MicroMagic PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção

5 participantes

Ir para baixo

Construção Empty Construção

Mensagem por João Prates Qua Out 20 2010, 18:52

Quando construi o meu "Vaitapé II", três anos atrás, guiei-me por este Site Inglês.
http://www.freewebs.com/peterbsmicromagic/index.htm
Está muito bem explicado.
João Prates
João Prates
Campeão Europeu 2010

Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 59
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por João Prates Qua Out 20 2010, 18:58

Tentei simplificar ao máximo e fiz algumas peças estruturantes em carbono para dar mais resistência e tentar diminuir o peso, mariquices... Very Happy
Construção 003
Entretanto, com o casco ainda aberto, colei velcro em ambos os lados da caixa do patilhão, para a proa e para a popa. O da popa é para as pilhas, os outros para colocar peso.
Construção 004
Para a colagem usei Stabilit Express.
João Prates
João Prates
Campeão Europeu 2010

Mensagens : 412
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 59
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por NunoP Qua Out 20 2010, 19:47

Atenção que estamos a falar do barco campeão Europeu
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por BOEING747 Qua Dez 22 2010, 01:31

Eu não tenho palmarés e não sirvo certamente como referência na construção dos MMs vencedores mas custa-me ver o pessoal que chega de novo a desperdiçar um Kit com a montagem original (que por sinal consome mais horas que as versões optimizadas).

Como desapareceram da net umas optimas referências fotográficas com instruções de todo o processo, como construí agora o meu 3º MM e como não cheguei a tirar fotografias com ele aberto, deixo aqui um pequeno resumo ilustrativo do que pode ser feito para simplificar o processo de montagem, obtendo bons resultados ao nível do peso, equilíbrio e simplificação do MM.

Como uma das partes mais importantes do processo é o alinhamento da caixa do patilhão e do leme, sugiro que percam 1h, antes de começar a montagem para construir uma bancada que vos vai poupar 3 ou 4 horas de olhos em bico e de lazers e réguas de nível coladas com fita, para ver se fica tudo direito:
Existem muitas versões mas este design Holandês de Arent de Jong é para mim, brilhante na sua simplicidade e facilidade de construção.


Em seguida recomendo que escolham muito bem as colas que vão utilizar.
São precisas 3 diferentes:
Uma para "soldar" o plástico (uso esta porque tem um aplicador em agulha espectacular).
Outra para as colagens que precisam de força e isolamento, uma epoxy de 2 componentes (uso esta porque é 100% transparente).
E finalmente uma supercola rápida para os detalhes (uso esta porque não cola instantaneamente e é em gel).


Aqui deixo alguns esquemas com os detalhes da montagem (pode ser feita de 1001 maneiras). Não há nada como a investigação e perguntar a quem anda na frente das regatas.






Por último ficam aqui os desenhos em dimensão real (estes estão dimensionados para os servos que utilizo) das peças que fiz em carbono e que poderão servir para vos ajudar no desenho das vossas.



Aproveitem para melhorar estas ideias e enviar para este tópico as vossas sugestões.
BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por NunoP Qua Dez 22 2010, 03:01

sempre a facturar Alex,

eu não posso dizer grande coisa porque não tenho andado com tempo nenhum para escrever coisas técnicas.

deixo para á só uma dica.

Compram-se bancadas de trabalho no AKI por menos de 20€. São boas para parte dos alinhamentos.
Na questão do alinhamento do patilhão e leme, por exemplo, eu costumo primeiro colar a caixa do patilhão. Depois coloco um patilhão e prendo-o na bancada de trabalho ficando o barco cerca de 1cm acima da superficie da bancada.
È nesta fase que trato da colagem do tubo onde vai passar o leme. Prendo o leme também na bancada passando-o pelo respectivo tubo ainda por colar. Ajusto a posição do leme e respectivo tubo devidamente alinhado em todos os sentidos e fixo-o devidamente com a bancada. Depois é só fazer as colagens com tudo devidamente alinhado.

