Instruções de regata padrão para as Provas MicroMagic PT
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Instruções de regata padrão para as Provas MicroMagic PT
O Micromagic PT tem um forte compromisso de se guiar pelas regras, principios e procedimentos Internacionais.
Desta forma foram criadas estas regras de regata padrão com o objectivo de regular adequadamente as provas nacionais.
Estas Instruções de regata são fortemente inspiradas nas instruções e procedimentos de regata do Eurocup 2010 que teve lugar na Hungria.
1 Regras
1.1 As regatas são regidas por regras tipo ISAF 2009-2012+ Apêndice E (RRV). por estas instruções padrão, pelas regras internacionais da Classe e pelo Heat Management System (HMS 2007) caso se use várias frotas. Adicionalmente é possível a organização de alguma prova em que pelas suas características seja mais adequado um sistema de frotas como o “Ouro e Prata”
1.2 As regatas de MM são divertidas e é esperado de todos os velejadores um comportamento saudável, cavalheiro e desportista durante todos os momentos.
1.3 É responsabilidade de todos os velejadores evitar colisões.
1.4 Qualquer barco que infrinja as regras deve fazer uma penalização de 360º ( Uma viragem por davante e uma em roda ou vice versa).
No entanto, um contacto menor em que nenhum barco foi prejudicado pode ser ignorado caso o barco que sofreu a infracção entenda que ambos os barcos podem continuar sem necessidade de uma penalização.
A regata é regida pelo principio básico do desportivismo. É difícil definir “um contacto menor” mas um barco não deve ser significativamente prejudicado pela acção fora das regras de outro competidor. Dessa forma, em caso de dúvida, o barco infractor deve penalizar sem que tal lhe seja pedido. O objectivo é termos regatas divertidas, amigáveis e justas.
1.5 È aplicado o Apêndice A (Parents) destas instruções de regata.
Protestos – Aplica-se o Apêndice A destas instruções de regata. Isto substitui a parte 5 e Apêndice E das RRV .
1.6 Espaço à Bóia (Regras 18).
Todas as referências à “Zona” devem ser consideradas de 6 comprimentos de casco (Aproximadamente 3 metros)
O MM é apenas um pequeno barco mas uma zona de 6 comprimentos ainda proporciona tempo suficiente para decidir se existe um sobreladeamento, ou não, e se for caso disso tomar as acções necessárias para evitar uma colisão.
1.7 O casco ou aparelho do MicroMagic podem tocar nas bóias do percurso tendo as mesmas de ser rondadas pelo lado correcto de acordo com o estabelecido no quadro de percurso.
À distancia é fácil verificar se o barco rondou a bóia pelo lado correcto. No entanto pode ser difícil verificar se ocorreu ou não um pequeno contacto com a bóia. È mais fácil para os competidores, juízes e Parents permitir que se toque nas bóias uma vez que isso até só atrasa o barco em questão.
1.8 A Regra E4.4 (Penalizações por infringir uma regra da parte 2) é alterada para:
De acordo com a regra 44 a penalização deve ser de 360º. ( Uma viragem por d’avante e uma viragem em roda ou vice versa)
No entanto, se um barco não penalizar voluntariamente por infringir uma regra da 2º parte e um parent/juiz tiver de atribuir uma penalização, esta será no mínimo de 2 voltas (720º). O número de voltas será indicado verbalmente pelo parent quando anunciada a penalização.
O não cumprir de uma penalização dada por um parent levará a que o barco em questão seja desclassificado dessa regata.
Caso o barco infractor deseje penalizar voluntariamente mas tal seja impossível no imediato, por poder prejudicar outros barcos ou ter um obstáculo que o impeça, o mesmo deve anunciar que pretende efectuar essa penalização assim que possível. Caso contrário poderá infligir numa penalização maior caso o parent anuncie a penalização.
No caso de uma infracção muito grave ou uma infracção que beneficie claramente o infractor o Parent pode entender que a penalização a cumprir seja superior a 360º mesmo que o barco a faça voluntariamente.
2 Regras da Classe
2.1 Todos os barcos têm de estar de acordo com as Regras internacionais de Regata:
http://www.micromagic.info/MMI_rule.pdf
Considera-se a seguinte adição: Trabalhar na borda do casco de um MK1 para a tornar mais afiada é possível desde que não exista um ganho significativo na linha de água +/- 2mm.
É da responsabilidade de cada velejador verificar se o seu barco está de acordo com as regras durante todos os momentos de uma regata.
2.2 Cada competidor só pode usar um patilhão e um leme durante toda a prova. Excepções são permitidas em caso de danos demonstráveis. (Em provas de treino (amigáveis) esta limitação pode não se verificar)
2.3 Qualquer barco está sujeito a ser examinado para verificar se está de acordo com as regras.
2.4 Se existir um conflito entre línguas (das regras) prevalece o inglês.
2.5 Quando existirem dúvidas se um barco cumpre ou não com as regras os Parents podem levar o assunto a votação entre todos os competidores de forma a decidir se o barco pode competir ou não.
Quando 2/3 da frota votar SIM o barco pode competir. Caso contrário deve ser modificado ou retirar-se.
2.6 Identificação de Vela: As regras de classe do MMI substituem a E6 das RRV
3 Alertas aos competidores:
Os alertas aos competidores (Notices) serão colocadas no quadro oficial da prova no centro da prova
4 Alterações às instruções de Regata
Quais alterações deverão ser colocadas antes do inicio das regatas desse dia
5 Sinalizações em terra
Todos os sinais serão feitos a partir do centro da prova
6 Calendário das Regatas
7 Bandeiras da Classe – não se aplicam
8 Área de Regata – os velejadores serão informados da mesma durante a reunião (Briefing) com os velejadores.
9 Os Percursos
Os percursos são mostrados no Quadro Oficial da Prova no centro da regata
Durante uma regata, em caso de encurtamento do percurso, o mesmo será verbalmente indicado pelo Parent tendo a nova linha de chegada ser indicada antes do barco líder completar a perna anterior à da nova linha de chegada.
10 Bóias
( Ver percursos)
11 A Largada
11.1 As regatas começam de acordo com a regra 26 de acordo com a emenda E3.5
11.2 O Comité de Regata faz o aviso de regata e número de Frota seguindo uma contagem decrescente de um ou dois minutos para a largada. Em caso de regata por frotas os números de vela da regata a ser disputada aparecerão no Quadro Oficial da Prova. Só para as regatas 1 e 2 haverá uma chamada oral dos barcos que vão disputar a regata seguinte. Daí em diante os números de vela são apenas colocados no Quadro Oficial da Prova. É responsabilidade dos velejadores largar na regata a que pertencem. Em caso de não largarem na regata correcta terão um resultado de DNS sem base para Reparação.
11.3 È obrigatório o silêncio após uma largada até o Parent indicar se a mesma foi limpa ou não.
12 A chegada
Ver Quadro Oficial da Prova.
13 Limite de Tempo
OS barcos que não conseguirem chegar nos 5 minutos seguintes à chegada do primeiro barco terão a classificação de DNS (Did Not Finish). Isto altera a regra 35, A5 e HMS
Isto não se aplica à regata 1 caso se aplique o sistema de Frotas HMS onde não existe limite de tempo.
14 Comportamento e Atitude dos competidores
OS protestos não são permitidos. Qualquer disputa por resolver após o fim da regata será tratada por um Parent, de acordo com o Apêndice A. Isto substitui a parte 5 e E5 das RRV.
Por favor resolvam todos os casos na água de forma a que a prova corra o melhor possível . Os casos resolvidos após o fim da regata podem originar classificações DSQ. É muito melhor cumprir uma penalização de 360º durante a regata.
15 Pontuação:
15.1 Aplica-se o sistema de pontuação baixa. Em caso de uso de mais que uma frota aplica-se o sistema HMS (HMS2007).
15.2 Existe um descarte por cada 5 regatas
16 Isenção de responsabilidade
OS competidores participam na prova inteiramente à sua própria responsabilidade. Ver regra 4, Decisão de Competir - A Organização ou qualquer outra entidade envolvida na organização da Prova não aceitarão qualquer responsabilidade por qualquer perca, dano, ferimento, material ou humano ocorrido antes, durante ou após a prova.
17 Será da responsabilidade de cada participante, se assim o entender, proceder a um seguro para a prova.
Apêndice A
O sistema dos Parents nas provas de MicroMagic
A1 Definições
A1.1 Usamos o termo “Parent” em vez de Juiz ou Arbitro.
Em grande parte a prova é auto governada pelos competidores. Se todos os competidores respeitarem as regras e penalizarem voluntariamente quando necessário o Parent apenas observará a regata e concentrará a sua atenção na observação da boa conduta dos competidores.
Existirá pelo menos um Parent por prova. Em algumas provas é possível que o lugar de parent seja rotativo entre os participantes.
Em provas oficiais é bom que existam no mínimo dois Parents.
A2 Actuação Autorizada de um Parent
A2.1 Um Parent pode impor uma penalização a quem entender ser apropriado de acordo com a situação e de acordo com a necessidade de manter um bom ambiente na prova.
A2.2 Um Parent tem o direito de atribuir uma penalização que entenda apropriada de no mínimo de duas voltas (720º). São válidas penalizações como a desclassificação, reparação ou expulsão de um competidor.
A2.3 Um parent, ou qualquer competidor, pode informar um barco, em qualquer momento, quando este não tiver seguido o percurso certo.
Segundo as RRV isto pode ser chamado “Assistência externa” e não ser permitido. Ao permitir que esta chamada seja feita o MMI considera-a como “informação livre para todos os competidores”.
A2.4 As queixas de um competidor podem ser tratadas por um Parent.
A2.5 A decisão de um parent é final e não é sujeita a apelo.
A3 Protestos
A3.1 Os Protestos não são permitidos. Isto substitui a parte 5 e E5 das RRV.
Revisão 0.1
Desta forma foram criadas estas regras de regata padrão com o objectivo de regular adequadamente as provas nacionais.
Estas Instruções de regata são fortemente inspiradas nas instruções e procedimentos de regata do Eurocup 2010 que teve lugar na Hungria.
1 Regras
1.1 As regatas são regidas por regras tipo ISAF 2009-2012+ Apêndice E (RRV). por estas instruções padrão, pelas regras internacionais da Classe e pelo Heat Management System (HMS 2007) caso se use várias frotas. Adicionalmente é possível a organização de alguma prova em que pelas suas características seja mais adequado um sistema de frotas como o “Ouro e Prata”
1.2 As regatas de MM são divertidas e é esperado de todos os velejadores um comportamento saudável, cavalheiro e desportista durante todos os momentos.
1.3 É responsabilidade de todos os velejadores evitar colisões.
1.4 Qualquer barco que infrinja as regras deve fazer uma penalização de 360º ( Uma viragem por davante e uma em roda ou vice versa).
No entanto, um contacto menor em que nenhum barco foi prejudicado pode ser ignorado caso o barco que sofreu a infracção entenda que ambos os barcos podem continuar sem necessidade de uma penalização.
A regata é regida pelo principio básico do desportivismo. É difícil definir “um contacto menor” mas um barco não deve ser significativamente prejudicado pela acção fora das regras de outro competidor. Dessa forma, em caso de dúvida, o barco infractor deve penalizar sem que tal lhe seja pedido. O objectivo é termos regatas divertidas, amigáveis e justas.
1.5 È aplicado o Apêndice A (Parents) destas instruções de regata.
Protestos – Aplica-se o Apêndice A destas instruções de regata. Isto substitui a parte 5 e Apêndice E das RRV .
1.6 Espaço à Bóia (Regras 18).
Todas as referências à “Zona” devem ser consideradas de 6 comprimentos de casco (Aproximadamente 3 metros)
O MM é apenas um pequeno barco mas uma zona de 6 comprimentos ainda proporciona tempo suficiente para decidir se existe um sobreladeamento, ou não, e se for caso disso tomar as acções necessárias para evitar uma colisão.
1.7 O casco ou aparelho do MicroMagic podem tocar nas bóias do percurso tendo as mesmas de ser rondadas pelo lado correcto de acordo com o estabelecido no quadro de percurso.
À distancia é fácil verificar se o barco rondou a bóia pelo lado correcto. No entanto pode ser difícil verificar se ocorreu ou não um pequeno contacto com a bóia. È mais fácil para os competidores, juízes e Parents permitir que se toque nas bóias uma vez que isso até só atrasa o barco em questão.
1.8 A Regra E4.4 (Penalizações por infringir uma regra da parte 2) é alterada para:
De acordo com a regra 44 a penalização deve ser de 360º. ( Uma viragem por d’avante e uma viragem em roda ou vice versa)
No entanto, se um barco não penalizar voluntariamente por infringir uma regra da 2º parte e um parent/juiz tiver de atribuir uma penalização, esta será no mínimo de 2 voltas (720º). O número de voltas será indicado verbalmente pelo parent quando anunciada a penalização.
O não cumprir de uma penalização dada por um parent levará a que o barco em questão seja desclassificado dessa regata.
Caso o barco infractor deseje penalizar voluntariamente mas tal seja impossível no imediato, por poder prejudicar outros barcos ou ter um obstáculo que o impeça, o mesmo deve anunciar que pretende efectuar essa penalização assim que possível. Caso contrário poderá infligir numa penalização maior caso o parent anuncie a penalização.
No caso de uma infracção muito grave ou uma infracção que beneficie claramente o infractor o Parent pode entender que a penalização a cumprir seja superior a 360º mesmo que o barco a faça voluntariamente.
2 Regras da Classe
2.1 Todos os barcos têm de estar de acordo com as Regras internacionais de Regata:
http://www.micromagic.info/MMI_rule.pdf
Considera-se a seguinte adição: Trabalhar na borda do casco de um MK1 para a tornar mais afiada é possível desde que não exista um ganho significativo na linha de água +/- 2mm.
É da responsabilidade de cada velejador verificar se o seu barco está de acordo com as regras durante todos os momentos de uma regata.
2.2 Cada competidor só pode usar um patilhão e um leme durante toda a prova. Excepções são permitidas em caso de danos demonstráveis. (Em provas de treino (amigáveis) esta limitação pode não se verificar)
2.3 Qualquer barco está sujeito a ser examinado para verificar se está de acordo com as regras.
2.4 Se existir um conflito entre línguas (das regras) prevalece o inglês.
2.5 Quando existirem dúvidas se um barco cumpre ou não com as regras os Parents podem levar o assunto a votação entre todos os competidores de forma a decidir se o barco pode competir ou não.
Quando 2/3 da frota votar SIM o barco pode competir. Caso contrário deve ser modificado ou retirar-se.
2.6 Identificação de Vela: As regras de classe do MMI substituem a E6 das RRV
3 Alertas aos competidores:
Os alertas aos competidores (Notices) serão colocadas no quadro oficial da prova no centro da prova
4 Alterações às instruções de Regata
Quais alterações deverão ser colocadas antes do inicio das regatas desse dia
5 Sinalizações em terra
Todos os sinais serão feitos a partir do centro da prova
6 Calendário das Regatas
7 Bandeiras da Classe – não se aplicam
8 Área de Regata – os velejadores serão informados da mesma durante a reunião (Briefing) com os velejadores.
9 Os Percursos
Os percursos são mostrados no Quadro Oficial da Prova no centro da regata
Durante uma regata, em caso de encurtamento do percurso, o mesmo será verbalmente indicado pelo Parent tendo a nova linha de chegada ser indicada antes do barco líder completar a perna anterior à da nova linha de chegada.
10 Bóias
( Ver percursos)
11 A Largada
11.1 As regatas começam de acordo com a regra 26 de acordo com a emenda E3.5
11.2 O Comité de Regata faz o aviso de regata e número de Frota seguindo uma contagem decrescente de um ou dois minutos para a largada. Em caso de regata por frotas os números de vela da regata a ser disputada aparecerão no Quadro Oficial da Prova. Só para as regatas 1 e 2 haverá uma chamada oral dos barcos que vão disputar a regata seguinte. Daí em diante os números de vela são apenas colocados no Quadro Oficial da Prova. É responsabilidade dos velejadores largar na regata a que pertencem. Em caso de não largarem na regata correcta terão um resultado de DNS sem base para Reparação.
11.3 È obrigatório o silêncio após uma largada até o Parent indicar se a mesma foi limpa ou não.
12 A chegada
Ver Quadro Oficial da Prova.
13 Limite de Tempo
OS barcos que não conseguirem chegar nos 5 minutos seguintes à chegada do primeiro barco terão a classificação de DNS (Did Not Finish). Isto altera a regra 35, A5 e HMS
Isto não se aplica à regata 1 caso se aplique o sistema de Frotas HMS onde não existe limite de tempo.
14 Comportamento e Atitude dos competidores
OS protestos não são permitidos. Qualquer disputa por resolver após o fim da regata será tratada por um Parent, de acordo com o Apêndice A. Isto substitui a parte 5 e E5 das RRV.
Por favor resolvam todos os casos na água de forma a que a prova corra o melhor possível . Os casos resolvidos após o fim da regata podem originar classificações DSQ. É muito melhor cumprir uma penalização de 360º durante a regata.
15 Pontuação:
15.1 Aplica-se o sistema de pontuação baixa. Em caso de uso de mais que uma frota aplica-se o sistema HMS (HMS2007).
15.2 Existe um descarte por cada 5 regatas
16 Isenção de responsabilidade
OS competidores participam na prova inteiramente à sua própria responsabilidade. Ver regra 4, Decisão de Competir - A Organização ou qualquer outra entidade envolvida na organização da Prova não aceitarão qualquer responsabilidade por qualquer perca, dano, ferimento, material ou humano ocorrido antes, durante ou após a prova.
17 Será da responsabilidade de cada participante, se assim o entender, proceder a um seguro para a prova.
Apêndice A
O sistema dos Parents nas provas de MicroMagic
A1 Definições
A1.1 Usamos o termo “Parent” em vez de Juiz ou Arbitro.
Em grande parte a prova é auto governada pelos competidores. Se todos os competidores respeitarem as regras e penalizarem voluntariamente quando necessário o Parent apenas observará a regata e concentrará a sua atenção na observação da boa conduta dos competidores.
Existirá pelo menos um Parent por prova. Em algumas provas é possível que o lugar de parent seja rotativo entre os participantes.
Em provas oficiais é bom que existam no mínimo dois Parents.
A2 Actuação Autorizada de um Parent
A2.1 Um Parent pode impor uma penalização a quem entender ser apropriado de acordo com a situação e de acordo com a necessidade de manter um bom ambiente na prova.
A2.2 Um Parent tem o direito de atribuir uma penalização que entenda apropriada de no mínimo de duas voltas (720º). São válidas penalizações como a desclassificação, reparação ou expulsão de um competidor.
A2.3 Um parent, ou qualquer competidor, pode informar um barco, em qualquer momento, quando este não tiver seguido o percurso certo.
Segundo as RRV isto pode ser chamado “Assistência externa” e não ser permitido. Ao permitir que esta chamada seja feita o MMI considera-a como “informação livre para todos os competidores”.
A2.4 As queixas de um competidor podem ser tratadas por um Parent.
A2.5 A decisão de um parent é final e não é sujeita a apelo.
A3 Protestos
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