MicroMagic PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lemes MKI e MKII

5 participantes

Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Lemes MKI e MKII

Mensagem por Mário Zagalo Ter Mar 29 2011, 18:34

Meus Caros

Estando a construir um novo barco a partir das observações que fiz no Open Regional do Norte, surgiu-me uma questão relacionada com o leme e que me parece pertinente:

- Tendo em conta que o leme 2114.4 (MKI) estará fora de produção, os novos aderentes à classe ficarão em desvantagem neste capítulo, o que me parece inadequado ao quadro de regras que regem este veleiro monotipo.


Fico a aguardar as vossas opiniões


Zagalo

Mário Zagalo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por João Prates Ter Mar 29 2011, 18:54

Pois, parece que os lemes antigos (MK I) agora valem ouro! Very Happy
Em Lisboa e Setúbal já nã há em stock, quem os descobrir, por favor, compre. Eu "só" tenho 2, o que está em uso e o do barco antigo. Um a mais dava jeito.
Agora sobre as reais vantagens, no meu entender, só se nota alguma (pequena) diferença quando o barco vai a planar. O leme e o patilhão do MK II têm tendencia a vibrar um pouco dado serem muito finos. Mas não me parece que seja grave, a diferença quase não se nota.
Entretanto a questão ainda não se levantou no forum internacional mas sempre se caminhou para a monotipia pelo que, mais tarde ou mais cedo, se vai debater o problema.
Um abraço
João Prates
João Prates
Campeão Europeu 2010

Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 59
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por Mário Zagalo Qui Mar 31 2011, 23:02

Caro João

Como ninguém "picou" o tema dirijo-me a ti, referindo o meu apreço pela tua resposta.

Embora a diferença possa ser pequena como tu afirmas, começo a descobrir que o somatório de outras como esta, acabam por determinar as distâncias entre os vários barcos. Obviamente que a qualidade da técnica de construção não é, por si só, determinante para ocupar os lugares da frente, contudo, é essencial para ajudar um iniciado a evoluir, sobretudo nesta classe tão difícil.

Já me cheguei a irritar seriamente com o MM, o que é algo que nunca me aconteceu com o meu IOM.

Vou ficar na expectativa que alguém por cá ou no fórum internacional pegue neste tema, e, se tal não acontecer, lançá-lo-ei no "estrangeiro".

Abraço

Mário Zagalo

(rookie em plena assumpção!)

Mário Zagalo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por xavex Sex Abr 01 2011, 19:21

Olá!
Caro Mário Zagalo, a última coisa aonde se descarrega é no material ou seja " O material tem sempre razão".
A tua primeira questão foi respondida pelo João Prates que para bom entendedor meia-palavra basta, no que diz respeito ao teu segundo tópico não se percebe muito bem o teu ponto de vista, não se sabe porque é que te irritaste com o MM, já pensaste que as diferenças de andamento possam ter a ver com o conhecimento mais aprofundado sobre vela uns dos outros?
A vela como outro desporto qualquer não tem a ver com jogos de video, passo a explicar: eu tenho no meu pc um jogo de motociclismo que jogo frequentemente em multiplayer online e por sinal sou um ás ao guiador mas, na verdade eu nem de bicicleta sei andar, possivélmente se eu compra-se uma mota o mais certo era sentir uma frustração muito grande.
Resumindo, não sei se é também o teu caso mas se não for uma coisa é certa não somos experts em nada de um dia para o outro.
Olha, também comecei agora o meu percurso como Skipper de um MM, fiz o campeonato Nacional com um barco emprestado e vou encomendar o meu agora, portanto estou no mesmo " Barco " que tu e vou avançar sem hesitar e optar por leme e patilhão de mkII, estou convencido que é tudo uma questão de tempo e treino para descobrir a afinação correcta para por o MM a andar bem a nivél +- competitivo de acordo com as minhas faculdades em termos de conhecimento vélico.
Espero que tenha sido explicíto e respondido ás tuas questões presentes e futuras.
xavex
xavex

Mensagens : 258
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por João Prates Sáb Abr 02 2011, 00:07

Boas
O assunto está a ser discutido pelo Comitée Internacional. Ainda está tudo em aberto mas a ideia que está a ter mais adesão é a de que, a partir de 2012, só o material do MK II poderá ser utilizado!
Eu vou dando notícias.
Abraço
João
João Prates
João Prates
Campeão Europeu 2010

Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 59
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por NunoP Sáb Abr 02 2011, 09:07

Eu faço só uma nota referindo que alguns dos velejadores mais rápidos usam o leme do Mk2.
Creio que foi precisamente uma das coisas que verifiquem em Altea ao olhar para os barcos dos ingleses
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por Mário Zagalo Sáb Abr 02 2011, 10:45

Obrigado ao João pelo seu pronto esclarecimento, lúcido e objectivo e também ao Nuno pelo seu contributo. Estou esclarecido e por mim encerro o presente tema.

Abraço

Mário Zagalo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por JSilvaRamos Seg Abr 18 2011, 23:15

acho que dou uma ajuda na minha resposta no tema dos patilhões.
Sim mas acho que o mais justo era no futuro andarmos todos com o leme do mkII.
Posso-vos dizer que no meu inicio dos mm, há dois anos andava com o leme doMKII, e depois passei para o MKI, e a diferença, para mim não é só no planar à popa, o barco fica todo mais facil, mais apoiado. Faz-me lembrar uns lemes que se mandavam fazer de propósito para o Snipe, com um bordo de ataque grossissimo, que tinha agrande vantagem de o barco nunca partir à orça, estava sempre controlado.
POR249, Fonhonhó
JSilvaRamos
JSilvaRamos
Velejador Português Internacional

Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por João Prates Ter maio 31 2011, 23:19

Boas notícias!!!
Depois de alguma insistência por parte do MMI para com a Graupner e com a preciosa ajuda do Thomas Dreyer tanto o leme como o patilhão do MKI vão continuar a ser produzidos!!! cheers
Caso encerrado, continuamos com as mesmas regras e não percisamos de transformar as nossas máquinas.
Um abraço
João Prates
João Prates
Campeão Europeu 2010

Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 59
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por Mário Zagalo Qua Jun 01 2011, 06:44

Meus Caros

Parece-me bem que a discussão sobre leme e patilhão se arrisca a não ficar por esta última boa e estabilizante notícia do João!
Tal facto prende-se com os melhoramentos anunciados pela Graupner no MK III e confirmados no UKMMC, ou seja, alteração de perfis e reforço com fibra de vidro daquelas peças.
O MK III vem também com outras alterações, parecendo ser as mais significativas a afinação das escotas à popa e a existência dum servo suplementar para refinamento do acerto da vela de estái. Quanto a este último aspecto, existem rumores que apontam para a interferência da Srª Ângela Merkl em defesa dos seus conterrâneos skippers! Parece atitude idêntica à da política europeia!
A diferença de custo entre a opção de aquisição do modelo às peças e a versão ARTR parece ser pequena e com vantagens para esta última, donde rapidamente teremos por aí MK III.
Esperemos para ver.

Abraço

Mário Zagalo

Mário Zagalo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Lemes MKI e MKII Empty Re: Lemes MKI e MKII

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos