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Duvida nas regras à chegada

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Mensagem por JSilvaRamos Sex Out 21 2011, 10:02

Relembrando a primeira mensagem :

duvida nas regras à chegada

Bom dia a todos,
Não há duvida que os LTC são essenciais, além de transformar a nossa semana numa coisa melhor, permite a existência de situações esquisitas, como aquela ultrapassagem a 6 barcos na bóia de sotavento...
Mas o que eu queria partilhar convosco foi uma situação estranha, à chegada com o petrov.
Vínhamos à popa para chegar, par a par a discutir cada refrega, e o petrov bate na bóia de chegada. Se podemos bater na bóia à partida ele tocou na linha de chegada, por isso chegou. Mas imaginem que a seguir passa pelo lado errado da linha (Se com as chegadas à popa tem menos hipóteses de acontecer, com as chegadas à bolina isso pode acontecer perfeitamente), ou se toca na bóia no lado contrário à linha, ou se toca na boia e anda para trás (à bolina).
Dei por mim a pensar nisto porque as regras que temos à chegada são partindo do princípio que não batemos na bóia. Se podemos bater o jogo muda um bocado de figura.
Gostava de ver os vossos comentários...antes de afirmar que o melhor é não se poder bater na bóia de chegada (penso que nas outras não há problema).
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Mensagem por NunoP Dom Out 23 2011, 16:28

NelsonGas escreveu:discussões são sempre, repito SEMPRE, entre experientes e doutorados velejadores sabedores de todas as regras e de todos os números e artigo de cor e salteado....

É verdade que as discussões são muitas vezes entre os mais experientes. Na minha opinião isso acontece por 3 motivos:
- Nem todos conhecem tão bem as regras como se pensa. Para além disso algumas regras são complexas e existem excepções.
- Tudo se passa muito rápido, por vezes muito longe e por vezes com muitos barcos. È muito dificil uma avaliação clara de muitas situações, especialmente quando se está a correr. Quando estamos a correr certas coisas parecem de uma forma e depois não são. È algo que está inerente aos seres humanos.
- O factor competitividade é tendencialmente mais forte entre os mais rápidos. Actualmente existe muita gente a andar bem e isso faz com que muita gente sinta muita pressão. Quando agimos sobre pressão tudo é mais comlicado e o motivo que citei acima é exponenciado.

O principio do bom senso tem de ser muito importante nos MM para suavizar todas estas situações.
Para termos boas regatas é importante que se sigam certas regras básicas. As nossas instruções de regata padrão, que estão na zona dos principios do Forum, forum feitas tendo em referência as regras dos campeonatos europeus. São um bom ponto para começar.
Seguir as regras é especialmente importante para os mais rápidos. E tu Nelson, já começas a ser muito rápido. Se não fossem as tuas avarias...

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Mensagem por NelsonGas Dom Out 23 2011, 18:55

NunoP escreveu:O principio do bom senso tem de ser muito importante nos MM para suavizar todas estas situações.
Para termos boas regatas é importante que se sigam certas regras básicas.

101% de acordo. OK

Também já tenho comentado com alguns concorrentes que 90% das situações que se dão no MM não se dão nos barcos "a sério"... Encostos.... Batidas na popa..... Abalrroanços... Tudo ao molho nas boias... etc, etc....

Até porque nos barcos "a sério" o que está em jogo é o nosso próprio "pelo a sério".....

E volto a repetir:

NelsonGas escreveu:Não estou com isto a dizer que: Viva a anarquia...

PS: No dia 30 não estou por cá... mas dia 1...
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Mensagem por xavex Dom Out 23 2011, 21:22

Ora viva!

O Nelson desculpa lá mas ainda não percebi a tua posição, estás farto de falar mas não assumes nada, o que é que achas que se deva fazer?

É que assim não consigo decidir se vou beber vinho branco ou vinho tinto, tu não és peixe nem és carne.
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Mensagem por JSilvaRamos Seg Out 24 2011, 10:51

Então rapazes...decoro...assim nunca mais digo nada.

Levantei este tema da chegada, que aliás ninguém deu o seu contributo, só por piada, por ser uma situação estranha e rara. Aliás nas "n" regatas que já fizemos, nunca aconteceu. Não é um ponto ensencial para regatearmos bem, era só uma curiosidade.

Quanto ao resto que estão a discutir, claro que no meio é que está a virtude. Nem se pode regatear sem conhecer as regras mais importantes, nem, na minha humilde opinião, se consegue aplicar a barcos tão pequenos e rápidos (graças a Deus) as regras todas da vela.

Há no entanto esperança para a nossa classe, que é uma regra inerente aos MM, e que não vem em nenhum livro de regras. É que sempre que há toques, mesmo que ligeiros, perdem os dois barcos, e às vezes muito. Por isso quanto mais se anda à frente, e mais regatas se faz, menos toques se quer ter e discutir, quer se tenha razão ou não, é mesmo evitar. Aliás lembrem-se do Zé Pedro e do Prates, quantas vezes os ouvimos a discutir, quase nunca, até porque isso tira a concentração e é só gajos a passarem.

Obviamente que eu ainda toco muito, e gostaria de tocar menos...vou continuar a tentar.

Até porque, e em jeito de conclusão, a linha que separa um dia de regatas bem passado, e ficar muito chateado com uma situação (leia-se com um velejador) é às vezes muito ténue...

Abraços a todos
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Mensagem por NelsonGas Seg Out 24 2011, 13:47

JSilvaRamos escreveu:.....assim nunca mais digo nada......
Oh Ramos!! Não era a minha intenção calar ninguém. Embarassed

xavex escreveu:.....ainda não percebi a tua posição,........

.....não consigo decidir se vou beber vinho branco ou vinho tinto .....

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Ok.... Por uns instantes... muito curtos... curtiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinhos mesmo: 1.esquece o vinho; 2.lê o que escrevi outra vez; 3.vais ver que tudo se faz claro na tua cabeça!!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Mas deixo uma pista para reflectires: Laughing

És o porteiro de uma casa de cristais. Ok?!? Casa de cristais!!! Xavex, concentração.. concentradissimo!!!!
Achas lógico estares a avisar todas as formigas que querem entrar na loja para terem cuidado para não partirem nada, quando lá dentro já está uma manada de elefantes?????
Percebes-te o alcance?? Percebes-te onde quero chegar???? lol! lol! lol!
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Mensagem por xavex Seg Out 24 2011, 19:22

Viva!

Bem Nelson se for a manada de elefantes que eu conheço não tem problema, esta manada de elefantes atravessa um lago de nenufar em nenufar.Laughing Laughing Laughing

Este dissecar de regras de regata, como tu o disseste, e que fez tudo menos responder ao apelo do João Ramos, se estivesses com atenção e concentrado irias reparar que não passou de uma campanha de sensibilização em que tu só por acaso não contribuiste de uma forma positiva e só te faltou dizer para deixar arder que eras bombeiro.

As perguntas que te faço são só duas:

Achas que as coisas se devem manter assim?

Achas que se devia mudar alguma coisa de forma a melhorar o sistema?
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Mensagem por NunoP Seg Out 24 2011, 23:29

João Ramos,

Não deves ter reparado que esta discussão já vai em duas páginas. Na primeira página várias pessoas falaram sobre a questão inicial.

Quanto ao resto confesso que não sou especialista em Zoologia.



Última edição por NunoP em Ter Out 25 2011, 08:34, editado 1 vez(es)
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Mensagem por NelsonGas Ter Out 25 2011, 00:11

Xavex:

Vou explicar melhor e claro como água. Aqui há duas opiniões:

1. Eu, acho que se deve de simplificar ao MÁXIMO. Uma linha é uma recta. Uma recta é definida por dois pontos. Se atravessares a recta compreendida entre os dois pontos ganhas. Se não atravessares perdes. (ponto)

2. Tu, achas que não é bem assim, e que é um assunto (mais um das regras de regata) que deve de ser bem dissecado e discutido. (ponto)

DUAS OPINIÕES válidas mas completamente DIFERENTES do que é os MM. (ponto)

E agora aduesinho... que vou ali para o lado... (ponto final) Laughing
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Mensagem por Francisco Amaral Ter Out 25 2011, 09:42

Concordo com o Nelson.

Se passa entre as boias, cortou a meta, se não passa... temos pena.


Excepto se for Mar e Guerra, nesse caso nem precisa de chegar perto da linha hehehehehe
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Mensagem por JSilvaRamos Ter Out 25 2011, 10:35

Oi,

O Nuno está-me sempre a ajudar... Isto já ia na segunda página, e eu não tinha visto a 1ª...

Do que li, e com as regras que usamos, o que de mais importante retirei foi que a linha de chegada (e de largada) é definida pela parte interior das bóias, portanto já não é a bóia toda.

É um avanço...

Continuando com o mesmo raciocínio, se a bóia for aquela garrafinha deitada dentro de água, no espelho de água, a linha deve ser definida pela parte interior, e junto onde ela tem o cabo agarrado ao fundo, e não o gargalo, que está 20 cm mais a sotavento.

Obviamente que com as bóias que usamos nas regatas mais a sério este problema do gargalo não se põe pois elas estão de pé e não deitadas, mas pode-se por outro, que é elas serem muito grandes e tem que estar definido que lado é que conta.

Lembro-me, por exemplo uma regata em Cascais em que usamos uma daquelas bóias amarelas e o Ruben ter chamado a atenção do juri, perguntando qual era o lado que contava. Obviamente que se estiver definido e o jurie e os concorrentes souberem, está tudo bem.

Mais uma vez digo, isto não era importante, mais uma curiosidade

Quanto ao resto, vamos todos melhorar de certeza, e a iniciativa do Ruben, de um seminário de regras, conta comigo, não esquecendo que aplicar as regras todas ao MM é difícil e começar a discutir regras dentro de água o ambiente fica pesado...como já tivemos exemplos disso.

Corolário - evitar, evitar, evitar
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Mensagem por NunoP Ter Out 25 2011, 12:04

João,

Creio que o lado que conta é o extremo da boia que está do lado do percurso.
Se não fosse assim haviam de ser bonitas as discussões sobre a geometria das boias!

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Mensagem por BOEING747 Ter Out 25 2011, 14:36

Eu acho que o lado que conta é a bissectriz da tangente calculada entre a estrela polar e a ponta mais a barlavento dos ferros que prendem as bóias ao fundo.
Pelo menos, na Vela Inter-galáctica é assim, portanto nos MM's deve ser igual.

Se estivermos a falar numa garrafa em vez de uma bóia profissional, temos que contar com o efeito de refracção provocado pelas variações térmicas entre o fundo e o gargalo.
Neste caso já não será a estrela polar que conta, mas sim a posição relativa ao Meridiano de Greenwich.

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Mensagem por Francisco Amaral Ter Out 25 2011, 16:08

Desculpa lá Alex, mas não posso concordar que se aplique a teoria da Vela Inter-galáctica aos MM's pelos seguinte motivos:

- Não é possível calcular a bissectriz da tangente calculada entre a estrela polar e a ponta mais a barlavento dos ferros que prendem as bóias ao fundo nos anos bissextos sem recorrer ao calculo da variação gravítica dos electrões que giram em torno dos átomos do chumbo das quilhas. Umas vez que se pode usar o chumbo das versões MK1 e MK2 a resultado oscila a cada lua nova.

- E é de conhecimento geral que os gargalos das garrafas de Sumol de Ananás absorvem 20% mais energia térmica que as de Sumol de Laranja o que causaria uma hipotética linha de chegada em onda em que o zénite tenderia para a quilha do barco POR 66 e me dava uma vantagem realmente astronómica em relação aos outros participantes.

Proponho então que se marque uma linha a giz e assim todos conseguem ver.
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Mensagem por NunoP Ter Out 25 2011, 17:23

não sei se o problema é falta de tempo ou de creatividade mas proponho.

A linha de chegada no espelho de água pode ser a parede.
Quem tocar primeiro na parede ganha.
Em caso de dúvida ganha aquele que bater com mais força, sendo isso comprovado se algum barco partir a proa e for ao fundo


Última edição por NunoP em Ter Out 25 2011, 18:13, editado 1 vez(es)
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Mensagem por José Cardoso Ter Out 25 2011, 17:29

Boas !

... para quem queria um forum construtivo,... isto até nem está mal.
Mudam-se os tempos !!!...

Melhores Ventos
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Mensagem por spirifer Ter Out 25 2011, 21:18

Lembro-me de fazer regatas em que a chegada era em oitavos, e as vezes durante a noite, a linha era um enfiamento não havia bóias apenas mar e terra (calhaus) e o o grande Pinto Basto, podia-se tirar vantagem vindo junto a terra, mas imperava sempre o BOM SENSO.

Já agora os que quiserem leiam as regras e se tiverem duvidas então "postem" aqui no forum para os expert(o)s dissecarem

com especial atenção à parte 2 e o apendíce E

www.lusito.net/PDF/regras_2009_12.pdf

Abracinhos

Antonio


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Mensagem por NunoP Ter Out 25 2011, 22:16


Mas não se entre em exageros.
Os micromagics não são assim, tal coo podem ler nas intruções de regata de qualquer euripeu ou das instruções de regata padrão MMPT que constam neste forum.

Se calhar existem pessoas aqui que iriam gostar muito de correr nos IOMs. Sempre com juris de regata oficiais e tudo.
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Mensagem por João Prates Qua Out 26 2011, 21:00

Mas voçês estão-se todos a passar??? O que é que andam a fumar?
No caso do Petrov, não lhe basta tocar na boia, tem de cruzar a linha de chegada.

A linha corta-se nas boias de chegada, pelo seu interior, entre uma e outra!!!

Imaginem que a linha é uma fita e o barco a tesoura... Então?
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Mensagem por José Cardoso Qui Out 27 2011, 17:11

A sério Prates ...

É assim que se chega numa regata?!!!!, não digas !!!!! Idea

Olha que pelo rol que por aqui vai, n'um deve ser bem assim;

Olha que deves estar a simplificar muito as coisas

Boas Chegadas

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Mensagem por Ruben Luis Qui Out 27 2011, 18:37

lol!
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Mensagem por xavex Sáb Out 29 2011, 10:31

Olá!

A situação foi esta!

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Mensagem por Ruben Luis Sáb Out 29 2011, 22:31

Situação simples:

Aquele que chegar 1º à linha feita pelo lado mais proxima do percurso ganha, MAS tem sempre de cruzar a linha na totalidade.

Não sei porquê tanta conversa.. Se nós podemos bater nas boias de chegada e largada (o que eu continuo a dizer que está mal, por causa destas situações..)

Bate na boia ela afasta-se ele acaba por colocar a proa na linha, mas só a cruza depois, é ele que ganha.

Abraços
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Mensagem por NunoP Sáb Out 29 2011, 23:12

28
28.1
28.2

NAVEGAR O PERCURSO
Um barco deve largar, passar cada baliza pelo lado requerido e pela
ordem correcta, e chegar, de tal modo que um fio representando a sua
trajectória após largar e até chegar fique quando esticado
(a) do lado requerido de cada baliza,
(b) toque cada baliza de rondagem, e
(c) passe entre as balizas de uma porta vindo da direcção da baliza
anterior.

Um barco poderá corrigir eventuais erros para cumprir esta regra. Após
chegar um barco não necessita de cruzar completamente a linha de
chegada.

A Federação Portuguesa de Vela prescreve que, um barco anotará a sua
hora de chegada, que comunicará à comissão de regatas logo que
possível e, se não existir linha de chegada, será considerada uma linha
fazendo um ângulo recto com o rumo da última baliza, do lado
requerido da baliza de chegada, se aplicável, e do menor comprimento
praticável.

Um barco poderá passar por qualquer lado uma baliza que não marque
o início, o limite ou o fim da perna do percurso em que se encontra. No
entanto, deve passar uma baliza de largada pelo lado requerido quando
se aproxima da linha de largada vindo do lado da pré-largada para
largar.
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Mensagem por xavex Dom Out 30 2011, 10:30

Viva!

Ó Ruben essa de cruzar a linha na totalidade não estou a entender, podes ser mais explicíto?

Nota: Esta minha insistência nesta situação, como nas próximas desta natureza, vem no sentido de tirar dúvidas a mim e a outros entusiastas MM, e não no de levantar polémicas.
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Mensagem por NunoP Dom Out 30 2011, 10:48

Xavex,

creio que a melhor forma de ver o assunto é como se o Petro não tivesse tocado na boia. O que está a gerar confusão é precisamente é a regra da chegada com o toque na boia.

Uma vez que o toque nas boias é permitido nos MM o ideal creio ser analisar a chegada como se não tivesse havido toque na boia.

Considera-se assim a chegada do petro quando quando qualquer parte do seu parco cruzou a linha. (Basta o primeiro milimetro da proa)

Uma vez que a linha é do lado de dentro das boias e não do lado de fora é necessário que ele "meta a proa" precisamente pelo lado de dentro.

Depois de cortar até pode fazer marcha atrás e não passar completamente pela linha.

Se passar a linha duas vezes depois está a perna como Filipe.
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Mensagem por Ruben Luis Dom Out 30 2011, 12:20

Xavex o Nuno tem razão.. pela definição de chegada basta a penas 1mm.. agora fica no bom senso das pessoas cruza-la na totalidade..



Abraços
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