MicroMagic PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O segredo da Fiabilidade

Ir para baixo

O segredo da Fiabilidade Empty O segredo da Fiabilidade

Mensagem por NunoP Sáb Nov 12 2011, 10:15

O troféu MMPT, em Cascais, mais uma vez mostrou-nos a importância da fiabilidade. Algumas pessoas tinham rigs pequenos mas foram forçados a desistir mais cedo por falta de fiabilidade.
È certo que a qualquer um podem acontecer problemas inesperados mas é bem melhor que sejam ultrapassaveis e não causem grande mossa no resultado. A minha avaria dessa prova foi rebentar o amantilho do estai?!?!?!?!?!??!. Nunca me tinha sucedido tal coisa. A realidade é que consegui terminar a prova na mesma e fazer um amantilho de emergência em cerca de minuto e meio não perdendo desta forma nenhuma regata.

Várias pessoas têm sofrido muito com a fiabilidade esta época, entre eles o Nelson Gaspar e o João Ramos. Este último essencialmente desde que o estaleiro que o apoiava faliu.

Venham então algumsa dicas para ajudar á fiabilidade:
- A construção do barco deve ser o mais simples possível e ao mesmo tempo resistente nos pontos chave.
- O barco deve ser bem estanque. Um dos pontos que costuma trazer mais problemas é a Canopy, por onde a generalidade dos barcos mete muita água quando há bastante vento.
- deve-se ter os rigs adequados para cada tipo de vento. Andar com rigs grandes de mais não costuma dar bons resultados.
- A electrónica deve ser de boa qualidade. Deve-se ter suplentes para tudo.
- A causa numero 1 de estragar receptores é a água. O local onde o receptor fica no barco é critico. Existe quem os isole.
- A principal causa para estragar servos são os atritos das escotas ou quando elas prendem. Quando a escota prende em algum lado e o servo fica a fazer força geralmente queima. Na Madeira em 2010 derreti um servo graças a isso. Ter muito cuidado com os percursos das escotas devem os mesmos ter o minimo de atritos possíveis (a seco e molhado) e minimizar os sitios onde possam prender.
- Fazer uma boa manutenção/lubrificação do barco. Especialmente depois de andar em água salgada o barco tem de ser bem limpo com água doce e lubrificado.

NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos