MicroMagic PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciante

+3
josepires
BOEING747
Nuno Silveira
7 participantes

Ir para baixo

Iniciante Empty Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Seg Jan 23 2012, 18:43

Boa tarde

Depois de um pedaço à procura de um em 2ª mão, cansei-me e acabei por comprar um kit MM na sadofly. Não tenho muita experiência em modelismo, um easystar(avião) um sun odissey, alguns kits e construções em balsa, digamos que os conhecimentos básicos. É-me complicado neste momento deslocar seja a que sitio ou núcleo for para aprender alguma coisa, por isso vou colocar aqui algumas questões ao longo da montagem confused . Convém referir antes de mais, que para além do manual da graupner sigo-me também pelo do site PeterBs e que o MM não se destina a grandes competições apenas a umas boas tardes de regata amigável (daquelas que dão tareia no fim).

Primeiro que servos estão comprovados serem fiáveis para o serviço, já li por aqui os requisitos a nível de força, mas o que quero saber mesmo é o que é realmente usado. Estive para confiar na senhora da loja, mas como gato escaldado tem medo de água fria, deixei lá os servos.
Segundo, aplicam algum tratamento no contraplacado antes de o colar ao casco? Já sei que se usam outros materiais para fazer essas peças, nomeadamente plásticos, falamos concretamente de que plásticos?
Outra, o meu bolbo veio com defeito na ponta virada para ré (tem a ponta torcida), em principio dá para torcer e colocar no sitio mas tenho receio de fazer asneira por isso se alguém souber de alguma dica... Agradece-se a ajuda. Relacionada também com o bolbo está a questão dos invólucros em abs, aplicam-se ou saem?

Por agora é tudo, preciso realmente de saber quais são os servos que são usados para os poder encomendar e iniciar a montagem para a semana.

Abraço
Nuno Silveira


Última edição por Nuno Silveira em Seg Jan 23 2012, 18:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção de espaçamentos nas linhas)
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por BOEING747 Seg Jan 23 2012, 19:36

Olá Nuno,

Tudo o que precisa saber está na área técnica deste fórum, dividido em vários itens.
Peças para substituir as originais em madeira, feitas em carbono, podem ser compradas aqui: http://www.oxy-composites.com/

Se não tem tempo ou paciência para a montagem, peça ao Sr. Neves de Setúbal POR 770, poderá ser através da Sadofly ou do fórum, que lhe monte o Kit de forma optimizada.

Especificamente:
Servos - se são para aplicar nas peças originais da graupner, não há grandes hipóteses.
Contraplacados - praticamente ninguém utiliza
Capas do bolbo - não são utilizadas uma vez que aumentam a área exposta do patilhão.

Só se não quiser realmente participar em regatas, é que não vale a pena investir em pesquisa para a montagem do barco. Se quer fazer algum tipo de regatas, ou assume que no espaço de 2 meses vai fazer outro, desta vez a sério (que aconteceu a quase toda a gente) ou mais vale não desperdiçar a sua compra, com uma montagem pouco competitiva em que não serão possíveis correcções futuras que são determinantes para o desempenho do barco.

Se é só para dar umas voltinhas, recomendo que troque o seu kit pelo modelo ARTR (almost ready to race) que não lhe dará trabalho e pelo menos garante que será estanque e tem um peso final alinhado pelos parâmetros da competição.


BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Seg Jan 23 2012, 19:58

Obrigado pela resposta

Tempo e paciência para montar não são coisas que faltem por estes lados, o que vai faltar é tempo para acompanhar as competições devido à natureza do meu trabalho... Daí eu dizer que não vai dar para campeonatos. (por enquanto)
Quanto ao RTR sejamos sinceros, qual é a piada de já vir montado?

Vou então buscar as peças em carbono. Mas continuo sem saber que servo usam para o leme (para as velas já sei dos bluebird).
Eu sei que existem mais pormenores importantes, mas se acertar nos do interior do casco primeiro, os restantes vão sendo estudados pelo caminho e podem ser acrescentados depois.
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por josepires Seg Jan 23 2012, 22:40

Olá Nuno,

No meu caso, que estou a montar um KIT MM e também adquiri as placas de carbono, estou a usar para o leme um Futaba S5134 e para as velas um Graupner DES 587BB MG. Quanto à protecção dos servos, para alem de os encher com uma massa branca da Robbe (5532), são depois isolados com fita isoladora liquida da "Star Brite", levando ainda um o'ring pequeno por baixo do braço do servo.

Quanto ao Bolbo pode sempre endireitar a ponta pois o chumbo é bastante flexivel, deve também encher as irregularidades do chumbo e depois lixar até "acertar pela medida original do chumbo". Se quizer pode ainda pintar o bolbo para um melhor acabamento.

Recomendo-lhe ainda uma passagem pela área tecnica e nomeadamente pelos conselhos do João Prates, que me ajudaram bastante:

https://micromagicpt.forumeiros.com/t23-construcao
josepires
josepires

Mensagens : 29
Data de inscrição : 05/10/2011
Idade : 66
Localização : LISBOA

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Ter Jan 24 2012, 00:25

Sim eu também já dei uma olhada nesse post e vou-me guiar certamente por ele.
Já dei olhada nos tópicos sobre como vedar os servos mas só mesmo quando desmontar o servo é que vou saber ao certo o que fazer. Eu tenho aqui silicone liquido, há quem tenha sugerido isso noutro post mas acho que nunca chegaram a tentar (já que está à mão e é de graça...) senão faço como sugere.
Quanto aos o-rings encontram-se bem numa loja de modelismo? Não sei onde os encontrar daquele tamanho.

Obrigado pela resposta assim já vou tendo uma ideia melhor, os "segredos debaixo do capot" são mais dificeis de saber
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Ter Jan 24 2012, 10:59

Para o espaço entre o bolbo e o encaixe no patilhão estou na dúvida se encho com tamyia putty ou com a ciano. Qual é a melhor opção?
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por NelsonGas Ter Jan 24 2012, 12:21

Boas

Nuno Silveira escreveu:Quanto aos o-rings encontram-se bem numa loja de modelismo?

O AKI tem o-rings pequenos. Apesar de eu não usar.. Só uso borracha liquida em toda a volta (mas o silicone liquido também dá) dos servos, receptor, etc

Quanto ao servo do leme eu uso este:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=14458

que aconselhei aqui:
https://micromagicpt.forumeiros.com/t197-micro-magic-low-cost-para-iniciados

Na altura mandei vir três (para ter suplente caso se queimasse) e até à data continuo com dois suplentes, pois o que lá coloquei, está para durar....
NelsonGas
NelsonGas

Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Ter Jan 24 2012, 13:08

Boa tarde

Eu reparei no post e até já andei a ler e perguntar a algumas pessoas se as encomendas corriam bem na HK, há quem diga que sim e quem diga que não, mas todos se queixam do mesmo que é o tempo que leva a chegar, por isso se calhar compro uns desses mais baratos para ter como suplentes, mas vou ver se compro um conjunto melhorzito de confiança para o poder montar já na próxima semana.

Obrigado pelas dicas, vou ver se encontro os o-rings.
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por BOEING747 Ter Jan 24 2012, 13:23

Os orings no aki começam só do 4 para cima. No leroy há desde o número 1. Isto não equivale aos milímetros mas dá para perceber a ideia.
BOEING747
BOEING747
Malveirões

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Ter Jan 24 2012, 15:47

Registado, vou ao leroy do Sintra retail park. Moro em S. Marcos fica mais perto
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por NelsonGas Ter Jan 24 2012, 21:20

Nuno Silveira escreveu:Eu reparei no post e até já andei a ler e perguntar a algumas pessoas se as encomendas corriam bem na HK, há quem diga que sim e quem diga que não, mas todos se queixam do mesmo que é o tempo que leva a chegar,

mando vir encomendas da HK desde 2009 (cerca de 40 encomendas). NUNCA tive problemas. Algumas pararam na alfândega. Convém vir com tracking number, para se poder controlar onde anda pelos ctt. Agora quando ao tempo de chegada... Já me demorou desde 2 semanas até um mês e meio.... Não se pode estar com pressa. E se se mandar vir por exprees mail e certo que cai na alfândega. Portanto o melhor e mandar vir e esquecer q ela depois aparece Very Happy
NelsonGas
NelsonGas

Mensagens : 195
Data de inscrição : 21/12/2010
Localização : libon city

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Ter Jan 24 2012, 23:05

lol! O problema não é esquecer da encomenda, é mais esquecer o que está dentro da caixa da graupner por montar até lá.
Mas sim, amigos meus já mandaram vir uma coisas e recomendam.
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Qui Fev 09 2012, 19:47

Bom novidades, hoje fui espreitar a malta no LTC do espelho de água. E a coisa parece engraçada.

Tal como calculei, acabei por encomendar os servos que o JoséPires aconselhou. (os quais espero só comprar uma vez).

Reparei nas retrancas rentes ao convés (coisa que por enquanto não vou mexer) e o sistema de leme é de pushrod com fole de borracha. Só adoptaram esse sistema para não estorvar a escota da vela grande correcto?
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por NunoP Qui Fev 09 2012, 20:30

esse sistema do leme tem muito menos folgas que o original dos mk2 da Graupner.

Infelizmente ninguém compra servos só uma vez...
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Sex Fev 10 2012, 12:47

NunoP escreveu:Infelizmente ninguém compra servos só uma vez...

Então mas comprei um micro magic ou um barquinho de choques?Laughing

Ok obrigado pela resposta
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Manuel Neves Sex Fev 10 2012, 20:44

Um barco, é um barco, um submarino, é um submersível.

Manuel Neves
Velejador Português Internacional

Mensagens : 111
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por NunoP Sex Fev 10 2012, 22:33

os servos acabam sempre por ser afrectados pela humidade, sal, etc...

paar quem anda regularmente convém ter servos suplentes...
NunoP
NunoP
Velejador Português Internacional

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Dom Fev 12 2012, 17:10

Manuel Neves escreveu:Um barco, é um barco, um submarino, é um submersível.

Eheh a gente logo vê se mete água ou não.

Eu tenho um sun odissey metia-o a andar no espelho de água muita vez, nunca vedei servos e aquilo metia mais água que o antigo barracuda. Resumindo os servos ainda hoje funcionam apesar de já nem sequer os consiguir abrir pois as cabeças dos parafusos foram comidas pelo sal... Já receptores e ESCs....

Quanto ao servo do leme vou comprar este afinal http://www.sadofly.com/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&category_id=9&product_id=1850&Itemid=43

Agora para começar penso que deve chegar bem, o que acham?
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Seg Fev 20 2012, 14:26

Estou desconfiado que este servo do leme não se vai dar bem com a bateria de 4,8V... Mas posso estar enganado.

O MM já foi banhado e ao contrário dos maus agoiros não foi ao fundo nem meteu água. Ainda não o pesei, mas parece estar na média. O que acho que falhei foi no ângulo do bolbo, mas também não há grande crise se for preciso arranja-se outro.
A manga que encaixa na enora através dos dois espigões já se partiu fazendo com que a retranca consiga rodar...

Reparei que não metem brandais e que alguns têm um bojão no painel de popa.
Uma coisa que não tive oportunidade de perguntar é que tipo de pesos usam para mudar o centro de gravidade do barco.

Abraço e obrigado
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por spirifer Seg Fev 20 2012, 19:35

Olá realmente são duvidas pertinentes
Quanto ao servo penso não haver problemas o que acontece é a 4.8 fica mais lento (o que não é mau de todo) e com menos torque mas o consumo é menor.
Quanto a pesos para acertar o centro de gavidade o mais comum é usar a própria bateria, se o barco estiver leve podes usar uma maior logo com mais capacidade o que tambem é bom.
Quanto ao rig sem brandais é eficaz (rapidos a montar e a substituir) mas convem usar tubos adequados leves e duros qb tipo skyshark II 2p

espero ter ajudado!!!! Smile



spirifer
spirifer
Velejador Português Internacional

Mensagens : 150
Data de inscrição : 21/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Seg Fev 20 2012, 21:39

Ok ajudou pois. Enviei-lhe MP
Ainda não experimentei a bateria, mas assim que a de 6V perdeu um bocado a força o servo do leme parou muito antes do que o das velas, daí a minha desconfiança, mas depois logo vejo isso.

Vou rebaixar a retranca como tenho visto por aí. Vi também que os 2.4Ghz dão jeito não por transmitirem melhor, mas sim para não espetar com a antena no olho de ninguém. Very Happy

A nível de "masking tapes" para as pinturas o que usam de forma a que não fique esborratado?
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Qua Fev 29 2012, 20:09

Iniciante P2292831Iniciante P2292832Aqui vão umas fotos:
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Nuno Silveira Qua Fev 29 2012, 20:11

Iniciante P2292828Iniciante P2292830
Nuno Silveira
Nuno Silveira

Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 34
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante Empty Re: Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos