OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
+22
NunoP
Rui Cohen
Jorge M Saldanha da Cruz
JSilvaRamos
Carneiro
Ricardo Conduto
José Barafusta
sui 888
Michel SUI 3
spirifer
crebelo
BOEING747
João Prates
barros
josepires
ukr30
Jorge Camilo
NUNO PEREIRA
xavex
Ruben Luis
Fernando Passeiro
MMPT
26 participantes
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OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Relembrando a primeira mensagem :
Realiza-se nos dias 12 e 13 de Maio, na Marina de Cascais, o OPEN NACIONAL 2012.
Esta prova distinguirá o campeão nacional 2012 e será uma enorme concentração de velejadores Micromagics portugueses e estrangeiros.
Local: Marina de Cascais
Horários:
11/5
15h Treino Oficial no local da prova.
12/5
10h Inscrições e verificações técnicas
11h Briefing
11:30 Inicio da Regata
18h Hora prevista para o fim das regatas no primeiro dia.
19:30 Jantar de convívio e entrega do prémio ( Barco mais bonito em prova - distinguido pelos participantee)
13/5
9h - Início das Regatas
15h:30m - Entrega de prémios
Inscrições
1ª Fase:
Até 30 de Abril
48 vagas
8 wildcards adicionais reservados pela organização
Máximo de 5 participantes por país estrangeiro
2ª Fase
1 de Maio em diante
Poderá existir um reajuste das vagas por parte da organização.
As inscrições encerram 19 de Maio
Valor da inscrição: 12€ - Inclui "almoço de mar" sábado e domingo.
Juri:
Miguel Dias Pinheiro
Filipe Silva
Instruções de Regata:
Consideram-se as instruções de regata padrão. Podem ser encontradas aqui.
Adendas:
Quem passar a linha de largada no último minuto de dentro para fora para reentrar no lado de pré largada terá de rondar as extremidades.
Se estiver colocada uma boía de cunha a mesma funciona como uma estensão da linha de largada durante o último minuto da contagem do tempo de largada.
As decisões do Juri são para ser cumpridas sem discussão. Discussão com o juri podem levar o juri a desclassificar o velejador dessa regata, tal como é seu poder de acordo com as instruções de regata padrão. A menos que decidido em contrário pelo Juri, de acordo com a gravidade da situação, o resultado da regata em questão é descartável.
versão Inglesa- em anexo
Será distinguido pelos participantes o barco mais bonito em prova durante o dia de sábado.
È designado campeão Nacional o português melhor classificado nesta prova.
Ao registar a sua inscrição aqui no Fórum cada velejador deve indicar se pretende ou não participar no jantar de sábado dia 12
Em breve serão divulgados mais detalhes.
(Os interessados deverão consultar regularmente este tópico uma vez que poderão ocorrer algumas pequenas alterações na organização da prova)
Apoios:
Marina de Cascais
Oxyblack
Inscritos:
Realiza-se nos dias 12 e 13 de Maio, na Marina de Cascais, o OPEN NACIONAL 2012.
Esta prova distinguirá o campeão nacional 2012 e será uma enorme concentração de velejadores Micromagics portugueses e estrangeiros.
Local: Marina de Cascais
Horários:
11/5
15h Treino Oficial no local da prova.
12/5
10h Inscrições e verificações técnicas
11h Briefing
11:30 Inicio da Regata
18h Hora prevista para o fim das regatas no primeiro dia.
19:30 Jantar de convívio e entrega do prémio ( Barco mais bonito em prova - distinguido pelos participantee)
13/5
9h - Início das Regatas
15h:30m - Entrega de prémios
Inscrições
1ª Fase:
Até 30 de Abril
48 vagas
8 wildcards adicionais reservados pela organização
Máximo de 5 participantes por país estrangeiro
2ª Fase
1 de Maio em diante
Poderá existir um reajuste das vagas por parte da organização.
As inscrições encerram 19 de Maio
Valor da inscrição: 12€ - Inclui "almoço de mar" sábado e domingo.
Juri:
Miguel Dias Pinheiro
Filipe Silva
Instruções de Regata:
Consideram-se as instruções de regata padrão. Podem ser encontradas aqui.
Adendas:
Quem passar a linha de largada no último minuto de dentro para fora para reentrar no lado de pré largada terá de rondar as extremidades.
Se estiver colocada uma boía de cunha a mesma funciona como uma estensão da linha de largada durante o último minuto da contagem do tempo de largada.
As decisões do Juri são para ser cumpridas sem discussão. Discussão com o juri podem levar o juri a desclassificar o velejador dessa regata, tal como é seu poder de acordo com as instruções de regata padrão. A menos que decidido em contrário pelo Juri, de acordo com a gravidade da situação, o resultado da regata em questão é descartável.
versão Inglesa- em anexo
Será distinguido pelos participantes o barco mais bonito em prova durante o dia de sábado.
È designado campeão Nacional o português melhor classificado nesta prova.
Ao registar a sua inscrição aqui no Fórum cada velejador deve indicar se pretende ou não participar no jantar de sábado dia 12
Em breve serão divulgados mais detalhes.
(Os interessados deverão consultar regularmente este tópico uma vez que poderão ocorrer algumas pequenas alterações na organização da prova)
Apoios:
Marina de Cascais
Oxyblack
Inscritos:
Nº Vela | Micromagic | Velejador | Zona | Freq | Velas |
124 | Fernando Passeiro | Centro | 2.4 Ghz | ||
8 | Pen Duick | Ruben Luis | Madeira | 0 | |
305 | Xavex | José Alfredo Chaves | Centro | 2.4Ghz | AJS Sails |
403 | ViraVentos | José Pereira | Sul | 2.4Ghz | |
404 | 7 Praias | Marcelino Martins | Sul | 2.4Ghz | |
408 | ViraVentos 1 | Nuno Pereira | Sul | 2.4Ghz | |
37 | Mada | Jorge Camilo | Centro | 2,4Ghz | |
U30 | IRIS | Petro Nechayev | Ucrania | 0 | |
925 | NINE2FIVE | José Pires | Centro | 2.4Ghz | VAM |
271 | Surprise | Lino Bráz | Centro | 2.4Ghz | |
307 | Titanic | José Barros | Sul | 2.4Ghz | |
25 | Vaitapé II | João Prates | Sul | 2.4Ghz | VAM |
747 | Boeing | Alexandre C Costa | Centro | 2.4Ghz | |
32 | Carlos Rebelo | Sul | 2,4Ghz | ||
306 | Spirifer II | António Silva | Centro | 2.4Ghz | AJS Sails |
309 | 0 | Paulo Laranjo | Centro | 2.4Ghz | AJS Sails |
SUI 3 | Michel Froidevaux | ||||
SUI 15 | Pierre Guex | ||||
SUI 888 | Zanarelli Mirko | ||||
107 | Kosmik | José Barafusta | Sul | 2.4Ghz | JMB |
808 | Francisco Vilela | Sul | 2.4Ghz | ||
974 | Gavião dos Mares | Ricardo Conduto | Sul | 40,875 | |
44 | António Carneiro | Centro | 2,4Ghz | ||
249 | Fonhonhó | João Ramos | Centro | 2.4Ghz | VAM |
265 | Arietis | António Mascarenhas | Centro | 2.4Ghz | VAM |
138 | Esctasy | Jorge Saldanha | Centro | 0 | |
120 | ZUS | Rui Cohen | Sul | 72930 | |
96 | Glorioso | Nuno Pimenta | Centro | 2,4Ghz | RHP Sails |
196 | Voa Baixinho | Nelson Gaspar | Centro | 2,4Ghz | VAM / AJS Sails |
770 | Ti Afonso | Manuel Neves | Sul | 2.4Ghz | mn Sails |
777 | José Beirão | Sul | 0 | ||
851 | Manias | José Pedro Dias Pinheiro | Centro | 2.4Ghz | VAM |
MMPT- Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/12/2010
Rui Cohen- Mensagens : 17
Data de inscrição : 11/11/2010
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
POR96 in
Só agora é que vi que ainda não me tinha inscrito....
Só agora é que vi que ainda não me tinha inscrito....
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Boas a todos
196 IN - (só apareço no sábado a seguir ao almoço )
196 IN - (só apareço no sábado a seguir ao almoço )
NelsonGas- Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
POR 770 e 777 presentes
Manuel Neves- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 111
Data de inscrição : 05/12/2010
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
As previsões apontam para um fim de semana quente a antever o verão.
O vento por seu lado deverá estar presente assegurando bons dias de regatas. Tudo aponta neste momento que o RIG A seja capaz para toda a prova.
Será servido um ligeiro almoço de mar à semelhança do que tem sucedido nas restantes provas realizadas em Cascais.
O valor de inscrição fica confirmado nos 12€, incluindo os almoços de mar nos dois dias.
A entrega de prémios decorrerá domingo no "Clube o Cachimbo" situado na "zona dos bares".
A entrada deve ser feita através de cartão e não de via verde. Será entregue sábado um cartão por cada carro que permitirá estacionamento gratuito nos dois dias.
Bons ventos
O vento por seu lado deverá estar presente assegurando bons dias de regatas. Tudo aponta neste momento que o RIG A seja capaz para toda a prova.
Será servido um ligeiro almoço de mar à semelhança do que tem sucedido nas restantes provas realizadas em Cascais.
O valor de inscrição fica confirmado nos 12€, incluindo os almoços de mar nos dois dias.
A entrega de prémios decorrerá domingo no "Clube o Cachimbo" situado na "zona dos bares".
A entrada deve ser feita através de cartão e não de via verde. Será entregue sábado um cartão por cada carro que permitirá estacionamento gratuito nos dois dias.
Bons ventos
MMPT- Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/12/2010
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Caros colegas
No sábado, dia 12, o meu filho vai numa visita de estudo pelo que tenho de o entregar de manhã, em Évora.
Como tal não sei se estarei a tempo do briefing e das primeiras regatas pelo que peço que mantenham a minha inscrição e me deixem participar quando chegar.
Um abraço e até lá.
No sábado, dia 12, o meu filho vai numa visita de estudo pelo que tenho de o entregar de manhã, em Évora.
Como tal não sei se estarei a tempo do briefing e das primeiras regatas pelo que peço que mantenham a minha inscrição e me deixem participar quando chegar.
Um abraço e até lá.
João Prates- Campeão Europeu 2010
- Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 58
Localização : Évora
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
E eu, se me deixarem ainda, talvez possa fazer parte das regatas, pelo menos sábado.( ainda sem compromisso)
Por 851
Abr
ZP
Por 851
Abr
ZP
JPDP- Campeão Nacional
- Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 62
Localização : Lisboa
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Olá JP!
Pela parte que me toca isso é uma questão que nem mete.
Bem vindo.
Pela parte que me toca isso é uma questão que nem mete.
Bem vindo.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
O jantar de sábado será no restaurante Apeadeiro em Cascais, a poucos minutos a pé do local da prova.
Restaurante Apeadeiro
Avenida Vasco da Gama 252
Cascais
2750-509 CASCAIS
Agradece-se que cada participante confirme no acto de inscrição da prova se vai ou não participar no jantar e quantos acompanhantes leva.
Restaurante Apeadeiro
Avenida Vasco da Gama 252
Cascais
2750-509 CASCAIS
Agradece-se que cada participante confirme no acto de inscrição da prova se vai ou não participar no jantar e quantos acompanhantes leva.
MMPT- Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/12/2010
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
RESULTADOS de Hoje
Position | Skipper | Sail # | Club/City | Hull | Score | 1 | 2 | 3 | ||
26 | 26 | 19 | 0 | 0 | 26 | 14 | 27 | 27 | ||
1 | João Prates | 25 | Sul | Vaitapé II | 5.0 | 2.0 | 2.0 | 1.0 | ||
2 | Carlos Rebelo | 32 | Sul | 7.0 | 4.0 | 1.0 | 2.0 | |||
3 | José Alfredo Chaves | 305 | Centro | Xavex | 10.0 | 2.0 | 3.0 | 5.0 | ||
4 | José Pedro Dias Pinheiro | 851 | Centro | Manias | 13.0 | 1.0 | 6.0 | 6.0 | ||
5 | José Barros | 307 | Sul | Titanic | 19.0 | 3.0 | 8.0 | 8.0 | ||
6 | Michel Froidevaux | 3 | Suiça | 20.0 | 3.0 | 10.0 | 7.0 | |||
7 | António Carneiro | 44 | Centro | 23.0 | 10.0 | 4.0 | 9.0 | |||
8 | Petro Nechayev | 30 | Ucrania | Iris | 23.0 | 5.0 | 5.0 | 13.0 | ||
9 | Francisco Vilela | 808 | Sul | 26.0 | 5.0 | 7.0 | 14.0 | |||
10 | Alexandre Costa | 747 | Centro | Boeing | 26.0 | 6.0 | 9.0 | 11.0 | ||
11 | Mirko Zanarelli | 888 | Suiça | 28.0 | 10.0 | 14.0 | 4.0 | |||
12 | Fernando Passeiro | 124 | Centro | 31.0 | 9.0 | 19.0 | 3.0 | |||
13 | António Mascarenhas | 265 | Centro | Arietis | 36.0 | 7.0 | 12.0 | 17.0 | ||
14 | António Silva | 306 | Centro | Spirifer II | 36.0 | 9.0 | 17.0 | 10.0 | ||
15 | Ricardo Conduto | 974 | Sul | Gavião dos Mares | 39.0 | 1.0 | 11.0 | 27.0 | ||
16 | Jorge Saldanha | 138 | Centro | Esctasy | 41.0 | 8.0 | 18.0 | 15.0 | ||
17 | Lino Braz | 271 | Centro | Surprise | 42.0 | 8.0 | 16.0 | 18.0 | ||
18 | José Barafusta | 107 | Sul | Kosmik | 44.0 | 4.0 | 13.0 | 27.0 | ||
19 | Nuno Pimenta | 96 | Centro | Glorioso | 44.0 | 12.0 | 20.0 | 12.0 | ||
20 | Rui Cohen | 120 | Sul | ZUS | 48.0 | 6.0 | 15.0 | 27.0 | ||
21 | José Pires | 925 | Centro | NINE2FIVE | 50.0 | 11.0 | 23.0 | 16.0 | ||
22 | José Beirão | 777 | Sul | 56.0 | 7.0 | 22.0 | 27.0 | |||
23 | Manuel Neves | 770 | Sul | Ti Afonso | 59.0 | 11.0 | 21.0 | 27.0 | ||
24 | Jorge Camilo | 1 | Centro | Mada | 68.0 | 14.0 | 27.0 | 27.0 | ||
24 | Nelson Gaspar | 196 | Centro | Voa Baixinho | 68.0 | 14.0 | 27.0 | 27.0 | ||
24 | Ruben Luís | 8 | Madeira | Pen Duick | 68.0 | 14.0 | 27.0 | 27.0 |
fmssilva- Mensagens : 65
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 40
Localização : Lisboa
fmssilva- Mensagens : 65
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 40
Localização : Lisboa
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Boa noite!
Foi sem dúvida um fim de semana altamente competitivo. Excelente regresso do ZP que continua a ser uma referência, um J. Prates que com uma consistência de ferro faz a diferença, um António Silva que se não se dispersar é uma máquina, um Antonio Carneiro que se estiver nas calminhas dele tem uma palavra a dizer, um Alex que se esperar até ao lavar dos cestos tem um vinho altamente refinado e para terminar um Xavex que vai absorvendo o que cada um tem de melhor para estar na luta até ao fim.
Para o Filipe um grande aplauso que no segundo dia fez das tripas coração para proporcionar um dia de Full-Power aos participantes.
Em relação ao Fernando Passeiro só posso dizer que tem um coração de ouro, mete bóia, tira bóia arruma material é de se tirar o chapéu.
Já agora aproveito para anunciar aqui que na próxima época a minha presença vai ser mais escassa devido ao facto de ter de começar a investir num novo automovél para continuar a dar boleia ao júri Filipe porque com este meu lancia delta de 1996 não consigo alcançar um primeiro lugar no campeonato nacional.
Foi sem dúvida um fim de semana altamente competitivo. Excelente regresso do ZP que continua a ser uma referência, um J. Prates que com uma consistência de ferro faz a diferença, um António Silva que se não se dispersar é uma máquina, um Antonio Carneiro que se estiver nas calminhas dele tem uma palavra a dizer, um Alex que se esperar até ao lavar dos cestos tem um vinho altamente refinado e para terminar um Xavex que vai absorvendo o que cada um tem de melhor para estar na luta até ao fim.
Para o Filipe um grande aplauso que no segundo dia fez das tripas coração para proporcionar um dia de Full-Power aos participantes.
Em relação ao Fernando Passeiro só posso dizer que tem um coração de ouro, mete bóia, tira bóia arruma material é de se tirar o chapéu.
Já agora aproveito para anunciar aqui que na próxima época a minha presença vai ser mais escassa devido ao facto de ter de começar a investir num novo automovél para continuar a dar boleia ao júri Filipe porque com este meu lancia delta de 1996 não consigo alcançar um primeiro lugar no campeonato nacional.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Ora cá estamos nós no rescaldo de um fim-de-semana intenso de Campeonato Nacional.
A bem dizer, nada muda.... O campeão mantém-se inalterado.
Já não bastava ter ganho todas as que entrou, ainda limpa mais uma vez o título nacional em condições que foram dos 0 aos 30 nós de vento sob um calor abrasador.
Parabéns João!!!! Mais uma vitória sem espinhas.
Está visto que temos que trabalhar mais para te manter interessado na coisa. Isto de ganhar sempre, deve tornar-se aborrecido
Não me vou desfazer em parabéns aos outros concorrentes, porque realmente quem resistiu
às mudanças de rig consecutivas, ao calor e à água salgada dentro do barco, já teve aquilo que merecia: participar numa regata emocionante, técnica e (nunca pensei dizer isto), violenta para o físico. Quem diria nos MM....
Foi pena alguns ficarem pelo caminho com avarias (ou por outros motivos) mas tenho a certeza que para a próxima voltarão prevenidos e ainda mais fortes.
Como não poderia deixar de ser, tenho que agradecer aos júris a paciência dos costume para passarem 2 dias connosco, e a toda a gente que se prontificou a ajudar nesta organização, contribuindo com barcos, mesas, computadores, com tempo que é sempre roubado a outras coisas e finalmente com o trabalho de andar com bóias para trás e para a frente e com bidões de água às costas.
Um obrigado especial também aos nossos patrocinadores que nos estão a habituar a sermos muito bem tratados: A Marina que nos acolhe com todas as condições e mais algumas, a OxyBlack que além dos prémios ofereceu ainda descontos a todos os inscritos e à Fonte Viva que nos deu água fresquinha num timming perfeito.
Dito isto, só me falta constatar que vi por lá regressos de amigos e grandes velejadores e também vi grandes promessas entre novos adeptos desta modalidade.
Next stop:
Medal Race na Moita.
Xavex, 1996 foi um ano mau para o vinho, mas acho que foi bom para a indústria automóvel. Não gastes dinheiro nisso! Tudo o que tiveres investe no MM porque estás quase lá
A bem dizer, nada muda.... O campeão mantém-se inalterado.
Já não bastava ter ganho todas as que entrou, ainda limpa mais uma vez o título nacional em condições que foram dos 0 aos 30 nós de vento sob um calor abrasador.
Parabéns João!!!! Mais uma vitória sem espinhas.
Está visto que temos que trabalhar mais para te manter interessado na coisa. Isto de ganhar sempre, deve tornar-se aborrecido
Não me vou desfazer em parabéns aos outros concorrentes, porque realmente quem resistiu
às mudanças de rig consecutivas, ao calor e à água salgada dentro do barco, já teve aquilo que merecia: participar numa regata emocionante, técnica e (nunca pensei dizer isto), violenta para o físico. Quem diria nos MM....
Foi pena alguns ficarem pelo caminho com avarias (ou por outros motivos) mas tenho a certeza que para a próxima voltarão prevenidos e ainda mais fortes.
Como não poderia deixar de ser, tenho que agradecer aos júris a paciência dos costume para passarem 2 dias connosco, e a toda a gente que se prontificou a ajudar nesta organização, contribuindo com barcos, mesas, computadores, com tempo que é sempre roubado a outras coisas e finalmente com o trabalho de andar com bóias para trás e para a frente e com bidões de água às costas.
Um obrigado especial também aos nossos patrocinadores que nos estão a habituar a sermos muito bem tratados: A Marina que nos acolhe com todas as condições e mais algumas, a OxyBlack que além dos prémios ofereceu ainda descontos a todos os inscritos e à Fonte Viva que nos deu água fresquinha num timming perfeito.
Dito isto, só me falta constatar que vi por lá regressos de amigos e grandes velejadores e também vi grandes promessas entre novos adeptos desta modalidade.
Next stop:
Medal Race na Moita.
Xavex, 1996 foi um ano mau para o vinho, mas acho que foi bom para a indústria automóvel. Não gastes dinheiro nisso! Tudo o que tiveres investe no MM porque estás quase lá
BOEING747- Malveirões
- Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Boas
Ainda com o miolo um pouco esturricado do calor que apanhámos começo por referir que este foi o Nacional mais complicado em que participei. Com ventos dos 8 aos 80 e mudanças consecutivas e radicais de rigs foi tão duro como gratificante.
A concorrência esteve fortíssima. Tenho de realçar e dar os parabéns pelo andamento revelado ao Rebelo (se não fosse aquela macacôa perto do fim o vice era seguramente teu), ao Xavex (sempre a evoluir e já muito rápido), ao Pisco (rapidíssimo!!!) e ao Carneiro (quando as coisas lhe correm de feição está sempre no top). Enfim, estes são os nomes que, no meu vêr, se desatacaram neste campeonato sendo que qualquer um deles poderia ter ganho.
Também foi com grande satisfação que assistimos ao regresso, embora intermitente, do Zé Pedro que nos veio lembrar do seu andamento que continua fortissímo.
Obrigado aos Suiços pela presença que a par com o "nosso" Ucraniano tornaram esta prova um evento um pouco mais internacional, mesmo em tempo de crise.
Uma palavra para a organização, mesmo com condições adversas notou-se que houve muito trabalho de bastidores para que tudo corresse de feição. Felicito o Nuno, o Alex e o China pelo trabalho que tiveram, muito bom. Ao Filipe (juri) um muito obrigado pela paciência que tens tido conosco e pelo excelente trabalho que tens efectuado durante toda a época. Embora já tenha feito em privado tenho de pedir, oficialmente, desculpas ao Nuno e ao Filipe pelas palavras pouco próprias que posso ter dito em momentos mais quentes... Sorry!!!
Uma palavra final aos nosso sponsors que nos mimam com prendas.
Enfim, foi um campeonato de emoções, um desafio e um teste aos nervos que acabou em bem e só nos fortaleceu.
Um abraço e até á medal.
Ainda com o miolo um pouco esturricado do calor que apanhámos começo por referir que este foi o Nacional mais complicado em que participei. Com ventos dos 8 aos 80 e mudanças consecutivas e radicais de rigs foi tão duro como gratificante.
A concorrência esteve fortíssima. Tenho de realçar e dar os parabéns pelo andamento revelado ao Rebelo (se não fosse aquela macacôa perto do fim o vice era seguramente teu), ao Xavex (sempre a evoluir e já muito rápido), ao Pisco (rapidíssimo!!!) e ao Carneiro (quando as coisas lhe correm de feição está sempre no top). Enfim, estes são os nomes que, no meu vêr, se desatacaram neste campeonato sendo que qualquer um deles poderia ter ganho.
Também foi com grande satisfação que assistimos ao regresso, embora intermitente, do Zé Pedro que nos veio lembrar do seu andamento que continua fortissímo.
Obrigado aos Suiços pela presença que a par com o "nosso" Ucraniano tornaram esta prova um evento um pouco mais internacional, mesmo em tempo de crise.
Uma palavra para a organização, mesmo com condições adversas notou-se que houve muito trabalho de bastidores para que tudo corresse de feição. Felicito o Nuno, o Alex e o China pelo trabalho que tiveram, muito bom. Ao Filipe (juri) um muito obrigado pela paciência que tens tido conosco e pelo excelente trabalho que tens efectuado durante toda a época. Embora já tenha feito em privado tenho de pedir, oficialmente, desculpas ao Nuno e ao Filipe pelas palavras pouco próprias que posso ter dito em momentos mais quentes... Sorry!!!
Uma palavra final aos nosso sponsors que nos mimam com prendas.
Enfim, foi um campeonato de emoções, um desafio e um teste aos nervos que acabou em bem e só nos fortaleceu.
Um abraço e até á medal.
João Prates- Campeão Europeu 2010
- Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 58
Localização : Évora
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Olá
O domingo, cheio de regatas salvou um fim de semana que parecia perdido!
Após tanto esforço,A organização, merecia este desfecho.
nb (o alentejano não dá abébias)
Cumps
Antonio
O domingo, cheio de regatas salvou um fim de semana que parecia perdido!
Após tanto esforço,A organização, merecia este desfecho.
nb (o alentejano não dá abébias)
Cumps
Antonio
spirifer- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 150
Data de inscrição : 21/01/2011
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Antes de mais parabéns ao João Prates,
Como um dos organizadores, depois de todo o trabalho, é extremamente frustrante chegar ao dia da prova e ser um flop, como sábado por não haver vento em condições.
O trabalho de meses com a Marina, patrocinadores, Catering,demais entidades e restante equipa organizativa pareceu esvoaçar em segundos...
De facto aponto duas fragilidades à organização:
A primeira foi a ausência de sombras. Não previmos atempadamente que estivesse tanto calor e não encontrámos soluções de última hora.
A segunda foi a insuficiência de Juri. Infelizmente não podemos ter a equipa de Juri que gostaríamos e estávamos especialmente débeis no domingo. Não estou com isto a criticar o trabalho do Filipe, pelo contrário. O Filipe acabou por assumir um trabalho que não era o seu e tentou sozinho fazer um trabalho de 3 pessoas. Fez o melhor que soube e muito obrigado pelo seu esforço. Graça à dedicação dele nenhum velejador teve de desistir da prova para ajudar a apitar.
O ambiente globalmente esteve muito bom mas lá surgiram pontualmente aqui e ali os habituais stresses que nada motivam quem trabalhou horas e horas para a realização da prova. Parece que por vezes a competitividade desperta o pior que há em nós. Apesar de as coisas terem estado muito melhor nestes últimos dois anos parece que este é um problema crónico que ainda surge de vez em quando se bem que numa escala muito menor.
Como competidor esta prova passou-me ao lado. Não estava bem de sáude no sábado e creio que no domingo me deixei afectar demasiado pelo stress organizativo e falta de cumprimento de algumas regras básicas por alguns pseudo entendidos, como o caso do espaço à boía e de dar amuras... De facto sem um juri de mar forte registam-se certos abusos...
Mas foi mais um prova. Já está.
Para o ano há mais.
Muito obrigado a todas as pessoas e entidades que permitiram que a prova se realizasse. Em especial a Marina de Cascais, aos nossos patrocinadores Oxyblack e Fonteviva. Ao Miguel Dias Pinheiro e Filipe Silva. E sem esquecer todos aqueles que durante os dias da prova ajudaram na logistica de mar e logistica de terra.
Muito obrigado à generalidade dos velejadores pelo bom ambiente que trouxeram bem como ao excelente convívio!
Como um dos organizadores, depois de todo o trabalho, é extremamente frustrante chegar ao dia da prova e ser um flop, como sábado por não haver vento em condições.
O trabalho de meses com a Marina, patrocinadores, Catering,demais entidades e restante equipa organizativa pareceu esvoaçar em segundos...
De facto aponto duas fragilidades à organização:
A primeira foi a ausência de sombras. Não previmos atempadamente que estivesse tanto calor e não encontrámos soluções de última hora.
A segunda foi a insuficiência de Juri. Infelizmente não podemos ter a equipa de Juri que gostaríamos e estávamos especialmente débeis no domingo. Não estou com isto a criticar o trabalho do Filipe, pelo contrário. O Filipe acabou por assumir um trabalho que não era o seu e tentou sozinho fazer um trabalho de 3 pessoas. Fez o melhor que soube e muito obrigado pelo seu esforço. Graça à dedicação dele nenhum velejador teve de desistir da prova para ajudar a apitar.
O ambiente globalmente esteve muito bom mas lá surgiram pontualmente aqui e ali os habituais stresses que nada motivam quem trabalhou horas e horas para a realização da prova. Parece que por vezes a competitividade desperta o pior que há em nós. Apesar de as coisas terem estado muito melhor nestes últimos dois anos parece que este é um problema crónico que ainda surge de vez em quando se bem que numa escala muito menor.
Como competidor esta prova passou-me ao lado. Não estava bem de sáude no sábado e creio que no domingo me deixei afectar demasiado pelo stress organizativo e falta de cumprimento de algumas regras básicas por alguns pseudo entendidos, como o caso do espaço à boía e de dar amuras... De facto sem um juri de mar forte registam-se certos abusos...
Mas foi mais um prova. Já está.
Para o ano há mais.
Muito obrigado a todas as pessoas e entidades que permitiram que a prova se realizasse. Em especial a Marina de Cascais, aos nossos patrocinadores Oxyblack e Fonteviva. Ao Miguel Dias Pinheiro e Filipe Silva. E sem esquecer todos aqueles que durante os dias da prova ajudaram na logistica de mar e logistica de terra.
Muito obrigado à generalidade dos velejadores pelo bom ambiente que trouxeram bem como ao excelente convívio!
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Olá!
Em relação à regra do espaço na bóia (romper o sobreladeamento)em que nós fomos protagonistas, tenho de te dar a razão pois eu estava ERRADO, peço desculpa por isso. Agora noutras situações na minha modesta opinião este teu preciosismo não pode existir só quando toca para o teu lado, pois eu assisti a situações entre ti e o António Silva que se ele fosse assim como tu (preciosista) tinhas muitas penalidades para fazer, como toda a gente.
Em relação à regra do espaço na bóia (romper o sobreladeamento)em que nós fomos protagonistas, tenho de te dar a razão pois eu estava ERRADO, peço desculpa por isso. Agora noutras situações na minha modesta opinião este teu preciosismo não pode existir só quando toca para o teu lado, pois eu assisti a situações entre ti e o António Silva que se ele fosse assim como tu (preciosista) tinhas muitas penalidades para fazer, como toda a gente.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Xavex,
Não houve qualquer situação em que me tivessem pedido para penalizar que não o tivesse feito. Mesmo numa largada em que tive de virar de bordo porque tinha meia frota sem amuras à frente. Pediram-me para penalizar e fui o único barco a penalizar...
Percebe-se que existam interpretações diferentes dos casos mas ter a humildade para penalizar quando nos pedem, mesmo que por vezes tenhamos dúvidas no caso, é algo do mais elementar desportivismo.
Só me recordo de uma situação entre mim e o António. Toquei-lhe sem amuras e penalizei. Se houve mais qualquer caso em que a culpa fosse minha ele não se pronunciou durante a prova.
O mesmo não se passou quando tu me tocaste sem amuras tendo o meu barco ficado parado. Pedi-te para penalizar e mais uma vez nada.
Mas no que toca ao caso contigo na primeira regata só tenho de pedir desculpas a todos pelos dois minutos que estive a discutir o caso em voz alta.
Mas a culpa disto é minha na qualidade de um dos organizadores, pois não consegui ter um juri de mar suficientemente forte para a prova no domingo.
Não houve qualquer situação em que me tivessem pedido para penalizar que não o tivesse feito. Mesmo numa largada em que tive de virar de bordo porque tinha meia frota sem amuras à frente. Pediram-me para penalizar e fui o único barco a penalizar...
Percebe-se que existam interpretações diferentes dos casos mas ter a humildade para penalizar quando nos pedem, mesmo que por vezes tenhamos dúvidas no caso, é algo do mais elementar desportivismo.
Só me recordo de uma situação entre mim e o António. Toquei-lhe sem amuras e penalizei. Se houve mais qualquer caso em que a culpa fosse minha ele não se pronunciou durante a prova.
O mesmo não se passou quando tu me tocaste sem amuras tendo o meu barco ficado parado. Pedi-te para penalizar e mais uma vez nada.
Mas no que toca ao caso contigo na primeira regata só tenho de pedir desculpas a todos pelos dois minutos que estive a discutir o caso em voz alta.
Mas a culpa disto é minha na qualidade de um dos organizadores, pois não consegui ter um juri de mar suficientemente forte para a prova no domingo.
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Continuo a dizer que só vez para o teu lado, pois se estivesses com atenção tinhas reparado que eu tinha virado de bordo à 3 segundos por ter um obstáculo à frente, como tal se virmos bem as coisas eras tu que tinhas de virar de bordo, mas mesmo assim eu tentei virar de bordo para te evitar.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Olá
Estes modelos digo os micromagic são rápidos e com a distraçãos podemos errar mas como pelas regras da classe pequenos toques são admissíveis.....
De qualquer forma todos os incidentes entre mim e o Nuno ficaram sanados na agua
cumps
António Silva
Estes modelos digo os micromagic são rápidos e com a distraçãos podemos errar mas como pelas regras da classe pequenos toques são admissíveis.....
De qualquer forma todos os incidentes entre mim e o Nuno ficaram sanados na agua
cumps
António Silva
spirifer- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 150
Data de inscrição : 21/01/2011
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Antes mais OBRIGADO pelos elogios e críticas ao meu trabalho.
Como sempre é sempre uma experiência enriquecedora lidar com vocês velejadores. Num dia fim-de-semana, para além da temperatura, os ânimos estiveram a fervilhar.
Desenvolver o papel de júri é de facto um papel difícil para mim, quer por ser uma das pessoas mais novas e ter que dar ordens a pessoas com o dobro da minha idade sem ferir susceptibilidades. Quer por ser um papel no qual tenho alguma dificuldade em entender certos conceitos por nunca ter praticado vela, tudo o que sei fui aprendendo com o tempo e estudo.
Como foi referido, foi me pedido para desenvolver o papel de comissão de regata (uma pessoa) e acabei a fazer o papel de três. O que me obriga a desdobrar-me nos diferentes papéis, puxando pela minha experiência, capacidade, organização e esforço na resolução dos conflitos. Enfim sou santos de nome mas não faço milagres. Dei o meu melhor e valeu-me de muito a experiência adquirida nos treinos do, actualmente seco, Espelho de Água e de outros campeonatos. Como qualquer júri, que está sempre a levar de todos os lados, houve situações felizes e outras menos. Que não estragam a minha opinião acerca do grupo, quanto muito acerca das pessoas em causa.
Muito Obrigado. Será sempre um prazer estar no vosso convívio e colaborar com vocês sempre que assim o desejem e que eu tenha disponibilidade para tal.
Abraço,
Filipe Silva
Como sempre é sempre uma experiência enriquecedora lidar com vocês velejadores. Num dia fim-de-semana, para além da temperatura, os ânimos estiveram a fervilhar.
Desenvolver o papel de júri é de facto um papel difícil para mim, quer por ser uma das pessoas mais novas e ter que dar ordens a pessoas com o dobro da minha idade sem ferir susceptibilidades. Quer por ser um papel no qual tenho alguma dificuldade em entender certos conceitos por nunca ter praticado vela, tudo o que sei fui aprendendo com o tempo e estudo.
Como foi referido, foi me pedido para desenvolver o papel de comissão de regata (uma pessoa) e acabei a fazer o papel de três. O que me obriga a desdobrar-me nos diferentes papéis, puxando pela minha experiência, capacidade, organização e esforço na resolução dos conflitos. Enfim sou santos de nome mas não faço milagres. Dei o meu melhor e valeu-me de muito a experiência adquirida nos treinos do, actualmente seco, Espelho de Água e de outros campeonatos. Como qualquer júri, que está sempre a levar de todos os lados, houve situações felizes e outras menos. Que não estragam a minha opinião acerca do grupo, quanto muito acerca das pessoas em causa.
Muito Obrigado. Será sempre um prazer estar no vosso convívio e colaborar com vocês sempre que assim o desejem e que eu tenha disponibilidade para tal.
Abraço,
Filipe Silva
fmssilva- Mensagens : 65
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 40
Localização : Lisboa
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Obrigado Filipe,
O teu esforço foi louvavel.
Uma coisa importante do que escreveste é sobre a questão de dar ordens. A meu ver um Juri não tem de dar ordens a ninguém. Deve coordenar as regatas, zelar pelo cumprimento das regras e ter capacidade de improviso para lidar com as situações que surjam caso seja caso disso.
Mais que ser autoritário um Juri deve ter Autoridade. Tens por exemplo o caso do Carlos Rebelo, quando no papel de juri. Sem ser autoritário conseque ter imensa autoridade.
Mas claro que na hora de verdade e sob uma pressão brutal as coisas não são fáceis. Apitar bem sob pressão é complicado e está ao alcance de poucos.
O teu esforço foi louvavel.
Uma coisa importante do que escreveste é sobre a questão de dar ordens. A meu ver um Juri não tem de dar ordens a ninguém. Deve coordenar as regatas, zelar pelo cumprimento das regras e ter capacidade de improviso para lidar com as situações que surjam caso seja caso disso.
Mais que ser autoritário um Juri deve ter Autoridade. Tens por exemplo o caso do Carlos Rebelo, quando no papel de juri. Sem ser autoritário conseque ter imensa autoridade.
Mas claro que na hora de verdade e sob uma pressão brutal as coisas não são fáceis. Apitar bem sob pressão é complicado e está ao alcance de poucos.
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
NunoP escreveu:a questão de dar ordens
Tens razão. Não foi certamente a escolha mais correcta de palavras. O júri não está ali para dar ordens a ninguém nem para impor autoridade.
Concordo contigo quando dizes:
NunoP escreveu:Deve coordenar as regatas, zelar pelo cumprimento das regras e ter capacidade de improviso para lidar com as situações que surjam caso seja caso disso.
As palavras mais correctas seriam certamente:
respeitar as decisões do júri e o seu trabalho.
Situação que já aconteceu noutros campeonatos e largamente aqui escrita neste forum ou discutida.
Observo que algumas pessoas mostram mais respeito pelo nosso trabalho. No entanto, apesar de tudo o que está escrito aqui no forum, continua a existir algumas pessoas que acham que não devem respeitar as nossas decisões ou mesmo dificultarem o nosso trabalho.