Calculo que muitos usem técnicas semelhantes mas por certo isto vai ser útil para muitos principiantes.

de resto o conselho que dou é o seguinte. Quanto mais simples melhor.
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por NelsonGas Dom Fev 27 2011, 02:14

BOEING747 escreveu:Em seguida recomendo que escolham muito bem as colas que vão utilizar.
São precisas 3 diferentes:
Uma para "soldar" o plástico (uso esta porque tem um aplicador em agulha espectacular).
Outra para as colagens que precisam de força e isolamento, uma epoxy de 2 componentes (uso esta porque é 100% transparente).
E finalmente uma supercola rápida para os detalhes (uso esta porque não cola instantaneamente e é em gel).


Boas

Na minha missão de introdução desenfreada de melhoramentos no meu "Voa Baixinho" vou substituir a bancada de madeira por uma bancada de carbono, pois vou substituir o servo principal (das velas).

Fiquei com uma dúvida:

Qual é a cola aconselhável para colar o carbono ao ABS? Usar Epoxy?

E como estamos a falar de colas, deixo aqui as colas que uso... chinesas mas muito boas... E baratas!! (ter em atenção que estas embalagem são super Jumbo!!)

Epoxy:
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8460

Ciano:
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idproduct=7173

Secador de Ciano (para quem pensa que o ciano seca rápido experimente com este acelerador de secagem... ideal para levar para provas em caso de urgência):
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8456
NelsonGas
NelsonGas

Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por NunoP Dom Fev 27 2011, 06:21

Eu praticamente só uso Cyano na construção do barco.
Creio ser a melhor solução para quase todos os fins.

Por acaso uso um pouco de Epoxy para fazer um pequeno reforço na proa em substituição do original reforço de Madeira. Este reforço também pode ser feito com outros materais que não epoxy.

De resto, Cyano!
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por NelsonGas Dom Fev 27 2011, 19:53

Ok

Vou então usar cyano...

Obrigado
NelsonGas
NelsonGas

Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por NunoP Dom Fev 27 2011, 20:27

Em alguns sitios oide ser necessário reforçar o cyano. Nada mais que isso.
O activador dá muito jeito para certos reforços
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Ser leigo é assim mesmo .....

Mensagem por ncalemao Ter maio 31 2011, 07:42

Boas a todos !!

Estou prestes a cometer o "erro" de adquirir um MM (actualmente brinco com um seawind que repliquei o BMW/Oracle !), para entrar numas brincadeiras, pois já vi que é claramente a classe mais organizada que anda por aí !! (até mesmo onde moro - ROménia !!)

Tenho estado a olhar para várias técnicas e ainda não entendi se leva 2 ou 3 servos. ?!?! (Presumo que seja a vontade do freguês ! mas gostava de saber a opinião dos "Seniors" e pelo que vejo, 2 chega bem....)

Bancada para a quilha !!?!?! Então o material que vem de origem não serve para alinhar bem a quilha e o leme ??
Já agora (e deixo de ser chato - por agora), qual os servos mais indicados ? (preço / qualidade / peso )

Obrigado a todos pelo tempo ! What a Face
Nuno

ncalemao

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por NunoP Ter maio 31 2011, 22:47

Olá Nuno,

O barco permite usar 3 servos de fábrica, no entanto o terceiro servo não pode ser usado nas provas de MM, logo a generalidade das pessoas não o instala.

Estas bancadas que o Alexandre mostrou são versoes mais super racing dos Micromagics. Como são fáceis de fazer muita gente já começa logo por elas.

Para servos existem muitas opções. É só preciso ter cuidado com o tamanho. Geralmente prepara-se as bancadas para um certo tamanho e depois fica-se "preso a ele":

Existem já alguns coisas escritas sobre servos.
Genericamente:
Para as velas:
Um servo enter os 4 e os 5Kgs é mais que suficiente. quanto mais leve melhor. Eu uso o 385 da Bluebid. Existem muitas boas opções.
Para o leme:
No leme vejo muita gente com servos diferentes. Genericamente um serve pequeno e leve chega com uma força entre os 0.8 e 1.5kgs.
È importante que este servo volte sempre bem para aposição central com alguma precisão...

boa sorte para a construção




NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por NelsonGas Qua Jun 01 2011, 09:04

NelsonGas
NelsonGas

Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city

Ir para o topo Ir para baixo

Construção Empty Re: Construção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos