para quem queira saber fazer uma retranca rebaixada (como os campeões... ). Para quem está a começar nos MM, e quer ganhar alguma regatazita, pode começar por aqui... Se não tiver um boom jack assim não há hipótese... ( ) Se não acreditam, é começar a ir às regatas e velos a passar. E depois vão se lembrar destas minhas palavras.
Bem, mas aqui vão as fotos:
Entretanto usei mais 3 "truques".
2 deles sugeridos pelo Alex: Coloquei na parte de baixo um pedaço de carbono para evitar a rotação do boom jack no eixo do mastro e a colocação da manga termoretráctil para travar o boom.
O outro truque foi de minha autoria: Furar o mastro com uma broca de 1mm para passar o Cuningham para a frente, e evitar que o cabo ande ao pé da vela etc.
Com estas alterações todas espero vir a ganhar todas as regatas daqui para a frente. Pois o meu barco ganhou um rendimento de mais de 75%...
Boom rebaixado +30% de rendimento
Pedaço de carbono para evitar rotação +15% de rendimento
Manga termoretractil +10% de rendimento
Furo no mastro para passar o Cuningham +20% de rendimento
Percebo o conceito: NADA PODE FALHAR. TUDO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
CONCORDO
Quando falei de deixar a mesma retranca, e mudar a vela expliquei-me mal.
O que estou a pensar é ter o boom, e depois ter o mastro com as velas.
Para substituir as velas, só teria (eu digo teria pois ainda não está decidido) que desprender a vela grande no cuningam e na valuma (não sei o nome, onde a vela grande fixa na retranca parte d trás), pois o mastro está solto no boom jack.
Mas ainda vou pensar melhor no assunto...
Depois de perceber que a peça que tinha feito não ia funcionar, rendi-me ao sistema Graupner rebaixado pois já deu provas, é fácil é barato e não dá milhões.
Aqui ficam as fotos para quem queira saber fazer uma retranca rebaixada (como os campeões... ). Para quem está a começar nos MM, e quer ganhar alguma regatazita, pode começar por aqui... Se não tiver um boom jack assim não há hipótese... ( ) Se não acreditam, é começar a ir às regatas e velos a passar. E depois vão se lembrar destas minhas palavras.
Bem, mas aqui vão as fotos:
Entretanto usei mais 3 "truques".
2 deles sugeridos pelo Alex: Coloquei na parte de baixo um pedaço de carbono para evitar a rotação do boom jack no eixo do mastro e a colocação da manga termoretráctil para travar o boom.
O outro truque foi de minha autoria: Furar o mastro com uma broca de 1mm para passar o Cuningham para a frente, e evitar que o cabo ande ao pé da vela etc.
Com estas alterações todas espero vir a ganhar todas as regatas daqui para a frente. Pois o meu barco ganhou um rendimento de mais de 75%...
Boom rebaixado +30% de rendimento
Pedaço de carbono para evitar rotação +15% de rendimento
Manga termoretractil +10% de rendimento
Furo no mastro para passar o Cuningham +20% de rendimento
JPDP escreveu:Os rigs sempre prontos, sempre. Não mudes de vela no mesmo rig.
Percebo o conceito: NADA PODE FALHAR. TUDO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
CONCORDO
Quando falei de deixar a mesma retranca, e mudar a vela expliquei-me mal.
O que estou a pensar é ter o boom, e depois ter o mastro com as velas.
Para substituir as velas, só teria (eu digo teria pois ainda não está decidido) que desprender a vela grande no cuningam e na valuma (não sei o nome, onde a vela grande fixa na retranca parte d trás), pois o mastro está solto no boom jack.
Mas ainda vou pensar melhor no assunto...
NelsonGas- Mensagens : 195
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Re: Boom-Jack Graupner Racing
Nelson
Eu mudo um rig em... 30 segundos.
Ás vezes, com condições de vento a variar, puder mudar um rig muito rapidamente significa ir ou não ir com a vela ideal para uma regata.
Agora imagina o que é estar a chover, vento, e tu a quereres enfiar o cunningam e a esteira da vela numa nova vela quando faltam 2 minutos para a nova largada...
Os rigs, para mim, estão sempre completos e prontos a seguir.
Abr
ZP
Eu mudo um rig em... 30 segundos.
Ás vezes, com condições de vento a variar, puder mudar um rig muito rapidamente significa ir ou não ir com a vela ideal para uma regata.
Agora imagina o que é estar a chover, vento, e tu a quereres enfiar o cunningam e a esteira da vela numa nova vela quando faltam 2 minutos para a nova largada...
Os rigs, para mim, estão sempre completos e prontos a seguir.
Abr
ZP
JPDP- Campeão Nacional
- Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 62
Localização : Lisboa
Re: Boom-Jack Graupner Racing
JPDP escreveu:.....
Ás vezes, com condições de vento a variar, puder mudar um rig muito rapidamente significa ir ou não ir com a vela ideal para uma regata.
.......
Os rigs, para mim, estão sempre completos e prontos a seguir.
.......
Obrigado pela opinião.
Vou registar e provavelmente é o que vou fazer....
Já agora, faço uma pergunta (faço aqui estas perguntas todas, pois para outros que, tal como eu, estejam a começar, possam ver as suas dúvidas esclarecidas):
Nos restantes rigs B, C, D etc, o sistema que o JPDP usa é o da Graupner?
Abraço e mais uma vez obrigado pela VOSSA paciência...
NelsonGas- Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Vou mais uma vez tentar dar o meu contributo ilustrado.
(Existem 1001 formas de montar e construir os rigs. Esta é a que utilizo actualmente e cheguei aqui com o contributo técnico de muitos barcos que espreitei e muitas perguntas que fiz. O facto de ser desmontável, aprendi com os Kits que comprei da Graphite que são uma obra prima da micro-engenharia naval.
Tentei adaptar o mesmo sistema para o material que conseguimos comprar em Portugal e tem funcionado a 100%).
(Corrigi o titulo do tópico para que todos consigam identificar o conteúdo.)
(Existem 1001 formas de montar e construir os rigs. Esta é a que utilizo actualmente e cheguei aqui com o contributo técnico de muitos barcos que espreitei e muitas perguntas que fiz. O facto de ser desmontável, aprendi com os Kits que comprei da Graphite que são uma obra prima da micro-engenharia naval.
Tentei adaptar o mesmo sistema para o material que conseguimos comprar em Portugal e tem funcionado a 100%).
(Corrigi o titulo do tópico para que todos consigam identificar o conteúdo.)
BOEING747- Malveirões
- Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Alex: GRANDE CROMO!!!
Regista já a patente pois a Graupner de certeza que vem aqui roubar o esquema!!
Estou sem palavras!
NelsonGas- Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Muito fix
alexmicro- Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/02/2011
Idade : 43
Localização : Madeira
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Uso sempre graupner, seja qual for o rig.
ZP
ZP
JPDP- Campeão Nacional
- Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 62
Localização : Lisboa
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Alex, ganda maquina, até eu k não percebo nada de modelismo, só ando porqueo zé Pedro me arranja os barcos e me atura, principalmente quando faltam 5 minutos para a largada, percebo o que é um boom-jack. até escrever o nome é difícil.
Fantástico...qualquer dia estás a trabalhar para a graupner. A propósito, os nossos adeversários estrangeiros não vêm ese site, pois não? É que se não estamos a entregar o ouro ao bandido....
Fantástico...qualquer dia estás a trabalhar para a graupner. A propósito, os nossos adeversários estrangeiros não vêm ese site, pois não? É que se não estamos a entregar o ouro ao bandido....
JSilvaRamos- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Pois...JSilvaRamos escreveu:.... A propósito, os nossos adeversários estrangeiros não vêm ese site, pois não? É que se não estamos a entregar o ouro ao bandido....
Também estou de acordo.... Não dá para restringir o acesso às áreas técnicas de alguma forma??? Fica a sugestão.
NelsonGas- Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city
Re: Boom-Jack Graupner Racing
o melhor é restringir o acesso só aos moderadores do Forum.
se os membros começam a ver estas coisas começam a saber de mais...
se os membros começam a ver estas coisas começam a saber de mais...
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Também acho...
JPDP- Campeão Nacional
- Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 62
Localização : Lisboa
Re: Boom-Jack Graupner Racing
Olá!
Estão a falar a sério??
Estão a falar a sério??
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Boom-Jack Graupner Racing
O que eu acho é que não devemos ter nenhum medo de partilhar. Quanto mais competitiva for a frota maiores são as possibilidades de evoluirmos, e, sobretudo, de nos divertirmos.
Por mim, prefiro não ganhar numa frota muito competitiva do que ganhar numa frota fácil (e claro que prefiro ganhar numa frota competitiva ).
Os meus barcos têm sido muito competitivos desde 2009 (sobretudo desde o europeu em Faro). Por essa razão têm sido significativamente copiados por muita gente (sobretudo lá fora). A parte boa disto é que nunca me agarro a uma vantagem técnica e vou sempre incorporando pequenas coisas novas que me vão ocorrendo (esta semana desfiz o meu barco e re-construi tudo outra vez).
No entanto a principal diferença entre 2009 e agora, tem sobretudo a ver com andar melhor com o barco durante as regatas, cometer menos erros e lidar melhor com a pressão.
É muito fácil ver isto quando existem filmes das regatas (e existem muitos no Youtube dos Euro 2009, Euro 2010 e do UK Nationals de 2010). Nas três últimas regatas do Euro 2009 falhei várias rondagens de boias por exemplo. Das três últimas do Euro 2010, a última foi um desastre, mas as outras duas foram simplesmente perfeitas.
Quando revejo estes filmes chego sempre à conclusão que há muito mais para evoluir na forma como se anda com o barco (é muito fácil contar duas duzias de erros que cometemos numa duzia de regatas) do que para evoluir este em termos técnicos, sobretudo quando é pequena (como é) a diferença técnica entre dois barcos relativamente competitivos. E ainda há a considerar a afinação do barco em sí, que não é de todo um pormenor nesta equação toda.
ZP
Por mim, prefiro não ganhar numa frota muito competitiva do que ganhar numa frota fácil (e claro que prefiro ganhar numa frota competitiva ).
Os meus barcos têm sido muito competitivos desde 2009 (sobretudo desde o europeu em Faro). Por essa razão têm sido significativamente copiados por muita gente (sobretudo lá fora). A parte boa disto é que nunca me agarro a uma vantagem técnica e vou sempre incorporando pequenas coisas novas que me vão ocorrendo (esta semana desfiz o meu barco e re-construi tudo outra vez).
No entanto a principal diferença entre 2009 e agora, tem sobretudo a ver com andar melhor com o barco durante as regatas, cometer menos erros e lidar melhor com a pressão.
É muito fácil ver isto quando existem filmes das regatas (e existem muitos no Youtube dos Euro 2009, Euro 2010 e do UK Nationals de 2010). Nas três últimas regatas do Euro 2009 falhei várias rondagens de boias por exemplo. Das três últimas do Euro 2010, a última foi um desastre, mas as outras duas foram simplesmente perfeitas.
Quando revejo estes filmes chego sempre à conclusão que há muito mais para evoluir na forma como se anda com o barco (é muito fácil contar duas duzias de erros que cometemos numa duzia de regatas) do que para evoluir este em termos técnicos, sobretudo quando é pequena (como é) a diferença técnica entre dois barcos relativamente competitivos. E ainda há a considerar a afinação do barco em sí, que não é de todo um pormenor nesta equação toda.
ZP
JPDP- Campeão Nacional
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Sáb Jul 06 2019, 20:38 por Admin
» Prova de apuramento para o EuroCup 2015
Sex Jul 24 2015, 20:09 por Fernando Passeiro
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