Tudo o que peço, independentemente de quem está a desenvolver o papel de júri, é respeito pelas nossas decisões e facilitarem-nos o nosso trabalho. Penso que não é pedir muito.
Caso contrário, estamos lá fazer o quê?
Abraço,
Filipe Silva
fmssilva- Mensagens : 65
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 40
Localização : Lisboa
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
fmssilva escreveu:NunoP escreveu:Deve coordenar as regatas, zelar pelo cumprimento das regras e ter capacidade de improviso para lidar com as situações que surjam caso seja caso disso.
As palavras mais correctas seriam certamente:respeitar as decisões do júri e o seu trabalho.
Caro Filipe,
Quis mesmo dizer o que disse. O que disse está correcto e refere-se ao lado do Juri.
O que escreveste também está correcto mas não é do lado do Juri mas sim do lado dos participantes.
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: OPEN NACIONAL 2012 - Marina de Cascais - 12/13 de Maio
Boa noite a todos os velejadores MicroMagic.
Para já queria dar os parabéns ao João Prates pela sua "suada" vitória, e que, apesar de tudo, ainda conseguiu arranjar alguns "minutos" para me dar uma pequena (quero dizer grande) ajuda, na afinação e algumas dicas no governo do meu MM.
Em segundo lugar quero dar os meus parabéns a toda a organização e nomeadamente ao Filipe pela demonstração de serenidade e determinação perante as "reclamações" e "saudáveis discussões" com que foi muitas vezes "brindado" pelos concorrentes.
Perdoem-me a minha ousadia mas, apesar de ser um neófito neste tipo de provas e organizações, já tenho uma vasta experiencia em outros campeonatos e provas, e nomeadamente nos de Automodelismo R/C. De facto penso que grande parte dos problemas, que surgem nas provas, se podem evitar com um pequeno conjunto de medidas preventivas ao nível da Organização das referidas provas.
Conforme um grande amigo meu, que foi presidente da Federação Portuguesa de Radio modelismo Automóvel, costuma dizer, "nunca dei uma penalização a um piloto que fosse merecida" pois "todos", quase sempre, afirmam que a culpa é, ou foi, do outro concorrente.
Isto, embora pareça não ser normal até o é, pois, quando somos "juízes em causa própria", não estamos suficientemente equidistantes do problema e, no momento, apenas o estamos a ver da nossa perspectiva e dificilmente conseguimos ver o problema pelo ponto de vista do competidor "concorrente".
Em face do exposto passo a enumerar os problemas que observei ao longo da prova e a indicar possíveis remédios para os mesmos.
Problema | Solução Possível | Comentário |
Horários e tempo entre regatas, que geram algumas reclamações do tipo “não esperaram por mim na regata anterior e agora (que eu não preciso !!) fazem um intervalo maior entre as regatas” etc… | Estabelecer e afixar, no início da prova, um horário para o início das regatas, indicando qual o intervalo mínimo em minutos, que medeia entre o final de uma regata (último concorrente a chegar dentro do tempo limite) e o inicio da regata seguinte, bem como a hora a que se dará a última partida antes do almoço e qual o tempo para o intervalo de almoço. | Se todos os Skippers souberem à partida os horários das regatas não haverá discussões sobre se foi um foi beneficiado ou outro prejudicado. Obviamente que as condições do tempo e do vento poderão levar à necessidade de alterações ao longo do dia, mas desde que estas sejam afixadas e anunciadas em devido tempo, ninguém se sentirá prejudicado. |
Intervalo de tempo muito curto entre regatas, com claro benefício para os velejadores mais rápidos. Esta situação funciona em sentido contrário do “handicap” no Golf, que tem como objectivo incentivar os menos experientes aproximando-os dos mais experientes | Definir um intervalo de tempo mínimo razoável (p.ex. 5 minutos), entre o final de uma regata (último concorrente a chegar dentro do tempo limite) e o inicio da regata seguinte. | É mais importante a qualidade da competição e a igualdade de oportunidades, no início de cada regata, entre os primeiros e os últimos da regata anterior, do que a quantidade de regatas que se conseguem realizar num só dia. Chega a acontecer que o último barco acabou de cortar a meta, dentro do tempo, e já está a ser dada nova partida, sem que o skipper tenha sequer tempo de vir a terra fazer um pequeno ajuste nas suas velas, quando os primeiros tiveram cerca de 5 minutos para o fazer. |
O “Granel” das penalizações “atribuídas” por um velejador a outro, com as “habituais” discussões com a prova a decorrer e que muitas vezes levam a que cada um grite para o seu lado até ao final da regata, prejudicando a concentração e tranquilidade de toda a frota. | As penalizações só deveriam poder ser aplicadas pelo árbitro, cuja decisão deve ser inquestionável, sendo proibido no decorrer da regata que os pilotos discutam uns com os outros. Caso algum velejador se sinta prejudicado, no final da regata apresenta o seu protesto ao arbitro e este decide do mesmo, podendo em caso de dúvida socorrer-se de testemunhos dos skippers envolvidos na situação. Caso algum velejador não cumpra esta regra discutindo no decorrer das regatas seria penalizado pelo árbitro em função da gravidade e persistência da discussão | Esta situação levaria à criação de um ambiente mais calmo no decorrer das regatas, muito mais consentâneo com a bonança e o silêncio que deve existir na prática da vela. |
Espero com este comentário poder contribuir para a criação de um ainda melhor clima de amizade e confraternização nas provas de MicroMagic.
Um Abraço
José Pires
josepires- Mensagens : 29
Data de inscrição : 05/10/2011
Idade : 66
Localização : LISBOA
ukr30- Mensagens : 47
Data de inscrição : 15/11/2011
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