Lemes MKI e MKII
5 participantes
Página 1 de 1
Lemes MKI e MKII
Meus Caros
Estando a construir um novo barco a partir das observações que fiz no Open Regional do Norte, surgiu-me uma questão relacionada com o leme e que me parece pertinente:
- Tendo em conta que o leme 2114.4 (MKI) estará fora de produção, os novos aderentes à classe ficarão em desvantagem neste capítulo, o que me parece inadequado ao quadro de regras que regem este veleiro monotipo.
Fico a aguardar as vossas opiniões
Zagalo
Estando a construir um novo barco a partir das observações que fiz no Open Regional do Norte, surgiu-me uma questão relacionada com o leme e que me parece pertinente:
- Tendo em conta que o leme 2114.4 (MKI) estará fora de produção, os novos aderentes à classe ficarão em desvantagem neste capítulo, o que me parece inadequado ao quadro de regras que regem este veleiro monotipo.
Fico a aguardar as vossas opiniões
Zagalo
Mário Zagalo- Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2010
Re: Lemes MKI e MKII
Pois, parece que os lemes antigos (MK I) agora valem ouro!
Em Lisboa e Setúbal já nã há em stock, quem os descobrir, por favor, compre. Eu "só" tenho 2, o que está em uso e o do barco antigo. Um a mais dava jeito.
Agora sobre as reais vantagens, no meu entender, só se nota alguma (pequena) diferença quando o barco vai a planar. O leme e o patilhão do MK II têm tendencia a vibrar um pouco dado serem muito finos. Mas não me parece que seja grave, a diferença quase não se nota.
Entretanto a questão ainda não se levantou no forum internacional mas sempre se caminhou para a monotipia pelo que, mais tarde ou mais cedo, se vai debater o problema.
Um abraço
Em Lisboa e Setúbal já nã há em stock, quem os descobrir, por favor, compre. Eu "só" tenho 2, o que está em uso e o do barco antigo. Um a mais dava jeito.
Agora sobre as reais vantagens, no meu entender, só se nota alguma (pequena) diferença quando o barco vai a planar. O leme e o patilhão do MK II têm tendencia a vibrar um pouco dado serem muito finos. Mas não me parece que seja grave, a diferença quase não se nota.
Entretanto a questão ainda não se levantou no forum internacional mas sempre se caminhou para a monotipia pelo que, mais tarde ou mais cedo, se vai debater o problema.
Um abraço
João Prates- Campeão Europeu 2010
- Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 59
Localização : Évora
Re: Lemes MKI e MKII
Caro João
Como ninguém "picou" o tema dirijo-me a ti, referindo o meu apreço pela tua resposta.
Embora a diferença possa ser pequena como tu afirmas, começo a descobrir que o somatório de outras como esta, acabam por determinar as distâncias entre os vários barcos. Obviamente que a qualidade da técnica de construção não é, por si só, determinante para ocupar os lugares da frente, contudo, é essencial para ajudar um iniciado a evoluir, sobretudo nesta classe tão difícil.
Já me cheguei a irritar seriamente com o MM, o que é algo que nunca me aconteceu com o meu IOM.
Vou ficar na expectativa que alguém por cá ou no fórum internacional pegue neste tema, e, se tal não acontecer, lançá-lo-ei no "estrangeiro".
Abraço
Mário Zagalo
(rookie em plena assumpção!)
Como ninguém "picou" o tema dirijo-me a ti, referindo o meu apreço pela tua resposta.
Embora a diferença possa ser pequena como tu afirmas, começo a descobrir que o somatório de outras como esta, acabam por determinar as distâncias entre os vários barcos. Obviamente que a qualidade da técnica de construção não é, por si só, determinante para ocupar os lugares da frente, contudo, é essencial para ajudar um iniciado a evoluir, sobretudo nesta classe tão difícil.
Já me cheguei a irritar seriamente com o MM, o que é algo que nunca me aconteceu com o meu IOM.
Vou ficar na expectativa que alguém por cá ou no fórum internacional pegue neste tema, e, se tal não acontecer, lançá-lo-ei no "estrangeiro".
Abraço
Mário Zagalo
(rookie em plena assumpção!)
Mário Zagalo- Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2010
Re: Lemes MKI e MKII
Olá!
Caro Mário Zagalo, a última coisa aonde se descarrega é no material ou seja " O material tem sempre razão".
A tua primeira questão foi respondida pelo João Prates que para bom entendedor meia-palavra basta, no que diz respeito ao teu segundo tópico não se percebe muito bem o teu ponto de vista, não se sabe porque é que te irritaste com o MM, já pensaste que as diferenças de andamento possam ter a ver com o conhecimento mais aprofundado sobre vela uns dos outros?
A vela como outro desporto qualquer não tem a ver com jogos de video, passo a explicar: eu tenho no meu pc um jogo de motociclismo que jogo frequentemente em multiplayer online e por sinal sou um ás ao guiador mas, na verdade eu nem de bicicleta sei andar, possivélmente se eu compra-se uma mota o mais certo era sentir uma frustração muito grande.
Resumindo, não sei se é também o teu caso mas se não for uma coisa é certa não somos experts em nada de um dia para o outro.
Olha, também comecei agora o meu percurso como Skipper de um MM, fiz o campeonato Nacional com um barco emprestado e vou encomendar o meu agora, portanto estou no mesmo " Barco " que tu e vou avançar sem hesitar e optar por leme e patilhão de mkII, estou convencido que é tudo uma questão de tempo e treino para descobrir a afinação correcta para por o MM a andar bem a nivél +- competitivo de acordo com as minhas faculdades em termos de conhecimento vélico.
Espero que tenha sido explicíto e respondido ás tuas questões presentes e futuras.
Caro Mário Zagalo, a última coisa aonde se descarrega é no material ou seja " O material tem sempre razão".
A tua primeira questão foi respondida pelo João Prates que para bom entendedor meia-palavra basta, no que diz respeito ao teu segundo tópico não se percebe muito bem o teu ponto de vista, não se sabe porque é que te irritaste com o MM, já pensaste que as diferenças de andamento possam ter a ver com o conhecimento mais aprofundado sobre vela uns dos outros?
A vela como outro desporto qualquer não tem a ver com jogos de video, passo a explicar: eu tenho no meu pc um jogo de motociclismo que jogo frequentemente em multiplayer online e por sinal sou um ás ao guiador mas, na verdade eu nem de bicicleta sei andar, possivélmente se eu compra-se uma mota o mais certo era sentir uma frustração muito grande.
Resumindo, não sei se é também o teu caso mas se não for uma coisa é certa não somos experts em nada de um dia para o outro.
Olha, também comecei agora o meu percurso como Skipper de um MM, fiz o campeonato Nacional com um barco emprestado e vou encomendar o meu agora, portanto estou no mesmo " Barco " que tu e vou avançar sem hesitar e optar por leme e patilhão de mkII, estou convencido que é tudo uma questão de tempo e treino para descobrir a afinação correcta para por o MM a andar bem a nivél +- competitivo de acordo com as minhas faculdades em termos de conhecimento vélico.
Espero que tenha sido explicíto e respondido ás tuas questões presentes e futuras.
xavex- Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Lemes MKI e MKII
Boas
O assunto está a ser discutido pelo Comitée Internacional. Ainda está tudo em aberto mas a ideia que está a ter mais adesão é a de que, a partir de 2012, só o material do MK II poderá ser utilizado!
Eu vou dando notícias.
Abraço
João
O assunto está a ser discutido pelo Comitée Internacional. Ainda está tudo em aberto mas a ideia que está a ter mais adesão é a de que, a partir de 2012, só o material do MK II poderá ser utilizado!
Eu vou dando notícias.
Abraço
João
João Prates- Campeão Europeu 2010
- Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 59
Localização : Évora
Re: Lemes MKI e MKII
Eu faço só uma nota referindo que alguns dos velejadores mais rápidos usam o leme do Mk2.
Creio que foi precisamente uma das coisas que verifiquem em Altea ao olhar para os barcos dos ingleses
Creio que foi precisamente uma das coisas que verifiquem em Altea ao olhar para os barcos dos ingleses
NunoP- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49
Re: Lemes MKI e MKII
Obrigado ao João pelo seu pronto esclarecimento, lúcido e objectivo e também ao Nuno pelo seu contributo. Estou esclarecido e por mim encerro o presente tema.
Abraço
Abraço
Mário Zagalo- Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2010
Re: Lemes MKI e MKII
acho que dou uma ajuda na minha resposta no tema dos patilhões.
Sim mas acho que o mais justo era no futuro andarmos todos com o leme do mkII.
Posso-vos dizer que no meu inicio dos mm, há dois anos andava com o leme doMKII, e depois passei para o MKI, e a diferença, para mim não é só no planar à popa, o barco fica todo mais facil, mais apoiado. Faz-me lembrar uns lemes que se mandavam fazer de propósito para o Snipe, com um bordo de ataque grossissimo, que tinha agrande vantagem de o barco nunca partir à orça, estava sempre controlado.
POR249, Fonhonhó
Sim mas acho que o mais justo era no futuro andarmos todos com o leme do mkII.
Posso-vos dizer que no meu inicio dos mm, há dois anos andava com o leme doMKII, e depois passei para o MKI, e a diferença, para mim não é só no planar à popa, o barco fica todo mais facil, mais apoiado. Faz-me lembrar uns lemes que se mandavam fazer de propósito para o Snipe, com um bordo de ataque grossissimo, que tinha agrande vantagem de o barco nunca partir à orça, estava sempre controlado.
POR249, Fonhonhó
JSilvaRamos- Velejador Português Internacional
- Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 61
Localização : Lisboa
Re: Lemes MKI e MKII
Boas notícias!!!
Depois de alguma insistência por parte do MMI para com a Graupner e com a preciosa ajuda do Thomas Dreyer tanto o leme como o patilhão do MKI vão continuar a ser produzidos!!!
Caso encerrado, continuamos com as mesmas regras e não percisamos de transformar as nossas máquinas.
Um abraço
Depois de alguma insistência por parte do MMI para com a Graupner e com a preciosa ajuda do Thomas Dreyer tanto o leme como o patilhão do MKI vão continuar a ser produzidos!!!
Caso encerrado, continuamos com as mesmas regras e não percisamos de transformar as nossas máquinas.
Um abraço
João Prates- Campeão Europeu 2010
- Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 59
Localização : Évora
Re: Lemes MKI e MKII
Meus Caros
Parece-me bem que a discussão sobre leme e patilhão se arrisca a não ficar por esta última boa e estabilizante notícia do João!
Tal facto prende-se com os melhoramentos anunciados pela Graupner no MK III e confirmados no UKMMC, ou seja, alteração de perfis e reforço com fibra de vidro daquelas peças.
O MK III vem também com outras alterações, parecendo ser as mais significativas a afinação das escotas à popa e a existência dum servo suplementar para refinamento do acerto da vela de estái. Quanto a este último aspecto, existem rumores que apontam para a interferência da Srª Ângela Merkl em defesa dos seus conterrâneos skippers! Parece atitude idêntica à da política europeia!
A diferença de custo entre a opção de aquisição do modelo às peças e a versão ARTR parece ser pequena e com vantagens para esta última, donde rapidamente teremos por aí MK III.
Esperemos para ver.
Abraço
Mário Zagalo
Parece-me bem que a discussão sobre leme e patilhão se arrisca a não ficar por esta última boa e estabilizante notícia do João!
Tal facto prende-se com os melhoramentos anunciados pela Graupner no MK III e confirmados no UKMMC, ou seja, alteração de perfis e reforço com fibra de vidro daquelas peças.
O MK III vem também com outras alterações, parecendo ser as mais significativas a afinação das escotas à popa e a existência dum servo suplementar para refinamento do acerto da vela de estái. Quanto a este último aspecto, existem rumores que apontam para a interferência da Srª Ângela Merkl em defesa dos seus conterrâneos skippers! Parece atitude idêntica à da política europeia!
A diferença de custo entre a opção de aquisição do modelo às peças e a versão ARTR parece ser pequena e com vantagens para esta última, donde rapidamente teremos por aí MK III.
Esperemos para ver.
Abraço
Mário Zagalo
Mário Zagalo- Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2010
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Sáb Jul 06 2019, 20:38 por Admin
» Prova de apuramento para o EuroCup 2015
Sex Jul 24 2015, 20:09 por Fernando Passeiro
» regatas
Seg Jun 29 2015, 22:25 por pedro.videira.5
» 4ª Prova Campeonato da Madeira de Micro Magic 2014 2015
Qua Jan 28 2015, 08:02 por Duarte Menezes
» World Championship NAVIGA Cherkassy Ucrânia
Seg Jan 12 2015, 07:09 por ukr30
» Classificação Geral após a 3ªProva!
Qua Dez 10 2014, 10:35 por Nucleo MicroMagic Madeira
» 3ª Prova Campeonato da Madeira de Micro Magic 2014 2015
Dom Dez 07 2014, 21:24 por Nucleo MicroMagic Madeira
» Futuro da Classe! Importante!!!!!!
Dom Nov 30 2014, 10:03 por Duarte Menezes
» Open Nacional 2014
Sáb Nov 29 2014, 09:27 por NunoP
» Apuramento para a época de 2015!?!?!?
Qua Nov 26 2014, 18:20 por Duarte Menezes
» 1ª Prova Trofeu Regional de MicroMagic 2014/2015
Qui Nov 13 2014, 21:00 por Nucleo MicroMagic Madeira
» Calendário Campeonato da Madeira de MicroMagic 2014/2015
Seg Set 29 2014, 09:40 por Nucleo MicroMagic Madeira
» Campeonato Europeu 2014 - Espanha
Seg Set 22 2014, 20:06 por Sales
» Compra de micro magic
Sex Ago 29 2014, 19:45 por por2375
» Vendo MicroMagic
Sex Ago 29 2014, 17:06 por Princesa do Tejo
» Situação actual e questões relacionadas com a Associação MicroMagic de Portugal
Seg Jul 07 2014, 14:24 por JSilvaRamos